terça-feira, maio 12, 2009

Carta aberta...

Amiga,

Hoje escrevo-te em forma de carta. A carta que nunca te escrevi e que acredito que não te escreverei sem ser aqui.

Faz mais de dois anos que nos conhecemos por aqui, por estas ruas e vielas do mundo, mas que me fizeram bater à tua porta. Começámos a falar, a viajar por mundos de fantasia mas em mim / em nós nascia já uma amizade. Rapidamente adoptaste-me da familia, mas sabes...? Naquela altura não fazia a mais pequena ideia do que isso significava para ti... Vim a sabê-lo mais tarde, muito mais tarde... E hoje, orgulho-me disso! Sim, acredita que é orgulho mesmo.

Muita coisa se passou desde então: conhecemo-nos pessoalmente, já dancámos, bebemos, rimos, e chorámos muito juntas. Já tivemos momentos muito sérios e até de desespero, já tivemos momentos de partilha muito profunda... Continuei a viajar contigo no mundo da fantasia e a lutar contra dragões (drrragões, como alguém diria), mas principalmente neste momento sinto que viajo contigo pela vida...

Muita coisa passou... Eu não estou igual, e deixa-me dizer-te que tu também não... Estás diferente e para muito melhor, acredita. Continuas a dizer-te egoista... Se o és? Não sei, acho que todos o somos, cada um à sua maneira. Vi-te a adoptar o teu José, vi-te por diversas vezes a ter verdadeiras atitudes de preocupação e partilha... Se te vejo como egoista, daqueles que não se preocupam com os outros? Sinceramente não!

No outro dia, num momento em que precisava de um abrigo, procurei-te... E nessa sequência de acontecimentos perguntaste-me porque é que te procuro. De alguma forma percebeste que era porque não me farias perguntas... Se isso significaria que não te preocuparias, não ligarias ao que estava a passar ou sentir... Não consegui responder-te na altura, as palavras atropelaram-me o pensamento e ficaram para trás....

A verdade é que quando penso em ti penso de forma diferente do que poderia pensar de outras pessoas. Não espero, por exemplo, que me ligues a meio da semana simplesmente para saber se estou bem. As notícias correm rápido, e se não estivesse saberias... Não espero que tenhas sempre um atitude compreensiva sobre tudo o que te digo... Aliás, bem cedo mostraste-me que não eras assim, se concordares tudo bem, se achas um verdadeiro disparate: dizes e sem mais nem quês nem porquês...! Se isso é mau? Não, não é... Isso é sinceridade. Conheço-te assim, gosto de ti assim. Mas acima de tudo penso em ti como aquela minha prima que não me deixa ir para o baloiço, mas que quando eu penso que estás distraida, vou a correr abusar do teu espaço... E tu, que finges que não vês ficas deliciada por ver a minha alegria... Tu és a prima que ignora o meu sofrimento quando entro na cozinha enquanto preparas o jantar, e enquanto tento esconder as pinguinhas que me caem... Mas no momento certo sentas-te à mesa, trazes o copo de leite e o bolo e partilha-lo comigo enquanto ouves o meu desabafo. És a prima que aproveitas eu já estar a dormir para me ajeitares os cobertores e deixares lá o leite e o bolo... Tudo para poder descansar, e se acordar a meio da noite, tenho lá um mimo.
Quando eu olho para ti, vejo um desafio! Tudo na nossa amizade é um desafio e uma vitória... Um desafio fazer-te desabafar, um desafio saber mais de ti, um desafio ir pisando o risco, aquele que delimitas à tua volta... E é uma vitória atravessa-lo, aproximá-lo cada vez mais de ti... É uma vitória tornar-me da familia, tornar-me lá de casa, é uma vitória fazer-te falar de sentimentos... Dar-te um abraço é uma vitória...

Porque é que te procuro? Porque te preocupas comigo, porque me respeitas, porque me ouves e dás-me uma opinião sincera... Um opinião que respeito imenso. Para além disso sei que se entrar em tua casa com as lágrimas nos olhos e te disser que não quero falar, tu irás arranjar uma forma de me pôr a dizer disparates e a rir... Fazes-me falar de outras coisas ou até mesmo do tempo, tudo para eu não pensar... E no fim, quando estiver mais calma, saberás ouvir-me sobre tudo aquilo que me atormenta.

Sei que muita gente passa pela nossa vida e que quase todos ficam mais ou menos tempo... Todos passam, e alguns deixam as suas marcas mais ou menos profundas em nós. E é por isso que hoje, aqui, quero dizer-te que se eu tivesse que escolher alguém para ser da minha familia, se tivesse que escolher uma prima, uma madrinha, alguém para me acompanhar e/ou aconselhar... Não teria dúvidas em escolher-te a ti... tu que tens sido tudo isso, em tantas alturas, e por vezes até mais.

Deixo-te uma música, que sei que gostas, cantada por uma grande Senhora. Este é um poema que acho que te define todo ele... Com dor calada lá no fundo, mas com o passo da coragem em casa escura e, aberta, uma varanda para o mundo... O risco, a raiva e a luta de quem cai ou que resiste.

Sei que hoje escrevi demais, mas não irei cortar... Não sei se ficou piegas demais, não sei se confuso, nem tão pouco sei o que acharás... Mas fui escrevendo, e cheguei aqui ao som desta música... Hoje, no dia em que fazes 12012 dias, quero deixar-te os meus Parabéns!

12 comentários:

  1. :)

    Não sei se escreveste demais, não sei se está demasiado piegas... o que é demasiado afinal? Na bitola de quem? Na minha ou na tua? E quanto a confuso... Não! Nada confuso! :)
    Obrigada!

    Amanhã, ou mais logo sei (espero) que me ocorrerá dizer mais alguma coisa, mas para já destaco uma das muitas frases que aqui escreveste, porque é a minha cara.

    "Não espero, por exemplo, que me ligues a meio da semana simplesmente para saber se estou bem. As notícias correm rápido, e se não estivesse saberias..." - :D Eu até devia ter vergonha, mas sabes... não tenho, disse-te no inicio e era verdade, sou uma besta! ;)

    ...

    Beijo enorme!

    (Amo a voz e o poema, tu sabes isso)

    ResponderEliminar
  2. E que fique claro aqui entre nós, eu li isto:

    "Sei que muita gente passa pela nossa vida e que quase todos ficam mais ou menos tempo... Todos passam, e alguns deixam as suas marcas mais ou menos profundas em nós. E é por isso que hoje, aqui, quero dizer-te que se eu tivesse que escolher alguém para ser da minha familia, se tivesse que escolher uma prima, uma madrinha, alguém para me acompanhar e/ou aconselhar... Não teria dúvidas em escolher-te a ti... tu que tens sido tudo isso, em tantas alturas, e por vezes até mais."

    Mas vamos fingir que não, porque não faço ideia do que se pode dizer a alguém que nos diz isto...

    ResponderEliminar
  3. Pronto, já sei, vai lá andar no baloiço, que eu vou assobiar ali a varanda e finjo que não te estou a ver. ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu nem assobiar sei quanto mais assobiar à varanda... queria dizer NA varanda... dahhhhhh

    ResponderEliminar
  5. Aaaaaaahhhhhhhhhh!

    Só uma amiga linda assim para uma dedicatória destas!

    E pronto, faz anos, só pode!

    Parabéns Martinha!

    Bijinhos, meninas lindas

    ResponderEliminar
  6. Venho dar (mais uma vez) os parabéns à Marta. Desta vez, é aqui neste cantinho que o faço.
    PARABÉNS MARTA!! :)

    Quanto ao post, como o próprio título indica, é uma carta aberta, em que o coração escreveu mais do que as próprias mãos. Parabéns por isso Mana. É importante dizermos o que sentimos às pessoas que gostamos, afinal.. enquanto cá estamos é que damos valor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. a sorte mora contigo marta...
    ...teres uma grande e verdadeira amiga!

    singela mas poderosa carta virada de coração para coração!

    bonita e emotiva.

    PARABENS dear.

    bj para duas e para Pati e Fa.

    p.s. a fatia de bolo? :)

    ResponderEliminar
  8. Ora, aqui o Fontez foi ao cerne da questão: a fatia de bolo?????
    Eu quero! E desta vez não aceito desculpas (nenhuma desculpa)....

    ResponderEliminar
  9. Ora aqui está a história duma linda e desinteressada amizade.

    Que continue assim por muitos mais anos.

    Já agora cá vão os meus parabéns à Marta com muita alegria e saúde a rodos.

    PS - Gostei de ver a Simone mais e Madalena que era a minha artista favorita porque todos diziam que eu era parecida com ela. Coisas de juventude...

    ResponderEliminar
  10. Beijinhos para as duas que são seres especialissimos!

    Muitos Parabéns à Marta!

    ResponderEliminar
  11. Olá Catiazinha!

    Parabéns à Marta! :)
    ... e parabéns a ti pelo post maravilhoso :)

    Bjinhos para as duas :)

    ResponderEliminar
  12. A Marta merece os parabéns por mais um aniversário... mas tu mereces os parabéns por seres amiga que és e que ~demonstra o carinho por quem gosta.

    Beijinhos para as 2!

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...