Como seria de esperar a primeira aula do atelier foi ainda um pouco soft. Este atelier tem uma sequência lógica do simples ao mais complexo, indo da imagem, do caracter ao texto criativo, à ficção.
Depois da normal apresentação, começámos com um pequeno texto sobre a importancia de ler os clássicos. Mas o que são os classicos? Quem define o que são os classicos? Os classicos são, sem duvida, variáveis de pessoa para pessoa. São livros que nos tocam particularmente, livros onde encontramos algo escrito que pensamos que transmite o que queriamos tambem pôr por palavras, e que temos sempre a tendência para os reler. Uma interessante abordagem sobre clássicos...
Depois da normal apresentação, começámos com um pequeno texto sobre a importancia de ler os clássicos. Mas o que são os classicos? Quem define o que são os classicos? Os classicos são, sem duvida, variáveis de pessoa para pessoa. São livros que nos tocam particularmente, livros onde encontramos algo escrito que pensamos que transmite o que queriamos tambem pôr por palavras, e que temos sempre a tendência para os reler. Uma interessante abordagem sobre clássicos...
Depois disto, abordamos a pictografia, tentando dar um significado aos caracteres apresentados. Passámos da imagem à palavra e fomos tentar perceber que, mesmo quando não conhecemos o significado das palavras, tentamos sempre atribuir-lhe um significado, nem que seja porque simplesmente faz-nos lembrar outras palavras. Foi assim apresentado uma lista de palavras perfeitamente desconhecidas para todos, e tentámos dar-lhes significado.
Posteriormente, falámos de campos semânticos. Campos semânticos é tudo a que atribuimos a algo, o que imaginamos sobre algo. Por exemplo, quando falamos em "Biblioteca" o seu campo semântico será: livros, prateleiras, mesas, cadeiras, etc. Fizemos a atribuição de dois campos semânticos e, no final, o exercicio engraçado da conjugação de dois campos semânticos. Imaginem o campo semantico de "biblioteca" e o campo semanticos de "agricultura". Façam uma pequena lista de um e outro... E agora coloquem, quase aleatóriamente, uma palavra de um e uma palavra de outro apenas separados por "de", "da" ou "do". Chegámos a exemplos engraçados como: "enxadas de papel", "chuva de folhas", "colecção de cereais" , "temperatura de livros", "silêncio do campo".
Fizemos, pelo meio, outros exercicios como desenhos, leitura de uns textos de um livro que o professor gosta, etc. Deu asas também a algumas discussões nomeadamente sobre formas de escrita de vários autores, como por exemplo, de José Saramago.
E, de forma resumida foi assim a primeira aula do atelier. Estou certa que do resultado da próxima terei mais coisas para contar... Mas para isso terão que esperar uma semana.
Pois... nesse caso teremos que esperar não é? :)
ResponderEliminarGostei dessa coisa do campos semânticos... e da conjugação, parece-me muito interessante.
Mas acima de tudo, é importante que tenhas gostado, fico feliz com isso! :)
Beijo grande e uma boa semana!
Muito interessante, sem dúvida.
ResponderEliminarHá tempos participei numa sessão de escrita criativa onde se fizeram vários exercicios deveras interessantes, tais como rasgar um poema em bocados e construir um texto com os bocados aleatoriamente.
Outro consistia em ir escrevendo palavras que se ouviam de entre várias pessoas que ao mesmo tempo declamavam poemas, juntando-as depois para escrever algo.
Estes exercícios deram textos surpreendentes!
Ficou cá o bichinho... pode ser que um dia ainda faço um curso.
Vou seguir com atenção as tuas novidades.
Voltarei mais logo para te ler mais... agora tenho que trabalhar ;)
Bjinhos grandes
também me inscrevi num escreverescrever, às quintas, mas já não havia vagas.será que se aprende algo de útil ou é só mesmo para nos entretermos com qualquer coisa que gostamos de fazer, por exemplo escrever?
ResponderEliminarboas noites
Ola Via,
ResponderEliminarDe facto ainda é cedo para saber se aprenderei algo ou não. Sinceramente julgo que sim, que aprenderei bastante. Não sei se será exactamente aquilo que eu queria ou se aquilo que eu gostaria, mas sei que sairei mais rica. O objectivo não será so passar o tempo, mas sim evoluir um pouco... Aprendendo é que se consegue desenvolver...
Vá passando sempre por cá que vou colocando novidades...
Bj
Querida mana,
ResponderEliminarAdorei o feedback desta primeira aula.
Como disse a Marta, o exercício dos campos semânticos é bastante interessante. Pelos exemplos que nos deste podemos ver que dois campos semânticos completamente diferentes, quando conjugados, podem dar origem a expressões muito originais, para podermos usá-las na escrita.
Bastante enriquecedor!
Beijinhos muito grandes
Fico a aguardar a próxima aula :)
Olá Cátia!
ResponderEliminarEncontrei o teu blog por acaso!
Chamo-me Maria Lopes e Gostaria que me enviasses o teu e-mail para que te possa enviar informação sobre um concurso literário - JORNALISTA DO MAR - que creio ser do teu interesse e do interesse dos teus seguidores.
Estou a lançar este concurso com a organização da The Tall Ships Races Lisbon 2012, uma Regata de Grandes Veleiros que está de passagem por Lisboa em 2012. O Prémio é a possibilidade de viajar num Grande Veleiro já neste Verão pelo Norte da Europa (despesas de avião, barco, comida e alojamento incluídas). Envia-me o teu e-mail então para animacao@tallshipslisbon2012.com para que te possa facultar toda a informação ou consulta http://tallshipslisbon2012. Até Breve!