sábado, junho 27, 2009

Para ler e pensar...

Hoje no meu hi5 tinha um convite de amizade. Um convite de alguém que julgava não conhecer, mas... tinhamos tantos amigos em comum?! Analisei e descobri quem era. Não podia crer....

Eu e outra colega durante algum tempo ficámos conhecidas na escola pelas "atletas" que eramos: ora era futebol, ora voleibol ou, a nossa paixão: a ginástica. Entravamos em diversas competições destas modalidades quer femininas, quer mistas. E no futebol não nos detinhamos a jogar contra os rapazes, porque haveriamos?

Foi nesse tempo que ela apareceu. Era 2/3 anos mais nova, mas tinha imenso jeito e defrontou-nos, e bem, diversas vezes. Ficámos amigas sem nunca o termos sido... Era no balneario ou no autocarro, a caminho de casa, que tinhamos as maiores conversas. Mudei de escola, perdi-lhe o rasto e um dia... Soube da notícia de um terrivel acidente que ela tinha tido. Nunca mais a voltei a ver... Hoje reencontrou-me. Ela tem um blog recente e foi lá que eu encontrei este texto que julgo que todos devem ler:


Estamos a chegar ao Verão, é tempo de praia,piscina,muito Sol e por vezes muitas loucuras!
Todos os anos vemos as prevenções que temos que tomar, seja a longa exposição ao Sol, o consumo de vários líquidos por causa da desidratação...e muito mais cuidados!

Obviamente que são todos importantes, mas no meu ponto de vista não chegam. Falta um fundamental, os mergulhos!! Sejam eles na praia, rio ou piscina.

A cada ano que passa mais pessoas sofrem acidentes graves que mudam uma vida inteira, eu falo por mim. Bastou um mergulho para mudar o meu dia a dia dali para a frente!

Era mais uma tarde de praia, o Sol brilhava lá no alto com algumas nuvens e o típico vento também se fazia sentir, que não é de espantar por estes lados. Rodeada de alguns amigos que me acompanharam nesse dia, nenhum de nós esperava que o dia iria terminar de forma grave.

Estávamos quase de saída, mas eu e uma amiga resolvemos ir dar um último mergulho...e foi...pelo menos para mim! Subimos para cima de uma rocha e mergulhávamos à vez, eu fui a última a fazê-lo, por baixo daquela água não havia só areia e as correntes marítimas fizeram com que as rochas dessem sinal de si.

Sem me passar pela cabeça que isso pudessem acontecer, afinal não era a única a mergulhar e era apenas mais um mergulho. Mergulhei e a minha cabeça foi bater em cheio numa rocha, resultado: Não mexia um único membro, nem sentia nada! Foi assim durante muitos meses, fiquei tetraplégica! Hoje em dia também o sou, embora já mexa alguma coisa o andar nunca mais vai voltar!

Resumindo sou uma tetra a dar para paraplégica. :)

Apesar de todos os contratempos que a vida me prega, sou feliz e quem me conhece comprava-o :D...e já lá vão 9 anos!
Todos os anos devia de existir uma campanha sobre este tipo de acidentes, afinal não é só os de aviação que podem mudar a vida a alguém!

Este texto serve para alertar aos mais distraídos que não é só aos outros que as coisas acontecem!


Por favor, pensem duas vezes neste texto e nas consequências de alguns actos que temos. Que este texto na primeira pessoa, possa servir de exemplo para todos nós.

6 comentários:

  1. Amiga,
    Fiquei arrepiada... e sem saber muito bem o que dizer...
    Um beijinho enorme à tua amiga!
    Beijinho grande
    CA

    ResponderEliminar
  2. Que bom que reencontraste a tua amiga! Eu fiquei comovida essencialmente pela força de vontade dela, pela alegria de viver que se nota no bom humor que tem. Um beijo grande para ela e diz-lhe que a admiro.

    ResponderEliminar
  3. Há alturas que ficamos a pensar que o hi5 é fantástico, principalmente po reencontramos pessoas, que nunca mais as vimos.
    Fiquei muito contente por te voltar a encontrar :)

    Beijo enorme :)

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pela partilha. Beijos.

    ResponderEliminar
  5. ... olha... mal vejo o que estou a escrever... as lágrimas invadiram os meus olhos...

    Para a tua amiga Sita, cujo blog eu já fui cuscar, vai um grande beijinho e uma grande admiração pela força de viver que demonstra ter.

    Bjs!

    PS-Mais alguém a assinar "CA"... estamos tramadas! :D

    ResponderEliminar
  6. CA,

    Fica o silêncio que, por vezes, fala bem mais alto, nao é?

    Beijinho grande


    Cris,

    Ela veio e leu o que escreveste. Era bom que nós nao nos esquecessemos deste assunto nas altura essenciais.

    Beijocas


    Sita,

    Fiquei muito contente tambem, e acredita que ao longo deste tempo lembrei-me de ti. Chegaste agora desta forma e... eu quase que nao te reconheci! Espero que possamos trocar mais palavras, e que nao perdamos novamente o contacto. (o meu mail é catiaazenha@gmail.com).

    Obrigada pela partilha. Eu tomei a liberdade de te roubar o testemunho.. Se é para chamar a atençao, entao ha que o divulgar, nao é?

    Muitos muitos beijinhos


    Paula,

    Que possamos não esquecer... Obrigada.

    Beijocas


    Carracinha,

    As lagrimas são de emoçao, nao sao? A Sita teve essa capacidade ao escrever...

    Tambem admiro a forma como escreveu este post e dizer-se feliz. (andamos nós aqui com as nossas tristezinhas!!). Quando a conheci era uma pessoa extrovertida e animada, pelos visto continua... Admiro como encara a vida.

    Deixo-te um abraço.

    Beijinhos,
    CA

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...