quarta-feira, dezembro 24, 2008

O verdadeiro Natal...

O João é um Sem Abrigo de Lisboa. Lá vinha ele com as suas vestes cinzentas, chapeu preto e com uma barba branca que lhe tapava todo o pescoço e pouco descobria da cara. Vinha do jardim, com uma flor na mão e uma verdura a acompanhar. Entra no espaço semi-vazio e diz em tom teatral:
- Hoje entrei pela porta do cavalo! Não entrei pela porta principal... - Denunciando o pequeno "crime" que tinha cometido.
- Foi?! Mas pelo menos traz uma flor... - respondeu a senhora que estava ao meu lado.
- E sabe como se chama esta flor? - Aproximando-se de nós, continuando com a sua forma teatral de falar - São tantas as Senhoras- que não sei a quem dar a flor. Mas dou um beijinho a quem souber o nome da flor.
Algumas de nós ainda tentámos dizer o nome, mas a maioria apenas dizia "não sei" ou abanava com a cabeça de forma negativa.
- Pois bem - disse ele - Fui perguntar à minha amiga Sara, florista, que flor era aquela mas que também não sabia. Florista e não sabia?! - Exclamava ele indignado. Mas continuou - Mostrou-me então um compendio de botanica e estivemos a ver e esta flor em latim chama-se ******is( sinceramente não consegui decorar o nome), mas mais conhecida por Não Sei.
Terminou e deu uma gargalhada. Nós todas ficamos a olhar para ele e depois desatamo-nos a rir também. Desejou-nos um Feliz Natal, mas que tinha que ir jantar porque esperavam-no lá dentro.
A cena teatral seria perfeita se não fosse interrompido pelo actor João Ricardo (este real e conhecido da nossa praça) que o queria conhecer (o João Ricardo ao João). Estiveram a falar um bocadinho ali a nossa frente, quando o João virou-se para o João Ricardo e disse num tom mais alto e novamente com a sua voz teatral:
- Agora tenho que ir, que esperam por mim para jantar, depois voltarei para dar autografos! - E seguiu-se nova gargalhada geral.


Pela conversa que estava a ter o João, o Sem Abrigo de Lisboa, é alguém culto e que por este ou aquele motivo foi parar à rua, onde reside. Aquela noite, no passado domingo, foi a sua ceia de Natal, com um prato de comida quente: Bacalhau, legumes e ovo, com arroz doce de sobremesa. Neste Natal lembrem-se do João, do Sem Abrigo de Lisboa, quando tiverem à vossa frente uma mesa farta, cheia de comida e doces, e pensarem que não gostam desta ou daquela comida, ou deste ou daquele presente. O Natal não é consumismo, presentes, e comer a perder de vista! O Natal é a celebração do nascimento de um Menino que nasceu pobre, sem luxos alguns. Natal é amizade, fraternidade, é familia, é sorrir... O João no meio da sua miséria brincava e sorria. Sabio como mostrou ser, talvez saiba bem melhor o que é o Natal que todos nós...

Desejo a todos vós um Santo e Feliz Natal junto da vossa familia, amigos ou pessoas que querem bem. Muita fraternidade e paz para todos vós.

CA

12 comentários:

  1. :) Um Feliz e Santo Natal para ti...infelizmente há muitos sem abrigo...mas muitas vezes nem imaginamos a cultura e os ricos seres humanos que eles escondem....beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estava à espera que contasses como tinha sido a experiência. Contaste um episódio rico. O João é que tem razão: no meio da miséria consegue encontrar humor em pequenas coisas, consegue rir. É mesmo para reflectir.
    Um beijo imenso de bom Natal. Chuac.

    ResponderEliminar
  3. Linda!!

    Feliz Natal, que seja verdadeiro...cheinho de Jesus!


    bjtssssss

    ResponderEliminar
  4. boa tarde!
    o sem abrigo da minha cidade faleceu há poucos dias. sempre reflecti o quanto estas pessoas devem sentir-se mal amadas para optarem viver na solidão e ao relento, pois neste caso não faltaram oportunidades e ofertas em qualquer altura do ano para lhe proporcionar uma vida mais confortável.
    um santo natal para si e para os seus.
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Um Santo e Feliz Natal para ti, querida amiga....e toda a tua familia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Linda... vim deixar-te um enorme beijinho... daqueles que contam como gosto de ti e te desejo uma Felicidade imensa.

    Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  7. Olá catiazinha! :)

    Como já te disse, gostei muito do texto! Um cenário realista mas ao mesmo tempo natalício!

    Beijinho grande e obrigada pela partilha!

    Desejo-te um feliz natal!

    ResponderEliminar
  8. Pois.. eu também fui uma das que acertei no nome lolol
    Foi sem dúvida um episódio fantástico... Também já o contei cá por casa!
    Beijos amiga a tua companhia foi excelente!

    ResponderEliminar
  9. Espero que o Natal tenha sido excelente. Continuação de festas felizes!
    Um abraço,
    Armanda

    ResponderEliminar
  10. Bela história que nos leva a pensar melhor no Natal, mas também que por vezes passamos por pessoas a quem não ligamos e nos podem dar lições de vida importantes, como estar alegre mesmo no meio das provações.

    Um Novo Ano cheio das bençãos de Deus para ti e todos os teus, minha amiga Cátia.

    Abraço amigo em Cristo do
    Joaquim

    ResponderEliminar
  11. Minha lindinha!
    Trazes uma história real que nos deve fazer pensar.
    ..."um Menino que nasceu pobre, sem luxos alguns" mas nasceu para nós, para nos salvar de todas as nossas misérias...
    no entanto, falta-nos tanta da sabedoria e discernimento necessários a entendê-lo!

    Continuação de Boas Festas de Natal para ti e para a tua família

    "Paz na terra aos homens de boa vontade!"

    Beijinhos no AMOR desse Menino, Luz que veo ao Mundo para iluminar as nossas trevas!

    ResponderEliminar
  12. Este post eu já tinha lido, mas só na diagonal, daí não ter comentado.
    Agora li. Mesmo. E assino em baixo. Natal é isso mesmo que dizes. Espero que o teu, embora o saiba não perfeito, tenha sido mais quente este ano, pelo experiencia, pela "graça" de conhecer o João.

    Beijo enorme e aquele abraço!
    (Estou orgulhosa de ti!)

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...