quarta-feira, abril 23, 2008

Dia do livro: Como se faz um livro?

Hoje é dia do livro... Estamos habituados a ver um livro nas prateleiras de uma qualquer livraria, mas... E como se faz um livro? Hoje fica aqui a informação...


Após o autor ter passado para o papel as suas ideias, elas são entregues no gabinete de design. Os fotocompositores, copiam o texto dando-lhe a forma quase final dos livros. É então dada uma ordem de impressão.

As ilustrações são constituída por fotografias ou desenhos, feitos pelo ilustrador. Este utiliza as folhas, provenientes da impressão anterior, nos locais destinados a desenhos, pensa e cria aquelas imagens. O ilustrador faz então esses desenhos, em folhas à parte e envia-os de novo ao gabinete de design, para que possam ser colocados junto do respectivo texto.

Depois de digitalizados, estes desenhos ou imagens poderão ainda ser alterados, melhorados ou pintados, caso ainda estejam sem cor, através de programas de tratamento de imagem.

Acabada esta operação, há nova impressão para que sejam analisados pelos revisores, de modo a que nenhum erro surja na edição do livro. Corrigidos os erros, haverá a impressão em películas transparentes, 4 de cada página do futuro livro: uma película para a cor preta, uma para a cor amarela, outra para a cor azul (cian) e ainda outra para a cor vermelha (magenta). Nas artes gráficas, em geral são utilizamos apenas estas 4 cores, conseguindo fazer todas as restantes cores.

Aqui termina o trabalho do gabinete de design, uma vez que estas películas vão agora ser enviadas para a gráfica.
Na gráfica, as quatro películas que saíram do gabinete de design são entregues a um técnico montador que irá colocá-las num acetato, em planos de várias páginas, utilizando para isso uma mesa de montagem.

Este acetato, contendo as películas, é então colocado sobre uma chapa de zinco tratada com produtos químicos e levada para uma máquina na qual vai ser exposta a uma luz muito intensa. que vai fazer passar tudo o que está na película para esta chapa.


Após esta exposição à luz, a chapa passa para a reveladora. Esta máquina vai revelar, limpar e secar a chapa, ficando assim esta pronta para passar à máquina de impressão que está previamente carregada com papel branco que é puxado, através de um mecanismo de ventosas, ao longo de toda a máquina. A chapa é então colocada num cilindro para que todas as imagens que nele se encontram sejam impressas num outro cilindro, com uma base de borracha (cautchu), para que, a partir daqui, sejam impressas em papel.

Após impressão, esta folha passa para a secção de acabamentos, onde uma máquina a vai dobrar em cadernos, que são conjuntos de várias páginas do livro (podem ser 16, 32, …). Depois dos vários cadernos estarem devidamente dobrados, vão ser cosidos para que possam ser colados à capa, que foi impressa da mesma forma que todas as páginas do livro, só que foi impressa num papel mais duro (cartolina).

Depois de bem colado e devidamente seco, o livro passa pela guilhotina, que o vai cortar para que todas as folhas fiquem do mesmo tamanho, terminando assim todo o ciclo.


Vamos ler?



11 comentários:

  1. thanks pelo comment.
    gostei.

    ora como se faz um livro?
    nao interessa Lol...vamos mas é ler! :)

    ResponderEliminar
  2. Vamos ler sim senhora, mandaste-me o correio foi? :P

    Eu não sabia como se faz um livro, mas fiz em tempos um bloco de desenho em trabalhos manuais! :D Foi o meu livro... escrevi nas páginas quase todas, eu e os meus amigos da época. Reconheci a parte da cartolina e do colar dos vários cadernos depois de cozidos.

    Um dia destes, quando for ao sótão da casa dos meus pais talvez o encontre... :)

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem,...gostei!
    Saber não ocupa espaço!:))))

    Beijinhos a ler

    ResponderEliminar
  4. Bem!...

    Olha, vamos lá fazer um livro...
    Mas enquanto isso não acontece vamos lá ler!!!
    Força nessas leituras e nessas escritas!

    Bijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Vamos sim senhora..
    Hoje vou começar a ler uma biografia, a minha primeira, já que não sou muito deste tipo de livros ;) acho que para comemorar nada melhor!

    "O Grito da Gaivota" já te falei nele, acho que me mostrará realmente que ser diferente não interessa mesmo nada para se ser feliz e se obter as metas propostas por nós proprios!

    Obrigada por lembrares este dia!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Eu sou uma fanática pela leitura, apesar de agora ter pouco tempo para ler, mas o mais importante dos livros eu tento ler um pouco todos os dias, a palavra de Deus é maravilhosa.

    Beijocas do tamanho do universo, só para ti minha linda.

    ResponderEliminar
  7. Ola minha querida,
    Um processo muito completo...e com um optimo final......vamos a isso!
    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  8. Olá Catiazinha!

    Bem... Acho que nunca me tinha questionado como se fazia um livro... Mas é sem dúvida uma boa pergunta! E cá estás tu para explicar, não é?? :D

    Antes de me deitar aceito o teu convite e vou ler um bocadinho! (coisinha pouca que já se faz tarde e amanhã é dia de escolinha)

    Feliz dia do livro, com atraso de 37 minutos!

    Bjinho grande!

    ResponderEliminar
  9. Dizem que escrever um livro, é como que ter um filho.... :)

    Abraço da Flor :)

    Não consigo deixar um beijinho no post que fizeste à Teresinha!

    ResponderEliminar
  10. sou filha de uma professora e logo de portugues, ela me esnsinou a gostar de ler livros, eu lei com muito orgulho pq eu sei q isto para o meu bem, para o meu futuro q vem ai, pq um dia eu tenho certeza q terei uma profissão dignina e ótima.E ter a internet como fonte de pesquisa todo mundo poderia saber de tudo um pouco como exemplo: como fazer cadernos.
    pq se todo mundo tivesse a coragem de ler um pouquinho nunca iria haver analfabetos.
    bejosssss
    Atenciosamente: Kelly

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...