domingo, junho 14, 2009

Violência Silenciosa...




O Ministério Público (MP) abriu no ano passado 115 inquéritos por violência contra idosos, a maioria com base em participações de juntas de freguesia e hospitais, disse ao Jornal Público o procurador-geral da República.

Pinto Monteiro referiu que os dados dizem apenas respeito aos serviços do MP em Lisboa, Évora e Coimbra, até agora os únicos com estatísticas disponíveis sobre o fenómeno em 2008.

Freguesias e hospitais foram as entidades que mais responderam ao apelo feito no ano passado pelo PGR, que pediu que fossem reportadas ao Ministério Público as situações de maus tratos praticadas contra idosos, na sequência das directivas emitidas por Pinto Monteiro para que este tipo de violência merecesse prioridade no âmbito da investigação criminal, juntamente com os crimes contra crianças e deficientes, tendo em conta a sua especial vulnerabilidade.

Em declarações ao Público, Pinto Monteiro nota que, neste âmbito, se "partiu do zero" e se deram "primeiros importantes passos" para uma "protecção específica", o que constitui para si "motivo de grande orgulho".

A crescente visibilidade em torno deste problema explica, de facto, o aumento dos números. A informação estatística da PSP indica que os registos de violência contra pessoas com mais de 64 anos triplicaram entre 2002 e 2007, de mais de oito mil casos para quase 25 mil. No ano passado, cerca de 650 idosos queixaram-se à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). E, até Outubro, a Segurança Social tinha fechado 75 lares de terceira idade, muitos deles por denúncias de maus tratos.

"Vítimas silenciosas"

No primeiro trimestre deste ano, só em Lisboa, foram registados 18 processos de violência contra idosos pelo MP, que justifica o facto de não dispor ainda de números nacionais sobre o fenómeno com as limitações do seu sistema informático e a autonomização recente destas situações relativamente a outras formas de violência.

A importância do contributo das juntas de freguesia, dos hospitais e dos vizinhos na denúncia destas situações é sublinhada por Pinto Monteiro, que alerta para o facto de a grande maioria dos idosos vítimas de violência não se queixar "por medo" e "por vergonha". São "vítimas silenciosas" e os casos são relatados por outras pessoas que tomam conhecimento das situações, diz o PGR.

Dados da APAV relativos a 2008 referem o aumento de queixas por maus tratos psíquicos. Totalizaram 340, mais 137 do que no ano anterior. Entre os motivos das participações, para além das agressões corporais, contam-se ameaças e coacção, difamação e injúria, tentativa de extorsão de dinheiro e negligência por abandono ou por doses de medicamentos erradas, com o intuito de "acalmar" o idoso.

Segundo os mesmos dados, existe um peso importante de queixas de idosos que dizem ser humilhados e insultados por familiares. O relatório da APAV indica que a grande maioria das vítimas com mais de 65 anos são mulheres e que a violência é exercida no meio familiar pelos cônjuges e filhos.

A visibilidade deste fenómeno levou também a Segurança Social a encerrar, em 2007 e 2008, mais de 180 lares da terceira idade, prosseguindo a investigação de vários outros casos. Entre os motivos que levaram ao encerramento incluem-se a falta de condições físicas, a inexistência de licenças para o exercício da actividade e os maus tratos.

Entre os lares fechados em consequência de casos de violência contra idosos, encontram-se os de Nossa Senhora do Auxílio, na Maia, por participações de insultos e agressões, e o Lar D. Pedro V, na Praia da Vitória, Açores.

(notícia retirada na íntegra daqui)

5 comentários:

  1. Felizes os abandonados e vitimas do mal, que serão recompensados na paz e na alegria de Cristo.

    ResponderEliminar
  2. Eu estou sem tempo para ler tudo, li só na diagonal, venho apenas deixar-te um beijo.
    Nem vou falar do post, porque há muito para dizer e neste momento não o posso fazer com a atenção e seriedade que o tema merece, volto ainda hoje se conseguir ou amanhã, no entanto não me posso calar face ao comentário do Fontez. Desculpa lá primota.


    Fontez,

    Bardamerda!!!

    ResponderEliminar
  3. Fontez,

    Julgo que a Marta já te respondeu... lol. Acho que não preciso dizer mais nada, porque o meu pensamento foi parecido... Talvez um pouco mais... "mal educado" mas que não o iria repetir aqui... Ela resolveu o assunto!

    "Coitadinhos dos mal tratados porque terão a recompensa depois..." - É por isso que andas a ser espancado todos os dias?! Vá lá... Achas mesmo?!!



    Marta,

    Agradeço a visita, o beijo e o carinho... Agradeço a resposta ao Fontez, imagino que o teu pensamento tenha sido assim (tambem) outro mas... ficamos por aqui...

    Espero-te mais logo... a porta está sempre aberta, tu sabes...

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Olá Cátia!

    Tudo bem?

    Olha conheci o teu blog atraves da Elsa, que ela postou no blog dela uma coisa que estava no teu. Gostei muito de ver o teu blog, ainda não tive tempo de ler muitas coisas, mas gostei sobretudo da aparencia, é que o nosso blog (Fé e Missão) está a ficar um pouco..."deteorado", e gostava de renovar um pouco aquilo, so preciso de arranjar um pouco de tempo, como não encontrei o teu email tive de escrever aqui(desculpa), será que me podias ajudar só dando algumas informações de como estruturaste o teu blog? Qual é o formato, pode ser? Como colocaste aquelas hiperligações debaixo do titulo?

    Desculpa o trabalho que te estou a dar, o meu email é jacinta.correia@gmail.com

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  5. o comentário é meu, as palavras são de um Apóstolo.

    creio q n me fiz entender com as palavras de S.Pedro

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...