quarta-feira, setembro 10, 2008

Uma Estória (17)


No colégio interno...


A Margarida era uma jovem adolescente, aborrecente [1] como muitas outras jovens da sua idade. Pensava essencialmente em três coisas na vida: na moda; em saídas à noite até às tantas da noite; e em rapazes, como seria de esperar. Apesar do seu estado de rebeldia e de supérfluo permanente, até tinha a noção de que um dia as coisas iriam mudar, e que faria tudo para trocar aqueles rapazes giros com quem já saíra, por um belo príncipe encantado. Enquanto isso não acontecia, e ela sabia que o mais provável era não acontecer, porque príncipes encantados só em estórias de encantar, em que envolvendo sempre um sapo ou um cavalo branco, e na verdade nenhum dos dois a agradavam, tinha era que viver a vida, e aproveitar enquanto era jovem e, principalmente, gira!!

De tão ocupada que andava com os três assuntos tão importantes, e que digamos a verdade, ocupavam-lhe o dia-a-dia, não sobrava tempo para outras actividades, como ir a escola nem tão pouco estudar... Que coisa mais normal e sem graça para se fazer nas tardes de inverno enquanto chovia e só apetecia estar no calor de um centro comercial, ou nas tardes de primavera, que só apetecia andar por aí com os amigos e com os... mais que amigos!

Os pais da Margarida, ambos com uma carreira para construir e pela qual lutar, não tinham muito tempo para se preocupar com essas andanças. Se ela queria comprar roupa que comprasse, era porque precisava e não podia fazer má figura; se queria sair, fazia-lhe bem, também precisava de distrair, e estava na idade para isso! Uma coisa não admitiam: é que a filha não fosse um modelo em tudo, desde roupas, a amigos, namorados e em notas! Sim, porque filha de dois profissionais como eles, não podia ser menos do que uma futura excelente profissional!

Mas a verdade é que parecia que o mundo estava mesmo feito para os contrariar, e no final de um ano, semelhante a tantos outros, lá chegaram as más notícias: a Margarida tinha chumbado! Como era possível?! O mundo parou, não haviam negócios, nem reuniões que fossem mais importantes que a fachada que era necessária manter... Após varias discussões, após culpas atiradas como bola de ping-pong entre pai e mãe, e entre pais e filha, era hora de tomar uma decisão radical e definitiva para aquela situação: colégio interno! Estava decidido e não havia volta a dar...

Passou-se o Verão e no final havia já um destino traçado e uma viagem marcada. Quando chegou tudo parecia cinzento demais para ser real. Uma coisa ela podia ter a certeza: seria a mais chique de todos eles e o lugar de rainha no baile de primavera seria seu! Isso, se houvesse baile, claro... As semanas foram passando e estava a ser tudo muito pior do que ela podia sequer imaginar: os horários, as regras, as aulas sequíssimas, os horários para estudar (como é que podia haver tanta coisa para estudar?!), e o pior que tudo, não havia a mínima distracção do seu agrado, nada que não envolvesse jogos físicos, ou aborrecidos jogos de estratégia; rezar, ou ler na biblioteca, e por aí adiante. Mas como era possível que alguém vivesse contente assim?!

Num dos dias que decidiu ceder à biblioteca encontrou algo que não esperava, um grupo de jovens que, de alguma forma, se destacava de todos os outros que permaneciam naquele espaço... Parecia até que escondiam alguma coisa! Mas ali, o que poderia ser? Era um grupo constituído por uma rapariga e três rapazes, e o seu aspecto era também diferente dos outros "cromos" que por ali andavam, tinham um ar mais... saudável! Aquela ideia fascinou-a, era a primeira vez que via algo que lhe prendia a atenção e que até lembrava outros tempos. Estes mistérios eram o que mais se assemelhava a algo proibido por ali. Tinha que arranjar uma forma de se aproximar, de descobrir... e se possível, integrar-se! Não sabia o que se passava, mas fosse o que fosse, ela estava determinada.

Durante uma semana as visitas à biblioteca eram regulares, e por coincidência (ou talvez não) à mesma hora que o tal grupo estava também por lá. Seguia com o olhar cada elemento daquele grupo e os seus gestos. Aparentemente só estudavam, mas investigavam livros que ela nunca tinha ouvido falar, e o olhar... aqueles olhares cúmplices não eram normais, não eram simples olhares de quem estuda historia ou matemática... Havia algo ali, isso ela tinha cada vez mais a certeza.

Um dia há hora de almoço (num colégio, tudo se passa à hora de almoço, não é?), enquanto a Margarida andava supostamente à procura de um lugar vazio numa das mesas daquele refeitório imenso e poderoso, veio "acidentalmente" parar à mesa do tal grupo. Pediu para se sentar. Pararam os quatro a olhar para ela, mas depois, e mudando o assunto, acenaram que sim. Durante todo o tempo da refeição, não houve mais do que a troca de uma ou duas palavras, de resto era quase como falar... do tempo.

Margarida sabia que tinha que ter cuidado nas investidas, e que tinha que ter paciência, aprendeu isso com muitas das conquistas "do tal" rapaz (mas que ia mudando todos os meses). Durante quase uma semana era assim, todas as refeições vinha para a mesa deles, e já nem era preciso pedir licença e eles já começavam a não disfarçar o “tal” assunto. Um dia, e sem ela estar a espera deixaram-lhe um recado no tabuleiro do refeitório: "Às 17 horas na biblioteca, na mesa do canto." Sentiu uma excitação a percorrer-lhe as veias, afinal estava certa, afinal havia mesmo alguma coisa!

À hora marcada lá estava ela, como combinado. Passaram 15 minutos e ninguém aparecia. Será que estavam a gozar com ela?! Decidiu esperar. Passou uma hora, e continuava sozinha. Como é que ela foi enganada assim tão facilmente? Apetecia-lhe insultar-se, como tinha sido ingénua! Saiu da biblioteca a mil à hora apetecendo-lhe levar tudo e todos à frente, que nem o Katrina.

“Espantoso!”, ouviu a trás de si, “Uma hora… nada mau!”. Virou-se com ar furioso, e lá viu os quatro a gozarem da sua cara. Aproximou-se deles em fúria… “Calma, era só para testar a tua paciência, e saber até que ponto é que querias integrar-te no grupo”, disse a única rapariga. Anda connosco… Margarida ficou surpresa, mas achou que até fazia algum sentido… Seguiu-os em silêncio. Percorreram alguns corredores por onde ela nunca tinha andado, e depois de tanto virar à direita e à esquerda, sentia-se completamente perdida. Finalmente pararam à frente de uma porta, abriram-na e entraram sem acender uma única luz. Fecharam a porta, e por momentos teve algum medo, aquele breu de um sítio que não conhecia não a deixava confortável. De repente acenderam três pequenas velas num castiçal, tipo século XVIII. Tentou ambientar-se àquela luz e tentar analisar o espaço… Era uma sala, com as dimensões de um escritório, com estantes até ao tecto em duas paredes, e com as outras duas livres de qualquer objecto. No meio, uma simples mesa com cinco cadeiras em volta (Cinco?!).

Levaram o castiçal para o meio da mesa, e um dos rapazes, o que parecia que tinha mais influência embora fosse o mais pequeno, levantou-se e foi buscar um livro. Colocou-o sobre a mesa, mas ainda tão distante dela que nem lhe conseguia reconhecer a cor. “Já ouviste falar no oculto? Em magia? Em feitiçaria? Aqui é o assunto… Se quiseres saber um pouco mais, ficas, senão sais e esqueces que alguma vez estiveste neste sítio.”

Os seus olhos estavam ainda a tentar ambientar-se ao espaço, e tentar perceber o que se estava a falar ali… Mas não deu asas a dúvidas e acenou logo com a cabeça, dando sinal que queria continuar. Começaram então a explicar-lhe que investigam velhos livros que tinham trazido da biblioteca sobre feitiçaria, e que têm aprendido alguns feitiços desde então. A Margarida não acreditava no que acabava de ouvir. Aprender feitiços? A partir de livros antigos e poeirentos?! Nada como ver para crer, pensou ela… No seu íntimo achava que os outros tinham era andado a ler, durante demasiadas horas, os livros de um tal Harry Potter que, das estórias, só conhecia de ouvir falar… Havia também essa mania entre os colegas da antiga escola, mas ela nunca tinha “perdido tempo com isso”… Será que agora estava no meio de uma dessas estórias? Pagava para ver no que ia dar…

Percebendo o que ela pensava, o Duarte, o tal rapaz que deveria ser o chefe do grupo, fez um pequeno gesto, seguidos de umas palavras, e o livro pousado sobre a mesa abriu-se sem que ele lhe tocasse! Ela não queria acreditar no que via… Será que tinha sido mesmo assim?!, perguntava-se em silêncio. Apercebendo-se das dúvidas, ele virou-se para uma estante, fez outro gesto, outros dizeres e… lá veio um livro a voar da prateleira! Ok… para ela isso chegava! Depois de rendida a ideia, teve que fazer um juramento que não iria contar nada do que visse ou do que se passasse ali, e que nunca iria usar para maus fins nada do que aprendesse ali … Posto isto, fecharam os livros, apagaram as velas e saíram em silêncio.

Naquela noite ela não conseguiu dormir, a tentar perceber o que se tinha passado e tomar consciência do que iria aprender nos próximos tempo. Será que também ia conseguir fazer coisas como o Duarte, o tal rapaz?

Foram-se passando várias semanas, as aulas iam correndo, sequíssimas como sempre. Margarida estava a adaptar-se aos poucos ao sistema, aos colegas, aos novos professores … Menos a francês! A professora de francês era uma senhora tão velha que ela desconfiava que já tinha mais que 100 anos, e até conseguia ser mais insuportável que a antiga directora da antiga escola que todos os dias lhe dava lições de moral… ou pior, mais chata que mil directoras da antiga escola, coisa que ela antes pensava impossível. Agora eram os trabalhos diários com mais de 50 páginas, as leituras de textos que tinham tamanho de autênticos romances, a pronúncia (que raio de pronúncia!), aqueles R’s ditos como quem diz: o rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia, e os verbos (quantos eram? Mil e trezentos? No mínimo!) [2].

Depois das aulas e de todas as actividades, a Margarida e os seus mais recentes quatro amigos, reuniam-se na tal sala, para a qual ela aprendeu o caminho, e onde estudavam vários truques, vários dizeres… Quase todos os dias, depois do estudo na sala, passavam pela biblioteca para tentarem encontrar respostas às dúvidas que iam surgindo nas várias secções… A Margarida estava claramente em desvantagem por estar a começar muito depois dos outros, eram os termos, os gestos, os significados... Sabia que se queria aprender, então tinha que estudar mais…

Estudou tanto que acabou por aprender mais depressa, e chegou até a descobrir alguns truques diferentes e a ensiná-los aos outros. Com o tempo, estava a ser até cada vez mais ousada no que estudava, e ia até tentando inventar pequenas coisas, acrescentar alguns pormenores… Como tudo na vida, é preciso prática, e essa ela estava a ganhá-la de dia para dia.

Ao fim de semana, alguns alunos iam para casa (a maioria!), mas a Margarida não, com quem passaria os fins-de-semana se os pais não largavam o trabalho? Ficava pela escola e ia investigando um pouco mais, e aperfeiçoando os seus truques (sim, porque já podia dizer que tinha os seus truques!).

Num desses fins-de-semana, ao dirigir-se para a pequena sala, cruzou-se com… podia ser o diabo, mas não, era mesmo “só” a professora de francês. Esta inquiriu-a sobre o que andava a fazer por ali, e se não devia estar a estudar um pouco mais de francês para melhorar a vergonha que era a sua leitura e a sua pronúncia…! Ela, respondeu algo à toa, querendo apenas livrar-se da mulher… “Ai se pudesse…”, pensava ela, não querendo sequer terminar o pensamento. Seguiu caminho entre corredores e portas. Entrou na sala já conhecida, acendeu as velas do castiçal, e sentou-se à mesa com o livro que tinha ali deixado no dia anterior…

De repente ouviu um barulho atrás de si e olhou rapidamente nessa direcção, era a bruxa, quer dizer, a professora de francês! Incrédula com o que via naquela sala, a velha professora, começou a tentar perceber o que se passava naquele espaço, mas sem deixar espaço para respostas, ou melhor, para desculpas, começou logo a partir para a discussão… Margarida estava com uma vontade imensa de lhe dizer umas quantas também, mas tentava controlar-se ao máximo. No fim, a professora, disse que ia fazer queixa ao director e que ia pedir para a suspender para ver se se deixava de coisas, de rebeldias. Nesse momento Margarida já não se importava muito com nada. Vendo que não estava a conseguir o que queria, a professora, continuava a sua ladainha sem parar… Aborrecida (e não de aborrecente agora) com tanta conversa, só queria fazer com que a velha senhora se calasse, mas não lhe parecia possível que isso acontecesse nos próximos 20 anos (no mínimo!). Fez um gesto, uns dizeres e transformou a professora num sapo! [3] “Será que assim já se cala?” pensava para com ela, com ar aborrecido… Sabia que não o devia ter feito, mas olhar para aquele sapo indefeso e pensar que era a pessoa que a andava a fazer a vida negra, tornou-se uma satisfação maior…

Voltando à consciência, e pensando no juramento que tinha feito no primeiro dia, pegou no sapo, levou-o até ao jardim e dizendo outras palavras fez com que o sapo voltasse à sua forma humana, mas garantindo que não se iria lembrar de nada do que ali se tinha passado. Mas… na verdade aproveitou e fez um pequeno feitiço de “simpatia”, só para que aquela mulher, com tanta idade mas com tão pouca sabedoria, aprendia que os alunos também mereciam um pouco de respeito, e que um sorriso por vezes não faz mal a ninguém.


Por Cátia do Ticho


Nota da Autora:


[1] – aborrecente que, como explicado noutra estória, é um estado da nossa vida, pela qual todos passamos em fase de crescimento e em que nos tornamos aborrecentes...

[2] - Espero que as professoras de francês não me venham processar depois disto, mas eu, o Francês e as professoras de francês não nos damos muito bem...

[3] - Não tentem fazer isto em casa, ou melhor, na escola...

18 comentários:

  1. Cátia,
    minha querida, tens um carro de vassoura de luxo!!! Gostei, como gosto de tudo o que escreves!
    Este desafio que lançaste teve um resultado fantástico! Por isso, estás duplamente de parabéns: pelo desafio e pelo teu conto, que, felizmente, não termina mal! :p

    ResponderEliminar
  2. Bem!!!
    Foi num crescendo de interesse e de satisfação que te fui lendo.
    Afinal, não propriamente um conto de fadas... mas uma estória de bruxinhas quase tipo "Arre Porta", eheh (como diria a Malu)

    Sabes o que me ocorreu agora?
    Que a educação de um filho(a) hoje é muito dificil, pelo tipo de vida que se leva, ou por outras coisas que se valorizam mais do que a atenção que se lhes deve ser prestada... (e como isso é difícil!)...
    e que, por isso, eles(os filhos) muitas vezes se transformam em bruxas más!!!
    Mas esta até nem perdeu o bom coração! Pelo menos procurou transformar outra pessoa em alguém mais simpático!

    Saibamos nós, amiga, transformar o mundo à nossa volta, tornando-o mais simpático e acolhedor! Uma tarefa não muito fácil, mas gratificante!

    Gostei muito deste teu escrito, muito! Fácil e agradável de se ler!

    Um grande, grande beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Maninha querida,

    Adorei a tua estória. Faz lembrar as aventuras de magia e feitiçaria do Harry Potter :D E eu gosto muito :P
    Parabéns pela criatividade desta estória e acima de tudo pelo desafio que teve resultados espectaculares! Mobilizaste a blogsfera.. Maninha, estás a ficar famosa :)
    E eu estou aqui na primeira fila para te aplaudir.. palminhasssssss

    Foi pena não ter mais texto :P Gostei do fim e da mensagem que transmite, aliás, gostei muito! O mundo bem precisa de um pouco mais de simpatia e de bom senso por parte de algumas pessoas! No entanto, cheguei ao fim e fiquei com a sensação que não ia acabar logo a estória... eh ;)

    Parabéns!! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá primota, venho em corrida, deixar-te um beijinho e dizer-te que volto mais logo ou amanhã. O dia está cheio...
    Mas posso já adiantar que vou gostar. Via a diagonal. ;)

    Beijocas grandes e parabéns pelo desafio!

    ResponderEliminar
  5. Bela estória, sobretudo porque acaba em simpatia...

    Parabéns Cátia e também por esta ideia de pores tanta gente a escrever sobre um tema...

    É uma experiência a repetir...digo eu...eheheh

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  6. Cette histoire c'est trés jolie, sans doute!

    :p

    Ah, que não resisti e arriscar mesmo levar uma vassourada! Mas tb como já cá cantava a história.. ;)

    Mexeste muito bem e aliás com um assunto bem forte de momento, misturando-o com a fantasia, palavras bonitas e uma leitura fácil. Foi sempre em frente e a deslizar...
    Também lia mais, que sou gulosa, pronto, mas soube-me bem o súbito final que lhe deste. Penso que assim, a mensagem marca mais e melhor não podia ser.

    Parabens Cátia e pelo desafio que sem dúvida valeu!

    Bjs, muitos!

    ResponderEliminar
  7. Chegueiiiiiii!!!
    E entao? com que então: "...não vais ler, não vais ler..."
    Isso foi só para me picares e eu vir logo a correr para o tichinho quando chegasse a casa, não foi?? aiai!

    hhum... De qualquer forma eu viria a correr na mesma, porque já andava anciosa por ler esta estória... sim!!! ao tempo que andava mortinha por o fazer.
    E hoje, o desejo torna-se realidade!!!

    Adoreiiii!!!
    Como a Patrícia diz: "Faz lembrar as aventuras de magia e feitiçaria do Harry Potter :D E eu gosto muito :P"
    concordo plenamente... são grandes livros, sem dúvida... Daqueles que permitem voar...

    Será que a Margarida me pode ensinar esse feitiço?? Mas sem juramento... Visto que o ano lectivo está quase a começar, pode ser que dê jeito... LOL!

    Parabéns pela estória e parabéns pelo desafio! está a ser um sucesso!!!

    Bejinho grande!

    P.S.: - Pois francês... Professora de francês... Acho que em tempos se tivesse conhecimento desse feitiço, usava-o sem o quebrar! lol
    Ai a pronuncia:S:S QUE VERGONHA!! Detestava quando era a minha vês de ler... (até em português detesto, quanto mais em francês...) baahhh! acho que ja me livrei disso! iupiii!

    - Quero lugar reservado na primeira fila, à beira da paty para aplaudirmos muitooo!!!

    - Começo a achar que anda por aqui gente a tornar-se fã dos aborrecentes! :P RSRS! LOL! :P:P

    ResponderEliminar
  8. Amigo é luz que não deixa a vida escurecer.

    Beijos cheios de doçura.
    Obrigado pela tua amizade.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  9. Está... brilhante!!!
    É um texto simples, divertido. Mexe com assuntos que interessam aos aborrecentes, a mim pelo menos interessava.
    É de uma leitura fácil e fica um gostinho de quero mais.
    De tudo o que li teu até agora é dos que mais gostei! Talvez pela forma como é contado. Contém todas as mensagens de alerta, mas não faz delas um drama, como sabes gosto muito disso.
    Amei primota!
    Estou como a Cris, este ao menos não termina mal! :P
    E uma coisa que para mim me parece importante, os textos deviam ser inspirados no quadro, e o teu é. Não te desviaste. Não basta apresentar uma boa estória, creio eu, para este desafio tal como foi colocado, é preciso uma boa estória que reflicta o quadro. A tua fá-lo!

    Parabéns e obrigada, porque nos ofereceste este teu conto fantástico e porque nos deste a conhecer muita gente que escreve bem. Foi um sucesso o desafio!

    :)

    Beijo enorme!

    ResponderEliminar
  10. Olá Cátia!

    Eu concordo com a cris, não podias ter "passado" melhor carro vassoura para este desafio :D

    Cativante, divertida,simples, interessante, agradavel de ler e com uma pitadinha de magia este estória esta espectacular! Adorei!

    Parabéns mais uma vez pelo desafio, sim foi realmente algo inovador e divertido :) E Parabéns tmb a todos que participaram :)

    Beijinhos!
    Fica bem

    ResponderEliminar
  11. Olá Cátia!

    Eu concordo com a cris, não podias ter "passado" melhor carro vassoura para este desafio :D

    Cativante, divertida,simples, interessante, agradavel de ler e com uma pitadinha de magia este estória esta espectacular! Adorei!

    Parabéns mais uma vez pelo desafio, sim foi realmente algo inovador e divertido :) E Parabéns tmb a todos que participaram :)

    Beijinhos!
    Fica bem

    ResponderEliminar
  12. Cris,

    Obrigada pelo carinho.É bom saber que nao desiludi. Quanto a ser carro vassoura... vamos ver se ainda nao aparecem mais estorias.... ;)
    Sim, este nao acabou mal... mas ainda me passou pela cabeça :P
    Beijinhos


    Fa Menor,

    Obrigada querida, ainda bem que tinha algum interesse, lol. De facto é uma estoria de bruxinhas mas das boas, sim?
    A verdade é que é mesmo muito dificil educar os filhos... os pais ausentes, a pressa, o "filho modelo" é o normal da sociedade de hoje em dia.
    Beijinho mt grande


    Patrícia maninha,

    Obrigada pelo carinho, ainda bem que gostas... Harry Potter?! naaah, nao exageres :P
    Famosa?! Eu?!! tirando meia duzia de pessoas ninguem me conhece.. ai que exagero.
    Quanto ao final... isto foi para despertar o interesse, para deixar agua na boca.. eheh.
    Bejinho mt grande

    ResponderEliminar
  13. Joaquim,

    Obrigada tambem pela participaçao. É sempre bom conhecer novas facetas... Quanto ao repetir... vamos ver ;)

    Abraço


    Maluzinha,

    Vens logo com o frances... Já adivinhava... aiai... Mas vassourada nao (so porque sou boazinha).
    Quanto ao assunto e a mensagem, achei que era importante tambem falar sobre isto. Obrigada pelo carinho, ainda bem que gostaste.
    Beijinhos, mts tambem


    Sofia,

    Pois é, sempre vieste :P
    Ainda bem que gostaste, nem ia ser diferente, ne? :P Quanto ao feitiço nao posso ensinar, fiz o juramento, lembras? E tambem ja nao tens frances... ufa.
    Quanto aos aborrecentes... controla o charme... eheh.

    Beijinho para ti


    Anita,
    Obrigada por andares por aqui. És sempre muito bem vinda, gosto de te ter por ca.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Marta primota,

    Ainda bem que gostaste... Foi assim tanto?! Está muito leve e tentei fazer algo mais divertido... Mas tambem nao o considerei assim tao bem... Fico feliz por afinal estar errada. Sei que nunca dirias isto se nao fosse mesmo verdade. Obrigada. :)

    Beijokinhas


    Sara,

    É bom ter-te por cá, pena que nao comentes mais vezes... Fico feliz por teres gostado. Quanto as outras estorias, mt boas sim...

    Beijinho para ti

    ResponderEliminar
  15. Foi tanto assim! ;)

    Na minha modesta opinião, para ser bom não tem que ser um dramalhão para um pseudo intelectual, muito pelo contrário.

    beijocas.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns, Cátia pela originalidade e pelo desafio.

    =)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Marta,

    Obrigada entao. :)
    Beijinhos


    Ana Plim,

    Obrigada... Faltavas cá tu! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...