domingo, abril 13, 2008

Atelier de Escrita Criativa - 2ª aula

Ontem tive a segunda aula do atelier de escrita criativa que me inscrevi. Esta segunda aula tinha como tema: ”Da palavra ao texto”, e tinha o seguinte programa:

Exercícios de Escrita Automática
O Sintagma Nominal
Intersecção de campos semânticos
Fraseologia ( Maximalismo e Minimalismo )

mas na verdade não seguimos rigosamente o que está destinado para cada aula. Começámos por fazer novamente intersecções de campos semânticos, como tinhamos feito a semana passada, listar atributos de algo e depois intersectando-os fazendo sintagmas nominais (N de N). Desta fez os campos semânticos foram Selva e Mobiliario. Depois começámos a fazer exercícios como escrever 20 objectos ao acaso, 10 verbos e depois colocar N V N, vendo o que sai. Claro que sai coisas estranhissimas como: livro ver relógio, mas a verdade é que transporta-nos para mundos de fantasia em que tudo é possivel. Outros exercicios seguiram-se, como por exemplo fazer N V Nmente, até chegarmos à escrita automática.

O exercicio de escrita automática é mais dificil do que parece. Em apenas 1minuto, escrevemos todas as palavras que nos vêm à cabeça, mas tentando que a seguinte nao tenha nada relacionado com a anterior, como por exemplo: bola, livro, panela. Parece que poderá ser facil assim mas o nosso cérebro tem tendencia para seguir uma linha de raciocinio, que se tenta não seguir neste exercicio.

Estas duas primeiras aulas, tentámos criar coisas, mesmo que sem grande lógica, permitindo-nos ir muito para além do que faz sentido, possibilitando exercitar a imaginação, mesmo dizendo que existem livros que têm relógios de pulso. Para a semana iremos já entrar em algo mais lógico e de maior desenvolvimento, mas para já estou a gostar imenso.

3 comentários:

  1. Bom dia primota!

    Espero que o teu fds tenha sido bastante produtivo, com muitas coisas novas para eu ver um dia destes! ;)
    Gostei de saber de mais esta tua aula. É bom sentir-te entusiasmada!

    Tem uma boa semana!

    Beijo grande e aquele abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Parece que muita gente está a aderir a estas aulas, que de facto parecem-me interessantes.

    Não há motivos para comemorar, nem nda, mas passa lá pelo meu cantinho e come uma fatia de bolo!!!!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Estás-me a meter cá uma inveja... ;))

    Bijitos

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...