domingo, junho 17, 2007

Desafio - Livros

A minha amiga Flor - O desabrochar de uma simples flor - lançou-me um desafio: dizer e recomendar alguns livros... Uiiii e o que ela foi desafiar-me... Os livros são a minha paixão se bem que não tenho tido muito tempo para ler...

Fui agora ao meu quarto ver quais os livros que tinha lido recentemente e quais os que recomendaria... E seriam tantos... Bem, mas não podendo recomendar todos, deixo os mais recentes, e os futuros.

1 - Os que me acompanham sabem qual seria o livro que colocaria aqui em primeiro livro: "A criança que não queria falar" de Torey Hayden. É dos livros que mais me marcou, por ser retrato de uma historia real... Eu li-o em dois bocadinhos e fez-me refletir imenso, fez-me ver que existe uma realidade muito diferente do que aquela que eu tenho... Abriu-me o coração.
(http://cticho.blogspot.com/2007/03/cativar.html)

2 - O ultimo livro que li: "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry. Foi-me oferecido pela Tarina depois de ela descobrir que apesar de eu amar livros, nunca o tinha lido (sim é verdade, eu confesso...). Li-o também num bocadinho após um jantar que tivemos as duas... Que bom é cativar, não é?? É um livro para todos...

3- Um livro que já li há uns tempos mas que me surpreendeu bastante: "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago. Às vezes ficamos cegos sem perceber... e tantas outras vezes temos que nos fazer de cegos para continuar?

4- Não poderia deixar de listar um livro de poemas que tenho pertinho da minha cama: "Sonetos" de Florbela Espanca. Muito bom para (re)ler sempre que apetece...

6- Um livro que mudou-se para a minha mesa de cabeceira nos ultimos 2 meses foi: "A Biblia". Sabem como tem sido o meu (re)encontro com Deus. É bom poder ler as suas palavras sempre que sentimos essa necessidade.

5- Agora em tom de partilha, e falando a verdade, sabem que livro leio? "Geografias da Saúde e do Desenvolvimento" da prof. Paula Santana. É o livro que carrego todos os dias comigo... É certo que ainda "não o li" mas já o consultei... Espero ganhar coragem e le-lo durante a proxima semana. Ser-me-á util para a tese, espero eu...

6- O proximo livro a ler será, sem duvidas: "A Saga de um Pensador" de Augusto Cury. A minha querida Patricia (More Than Words) falou-me no livro, e então comprei-o para o lermos juntas ;)

7- Tenho muitos livros em lista de espera... Não sei ao certo qual será o proximo... Mas poderá ser "Evangelho segundo Jesus Cristo" de José Saramago; "Memórias de uma Gueixa" (livro que tinha reservado para levar para UK, mas que já não será necessário...); "O perfume"... Mas sei que existem muitos livros que estão em fila de espera e que também os lerei, provalemnte muito antes destes que referi aqui. São livros sobre Urbanismo e Planeamento, a minha paixão...

Desafio 3 pessoas para dar seguimento a este desafio:

- Patricia - More than words... - porque é uma pessoa especial... (não te esqueças que o teu proximo livro será o nosso...)
- Ofélia - Funny Learning - É sempre bom ter recomendações de uma professora...
- Tarina - Mia Gato!... Miau. - Porque é uma apaixonada como eu.

Flor tinha que responder ao teu desafio, neste dia especial para nós. Um beijo e aquele abraço...

20 comentários:

  1. OLÁ AMIGA DO MEU CORAÇÃO! :)

    "NÃO É PRECISO PROMETER QUE SERÁS "UM AMIGO PARA SEMPRE". BASTA SÊ-LO. BASTA DIZER "SIM" AO DOM QUE CADA UM É PARA O OUTRO E AQUECER-SE NO CALOR DESSE MILAGRE."

    (Não prometemos nada uma à outra.... mas não sei porquê!.. tenho a certeza que seremos amigas para sempre!.)


    "ABRAÇA O TEU AMIGO.
    O TOQUE ENTRE AMIGOS
    É SAGRADO, PORQUE FAZ
    A LIGAÇÃO ENTRE O CORPO
    E A ALMA."

    (Como foi bom, amiga, darmos aquele abraço apertadinho! :D)

    "ELEGEI UMA DATA DE ANIVERSÁRIO
    PARA ASSINALAR O NASCIMENTO DA
    VOSSA AMIZADE. QUE SEJA UM DIA
    DIFERENTE..., DE RECORDAR E RIR, DE CHORAR E SONHAR O FUTURO, COMO SE FORA A MAIS BELA FESTA DE ANIVERSÁRIO."

    (De rir... de emoções... de partilhar sonhos... de recordar... DE RECORDAR NOS NOSSOS CORAÇÕES..... ESTE DIA, O DIA DE HOJE :D)

    Meu amor, foi uma tarde tãooooo agradável... bonita...tranquila... uma tarde de partilhas... de emoções vividas com sinceridade nos nossos corações. Tiramos um pedaçinho, ao tempo que Deus nos concede... para estarmos juntas e foi tão bommmmm. :D

    Se já gostava de ti, se já te queria bem.... então agora... ainda mais gosto! :D

    Dorme bem, linda e que Deus vele pelo teu sono. E uma boa semana de trabalho.

    Da amiga sincera com estima, carinho e admiração

    Flor :))

    ResponderEliminar
  2. Um amigo:

    Não tem de decidir o mesmo que eu...
    Não tem que gostar da mesma música que eu...
    Não tem de pensar como eu...
    Não tem de agir como eu..
    Não tem de ir aos mesmos sítios que eu...
    ...apenas e só apenas..
    me aceita e gosta de mim por ser COMO SOU!!!

    (A diferença é saudável, o importante é entendermo-nos.)

    Goto muiiiiitoooo de TUUUUU Cátia minha doce e querida amiga do meu coração. :D


    Tua Flor

    ResponderEliminar
  3. Bem...o Princepizinho é mesmo um dos meus livros de eleição :)

    A Biblia sempre esteve e estará na minha mesa de cabeceira...

    E ao lado para além de todos os livros que tenho numa pilha para ler está o da "Criança que não queria falar" que comprei por falares tanto nele e em breve leio...prometo ;)

    Livros...uma perdição.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, a Bíblia é o meu manual de vida e por mais que o tempo passe a palavra de Deus nunca passará

    bj e um bom dia

    ResponderEliminar
  5. Linda bom dia passei logo, logo cedinho, para fazer o meu tempo com Deus e agora aproveitei para vir aqui deixar beijinhos e desejar-te um dia abençoado.
    Dos livros que falas só conheço a Bíblia, meu manual, e o Principezinho, uma doçura.
    Linda se calhar ainda dormes por isso saio sem fazer barulho.
    Beijocas.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  6. Embora não tenha sido incumbido da tarefa, e porque passei aqui pela primeira vez, venho expressar que dos livros que muito bem mencionas, já tive oportunidade de ler e reler: SONETOS-F.Espanca, ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA-Saramago,
    O PRINCEPEZINHO-S.Exupéry.
    Paralelamente das obras que já tenho lido, embora as considere todas de eleição, faço destaque para as seguinte cinco:
    - VINDIMA DE SANGUE-Alves Redol
    - ESTEIROS-Soeiro Pereira Gomes
    - CAPITÃES DA AREIA-Jorge Amado
    - MAKTUB-Paulo Coelho
    - O CORCUNDA OU O PEQUENO PARISIENSE-Paul Féval.

    Bjs
    Pepe

    ResponderEliminar
  7. Olá Cátia,
    Deixei um comentário á tua pergunta no meu cantinho
    :)
    beijinhu

    ResponderEliminar
  8. Olá Cátia
    gostaria de te agradecer a simpatia das palavras que usaste no teu comentário ao meu último post.
    Tenho todo o gosto em que me trates por tu, eu já o faço contigo.
    Aproveito para dizer que acho que deves ser uma pessoa especial e que lamento que os teus projectos de vida( penso ) tenho que ser adiados. Certamente tudo se resolverá.
    Quanto ao desafio é aceite de bom gosto. Sou uma leitora compulsiva e se fores ver alguns posts anteriores eu já dediquei alguns ao assunto.
    Apenas não sei se serei capaz de responder de imediato , pois como ccordenadora de secretariado de exames, vou ter pouco tempo nos próximos dias.
    As sugestões serão publicadas logo que possa.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  9. e...já fiquei a saber quais as tuas preferencias literárias... (hi hi hi, miudaaa a falar em adulto_mode)...
    Hoje o que quero mesmo é deixar-te um querer de miudaaa. Um querer sincero e sentido. Um querer que quero que acredites e que percebas que HAJA O QUE HOUVER... o mundo está NAS TUAS MÃOS.

    bOaaa? acreditas??? palavra de miudaaa!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=yG7334OWRkg

    Copia este Link e Vibraaa, com as palavras!!!

    Depois diz-me se gostaste.

    Um beijo da miudaaa

    ResponderEliminar
  10. Maninha linda,
    o desafio foi aceite ;)
    Amanhã tratarei disso :)

    Beijinhos grandes
    Adoro-te muito.. x(l)

    ResponderEliminar
  11. Boa escolha de livros, tb são a minha paixão, e a biblia sagrada tb é o meu livro de cabeceira.

    Beijo doce, espero que descubras de quem.

    S.F.

    ResponderEliminar
  12. Ora bem.... se não me tivesses dito, nem reparava que afinal não tinha "falado" dos livros que nos sugeres!!.. eheh estou mesmo a ficar kota...

    Sabes. ao falar do nosso ABRAÇÃO... fez-me perder o "fio à meada"... ahaah

    1º - Uma grande falha, nunca teres lido o principezinho... leste-o recentemente por sugestão de uma amiga.... este livro é intemporal... e a maioria dos portugueses já o leu...
    Eu li-o em jovem e agora voltei a lê-lo com o meu filho Pedro... os dois em conjunto...
    Engraçado, eu também o referi no meu post!
    Este livro, ensina-nos como "cuidar" da amizade...

    2º Acho que vou gostar de ler... "A criança que não queria falar"... "soa-me" a ... um bom livro... e é de certeza, se tu o dizes!!.... :)

    3º Quanto aos poemas da minha homónima Florbela... é uma leitura sempre "deliciosa e poética" para se ler... em qualquer altura do dia... em qualquer idade...

    4º Gostei e fiquei muito feliz, por a tua Bíblia... que dizes ter desde os teus 15 anos... ter finalmente "ido" para a tua mesa de cabeçeira. Só espero que não fique por ali.. só para decoração e a ganhar pó... Esse livro, minha querida filhota.... é o livro que nos ensina e mostra como realmente sermos felizes.... qual o desejo de Deus para a nossa vida... é um livro com palavras de vida... de vida eterna.. :)
    Em meu entender, este é o LIVRO POR EXCELÊNCIA... O VERDADEIRO LIVRO DA SABEDORIA. :))

    Ahh... já quanto aos "calhamaços" de "AMBIENTALISMO E URBANISMO" (será que é assim?)... muito obrigada, mas não penso ler...acho que não iria perceber patavina do que lá está escrito!! ahahah

    Bem, por hoje, já chega de literatura... recebe um beijo no teu coração e nunca te esqueças AMIGA...ESTAREI SEMPRE...MAS SEMPRE... AQUI....

    Flor

    ResponderEliminar
  13. Filhota,


    a mãe não gosta nada de te ver sem fazeres nada!!! eheheh por isso, vai ao jardim e traz de lá... os trabalhinhos de casa!!! ihih

    Goto de tuuuu

    Amiga do coração Flor :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Cátia,

    já li dois dos que falas, Ensaio sobre a cegueira e O Principezinho; relativamente ao livro "A criança que não queria falar" já olhei muitas vezes para ele como que se estivesse a pedir que o lesse, ás vezes os livros é que escolhem os leitores!!!!
    Quanto à Biblia, também a tenho, mas raramente a abro...

    Adoro ler e para mim, comojá li algures, é o alimento do espirito quando é uma boa leitura.

    Também tenho imensos livros em "lista de espera"...
    `Será agora nas férias...

    Boas leituras...

    Serenos sorrisos

    ResponderEliminar
  15. Ola nina!Gostei muito de cá passar!!!


    Bençãos de Deus, o meu grande amigo!!!!!!;);)

    ResponderEliminar
  16. Olá! Eu também fui alvo do mesmo desafio por parte da Flôr. Eu também já li "A criança que não queria falar" e sensibilizou-me imenso a história daquela criança que com o poder do amor, do afecto e da amizade, foi curando, pouco a pouco, as suas feridas e mazelas psíquicas e emocionais.
    "O Principezinho" é um dos meus livros predilectos.
    O próximo livro que pretendes ler - "A Saga de um pensador" , é maravilhoso! Augusto Cury é um dos meus autores favoritos! Depois de leres este livro, é provável que desejes ler mais obras dele. Já visitaste os meus blogs? Faz-me uma visita: http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/
    http://www.seguirjesus.blogspot.com
    Um abraço fraternal!

    ResponderEliminar
  17. VIM SÓ ESPREITAR SE OS LIVROS AINDA CÁ ESTÃO! :) EHEHEEH

    Beijos e uma noite cheia de sonhos... dos sonhos que tu quiseres minha linda Flor :D


    Tua amiga do coração


    Flor

    ResponderEliminar
  18. Linda!!!

    os livros são os nossos companheiros nesta viagem da vida!!!
    Boas leituras!!!


    beijitos!!

    ResponderEliminar
  19. Olá minha linda e doce menina, peço desculpa de não te estar a dar a atenção que devia esta semana. Sei que andas super, hiper ocupada por causa da tese, mas como sabes esta semana para mim também não está a ser fácil. Hoje é o pior de todos, Geometria Descritiva, é a prova de fogo da Marta.
    Saiu super, hiper aflita, nervosa, tremia por todos os lados, respondeu um pouco torto, o que não é nada dela, enfim saiu bastante insegura, apesar de ainda ontem à noite depois da explicação o professor ter dito que ela sabe a matéria toda, mas só de saber que esta disciplina vai servir como exame obrigatório da faculdade estava transtornada.
    Enfim Deus está no controle de tudo, Ele é o nosso bom pastor, Ele sabe o que é melhor para nós.
    Logo dou notícias.
    Beijocas e um dia muito feliz para ti.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  20. Olá Primota, voltei da praia... e voltou o sol... pois... foi cabana!
    Livros... apesar de gostar muito de ler, o tempo não tem sido muito, tenho " A ilha" para começar...
    Dos que falas, conheço 2, "O Principezinho" e "Sonetos", muito bom mesmo! A tua primeira sugestão já me tinhas feito, está para um dia destes.
    Desejo-te um dia fantástico, cheio de sol!

    Beijinhos grandes e aquele abraço!
    (tenho saudades sabes?)

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...