Como seria de esperar a primeira aula do atelier foi ainda um pouco soft. Este atelier tem uma sequência lógica do simples ao mais complexo, indo da imagem, do caracter ao texto criativo, à ficção.
Depois da normal apresentação, começámos com um pequeno texto sobre a importancia de ler os clássicos. Mas o que são os classicos? Quem define o que são os classicos? Os classicos são, sem duvida, variáveis de pessoa para pessoa. São livros que nos tocam particularmente, livros onde encontramos algo escrito que pensamos que transmite o que queriamos tambem pôr por palavras, e que temos sempre a tendência para os reler. Uma interessante abordagem sobre clássicos...
Depois disto, abordamos a pictografia, tentando dar um significado aos caracteres apresentados. Passámos da imagem à palavra e fomos tentar perceber que, mesmo quando não conhecemos o significado das palavras, tentamos sempre atribuir-lhe um significado, nem que seja porque simplesmente faz-nos lembrar outras palavras. Foi assim apresentado uma lista de palavras perfeitamente desconhecidas para todos, e tentámos dar-lhes significado.
Posteriormente, falámos de campos semânticos. Campos semânticos é tudo a que atribuimos a algo, o que imaginamos sobre algo. Por exemplo, quando falamos em "Biblioteca" o seu campo semântico será: livros, prateleiras, mesas, cadeiras, etc. Fizemos a atribuição de dois campos semânticos e, no final, o exercicio engraçado da conjugação de dois campos semânticos. Imaginem o campo semantico de "biblioteca" e o campo semanticos de "agricultura". Façam uma pequena lista de um e outro... E agora coloquem, quase aleatóriamente, uma palavra de um e uma palavra de outro apenas separados por "de", "da" ou "do". Chegámos a exemplos engraçados como: "enxadas de papel", "chuva de folhas", "colecção de cereais" , "temperatura de livros", "silêncio do campo".
Fizemos, pelo meio, outros exercicios como desenhos, leitura de uns textos de um livro que o professor gosta, etc. Deu asas também a algumas discussões nomeadamente sobre formas de escrita de vários autores, como por exemplo, de José Saramago.
E, de forma resumida foi assim a primeira aula do atelier. Estou certa que do resultado da próxima terei mais coisas para contar... Mas para isso terão que esperar uma semana.