sexta-feira, maio 29, 2009

Contraceptivos nas escolas... sim ou não?

Muito se fala na distribuição dos contraceptivos nas escolas. Na quarta-feira, o PS aprovou uma proposta para que o acesso aos meios contraceptivos pelos alunos nas escolas dependa da avaliação dos gabinetes de apoio e informação a funcionar nos estabelecimentos de ensino. A proposta que foi aprovada apenas com os votos dos socialistas, levantando criticas dos restantes partidos. Com um texto ambiguo,e sem nada de novo, é assim aprovada (outra) proposta apenas valendo-se da sua maioria.

Este é um assunto que tem levantado discussão na opinião pública e no próprio parlamento, mas esta era uma decisão a ser tomada. Ora bem, em ano de eleições, nada melhor que tapar o sol com a peneira, e lançar uma proposta que não é carne nem peixe e passar a responsabilidade para os outros: as escolas! Assim, os pais (que muitos são contra a distribuição - e votam!), a igreja e outras associações não podem ficar descontentes por não haver uma proibição - (responsabilidade da escola!), assim como os pró-distribuição também não podem dizer que o Governo nada fez (se a escola quiser pode faze-lo!).

Só espero que os gabinetes nas escolas, tendo em consideração a experiência que têm com os alunos, possam ter mais coragem que o Sr. Primeiro Ministro, e assumir uma posição, não deixando este assunto a marinar...

Ler mais aqui

6 comentários:

  1. Não cheguei a perceber se és a favor ou contra.
    Não leves a mal, mas com a sinceridade que existe na nossa relação pessoal, tenho que te dizer que no teu texto vejo apenas uma critica ao governo. Mais uma entre tantas, mas a meu ver podias ter escolhido melhor, o governo mete os pés pelas mãos vezes suficientes para dar para escolher um melhor tema.

    Mas voltando ao assunto, tens uma posição? Qual? Sim ou não? Em caso de sim, assumes esse sim em qualquer caso, achas que se devem oferecer a mão cheia como se de rebuçados se tratassem, ou achas que cada caso é um caso e deve ser analisado com conhecimento?

    ;) (Há tempo que a gente não choca de frente neh? :P)

    Beijocas primota!

    ResponderEliminar
  2. Então cá está a Tité uma Avó bem assumida e que não tem preconceitos em falar sobre este assunto.

    Para já assumo que sou pró.
    Depois que ouvi dizer que o PS antes da aprovação fez algumas alterações à lei para vincar que os preservativos só poderiam ser distribuídos a jovens com idades superiores a 15/16 anos e que os mesmos estariam sempre em poder de alguém responsável para falar previamente com os solicitantes.

    Depois, o que é que o pessoal deseja quando critica? Que os jovens passem à prática sem apoio de ninguém?
    É que todos sabemos que a maior partes das vezes os jovens nem com os colegas falam sobre as suas necessidades mais íntimas quanto mais com Pais ou Professores.
    Por outro lado tenho percebido que quem mais critica esta legislação ou são os partidos de oposição, eles, sempre eles a criticar tudo e todos, os pais retrógados que nem sequer se atrevem a falar com os filhos sobre o assunto e a Igreja porque... SIM.

    Esta é a minha opinião e notem que nunca votei Socialista a não ser para a minha Freguesia desde que vim morar para a aldeia e era porque essa lista era a única que tinha pessoas que eu conhecia.

    Sou Avó mas sou totalmente aberta às inovações.
    E pena tenho eu que hoje as relações tenham que ter esta protecção pelo meio.
    Coisas da evolução que a evolução não conseguiu controlar ou por outra controla mas duma maneira muito artificial.

    Fazer amor sem controle é a forma mais sublime de amar, mas tem que haver muita confiança face aos perigos que espreitam.

    Abraços sobrinha e desculpa ter-me alongado tanto mas quem pergunta quer respostas e eu marquei a minha presença.

    ResponderEliminar
  3. Marta,

    Acima de tudo esta é uma critica ao Governo, e por isso nao deixei a minha opiniao. É uma critica principalmente porque, lá porque é ano de eleições as coisas nao podem ser insonsas... E este assunto merece mais atenção do que dizer apenas: as escolas que decidam! Este e outros assuntos que acabam por ser aprovados apenas porque sim, porque agenda assim o exige...

    Um melhor tema? Bem prima, aqui entra a definição do que sao bons temas ou nao... Mas olha que este tema não será facil, porque nao se trata "apenas" de distribuir ou não contraceptivos nas escolas... Acaba por mexer com muita coisa inclusivamente com a igreja... Não te esqueças que os contraceptivos são "atentados à vida"! E, não querendo ferir susceptibilidades, neste país a igreja ainda pesa muito, mesmo em termos políticos... Ainda sobre o tema em si, na minha perspectiva, este tema, bem desenvolvido chega ao aborto... se é que me entendes.

    Quanto à minha opinião, acho que sim, que devem ser distribuidos pelas escolas pelos gabinetes de informação, com esclarecimentos associados. E para mim, deveriam ser distribuidos persevativos (essencialmente) e pilulas, mas não pilulas do dia seguinte como é anunciado, para que este não comece a ser visto, de uma vez por todas, como um contraceptivo!

    E acho que sim porque? Porque existem centenas (milhares?) de maes adolescentes, porque existem DST's... porque deve haver um clima de responsabilidade e responsabilização tambem nos actos sexuais, desde inicio.

    E posto isto qual é a diferença da proposta? É que muitas escolas, por sofrerem pressões (bem mais fortes, pela proximidade) dos pais, da igreja, da comunidade em geral que pensa que as "criancinhas" não têm idade para fazer e saber essas coisas, acabarão simplesmente por nao fazer nada...

    E o post irritou-me porque neste pais tudo é insonso quando estamos em ano de eleições...!

    Prima, agora transcrevo-te: "Não cheguei a perceber se és a favor ou contra."(...) "tens uma posição? Qual? Sim ou não? Em caso de sim, assumes esse sim em qualquer caso, achas que se devem oferecer a mão cheia como se de rebuçados se tratassem, ou achas que cada caso é um caso e deve ser analisado com conhecimento?" ;)

    Beijocas

    ps - sim, há bastante tempo... :)

    ResponderEliminar
  4. Reformulando:

    (...)
    Quanto à minha opinião, acho que sim, que devem ser distribuidos pelas escolas pelos gabinetes de informação, a partir de determinada idade, como a Tite referiu e com esclarecimentos associados (...)

    ResponderEliminar
  5. Tia Tite,

    Antes de mais agradeço o comentario sincero aqui. Muito do que eu poderia responder, já respondi nos comentarios acima, para a Marta...

    É verdade que muitos jovens não falam da sua intimidade nem com os amigos, e é bom que possam ser informados por alguem de confiança e que saiba o que está a dizer, e que nao haja podor...

    Fazer amor sem protecção, nos tempos de hoje não é assim tao facil... E quando estamos a falar de adolescentes... Muito menos!!

    Quanto às criticas do Governo... pela primeira vez aqui (nao me posso garantir, mas acho que sim - o sono não permite mais!)faço-o abertamente... porque, como eu disse no outro comentario, acho que este assunto não foi tratado com o respeito que lhe merece... para mim, foi lavar de mãos. Oposição? Sim... mas isso são ideais, e isso não se discute ;)

    Obrigada novamente pe-lo que nos deixou aqui...

    Beijinho grande
    CA

    ResponderEliminar
  6. um tema sério.

    teoricamente estou pelo sim, mas temos de salutar a mentalidade da malta perante o assunto...conservadorismo não falta.

    o problema é que (principalmente) em casa e na escola, o tema é um tabu vazio, logo a sua discussão, de forma séria e racional, é nula.

    se houvesse (como há na noruega e noutros paises civilizados) mente aberta para falar desses temas na familia, nos amigos, como tb na escola e sociedade...a simplicidade de resolução era notória, mas como existe mentes fixas...seja igreja, seja pessoas, seja oposição, seja o q for...o assunto torna-se uma espécie de chicana de palavreado não havendo um horizonte com consenso generalizado.

    prevenção é o melhor caminho, creio que todos estamos de acordo, mesmo as mentes fixas...agora os modos e/ou formas de prevenção...é que leva a um carrousel de ideias...muitas das quais inúteis.

    há uma frase da dear Tite que vale a pena sublinhar:
    "Fazer amor sem controle é a forma mais sublime de amar, mas tem que haver muita confiança face aos perigos que espreitam."


    beijinhos.
    bom fds.

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...