sábado, agosto 30, 2008

Uma Estória (10)


A noite já vai alta, mas para ela pouca diferença faz, está acostumada a deitar-se tarde, mas esta noite não tem intenção de ir dormir.
Esta noite acendeu três velas no velho castiçal de família, tinha um carinho especial por ele. Era daquelas relíquias que vão passando de mãe para filha. Gostava de pensar que aquele castiçal tinha séculos de existência, que tinha pertencido a parentes importantes, talvez até da nobreza, na altura em que Portugal ainda era uma monarquia.
Nunca percebeu muito bem porquê, mas gostava de ver as velas arderem naquele velho castiçal cheio de história, gostava de ver as chamas dançarem ao som de uma melodia muda. Lembrava-se de que em criança passava horas a olhar para as velas, na noite de Natal, quando a sua mãe as acendia no castiçal.
Hoje não é natal, mas ela também já não é criança e a mãe também já não é viva, faleceu à dois anos num horrível desastre de automóvel.
Estamos no inicio de Janeiro e um frio intenso veste as noites, mas ela não sentia frio, não sentia nada. Sentada no chão olhando as chamas, a sua mente era assaltada por todas as suas memórias, por todos os seus fantasmas, por todos os seus medos e ela via tudo isto desfilar à sua frente como se ela própria fosse alguém de fora, como se estivesse a assistir um filme num cinema.
Não consegue evitar, ela precisa destes momentos, são momentos só dela em que pode meditar à vontade, rever toda a sua vida, todos os seus sentimentos.
Acompanhada pelo seu velho castiçal entra no mais íntimo do seu ser, nas profundezas da sua existência, enquanto lá fora, todo o Universo dorme tranquilamente.

Por Metódica do Método

8 comentários:

  1. O castiçal como elemento âncora, portador de fantasia e dor. Parabéns pela história!

    ResponderEliminar
  2. Gostei, bastante diferente, centrado no castiçal e não no sapo.

    Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Marta!

    Cátia espero que n se importe que eu tenha agradecido os coments...

    ResponderEliminar
  4. Metódica, obrigada pelo seu contributo a este desafio. Sei que o conheceu através de um outro blog, mas fico feliz por uma simples e precipitada ideia minha, tenha encontrada tanta aceitação e que tenha colocado varias pessoas a escrever... A Metodica disse que nao era o seu forte, mas afinal... saiu um optimo resultado.

    Volte sempre, e quanto a agradecer os comentarios... esteja à vontade, mi casa su casa. ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Cátia.
    Mi casa su casa, tb :)

    ResponderEliminar
  6. Profundo...

    Parabéns pela estória!

    Bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Metódica!

    Gostei bastante desta estória.. tem uma magia especial... de certa forma, encontro-me por ali algures... Beijinhos!

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...