terça-feira, maio 22, 2007

Eu hoje (não) vi..




Hoje vejo uma mulher… Uma mulher ou uma menina, não tenho a certeza… Mas sei que a vejo ao contrário de tantos! Vejo-a caminhar pela rua, é uma mulher linda que passa mas que tenta passar despercebida…

Mas eu vejo-a e sigo-a… Caminho ao seu lado discretamente. O roxo é sinal, é sintoma, é causa e consequência. A dor é apenas um reflexo... não tanto físico mas mais psicológico... a dor da alma é a mais profunda e vincada e essa é provável que não passe nunca.

Vejo todos aqueles sonhos que foram facilmente destruídos pela brutalidade de alguém... Alguém que ela ama, alguém que pensa que mudará um dia… “mudará hoje ou amanha, mas mudará!” Hoje ele prometeu que seria a última vez, veio, chorou, implorou... e prometeu que iria ser diferente. Mas nunca é... Amanha ele voltará igual, voltará igual a hoje ou a tantos outros dias.

Fica a esperança mas fica o medo também… A fuga desta vida e a procura de uma vida melhor é a melhor solução, apesar de que na maioria das vezes o plano de fuga nunca deixa de o ser... Um plano eternamente adiado à espera da tal mudança ou da coragem, aquela que tarda em chegar. Muitas vezes a única fuga em que ela pensa é a morte… a morte dele em troca da morte dela.

Olho-a e vejo-a… Parece-me perdida. Perdida num amor que não o é, perdida na vida. Gostava de lhe dizer que a vida pode ser muito mais para além de tudo aquilo, mas não o faço… algo me impede. O que é?? Medo? Vergonha? Falta de coragem? Insegurança? Não sei…

Ela lá vai caminhando mas o tal sentimento impede-me de continuar. Vejo-a ir, vejo-a afastar-se de mim. Vai passando por entre a multidão e ninguém repara… Será que ninguém vê?! Será que ninguém repara que por debaixo daqueles óculos está o roxo, que por baixo da maquilhagem está a face inchada, está a dor?!

Ela lá vai… já nem a consigo distinguir entre a multidão, misturou-se tal como desejava. E eu fiquei ali parada… a pensar porque fiquei, porque não caminhei com ela... Continuo a não encontrar resposta…

Amanha quando comprar o jornal e vir em letras garrafais “marido mata mulher com maus-tratos!” o meu coração irá tremer. E quando olhar para a foto e vir aquele rosto familiar entrarei em choque por nada ter feito… Talvez nunca me perdoe, ou talvez siga o meu dia e passado algumas horas já me tenha esquecido daquele rosto! Muitos comentarão o sucedido e as suas causas. Falarão e continuarão a falar… Mas perguntar-me-ei então onde estavam todos eles antes? Quando ela caminhava pela rua?

Depois é sempre tarde demais…


Se presenciar, suspeitar, ou for vitima de alguma situação de desrespeito pelos direitos humanos, não hesite, contacte o gabinete de apoio à vitima mais perto de si, ou ligue o número único 707 20 00 77

34 comentários:

  1. ola amiga....ja vi...e vejo.....tds os dias..estas historias de vida...nao penses que e facil...dar licoes de vida.....nao neste mundo....onde se rumoreja a manha...o dia escorre pelos cantos do horizonte...e os gritos sao mesmo pela luz do sol...os homens que falas sao barbaros..o sorriso delas nao e facil....fazem-no como se carregassem o mundo e receassem perde-lo....eu tambem trabalho com com casos assim...e a indiferenca do mundo externo...foi dada por tds sem excepcao....liga sempre ....e uma linha segura....mas nao te esquecas...ela amanha volta...esperemos que ele nao...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!

    O teu post diz tudo o que falta no meu.
    Contas a história de quem vê sem ver, de quem cruza os braços e depois vai ao cinema para esquecer, contas a história de milhares de mulheres (ou homens) que sofrem na pele a brutalidade dos que as (os) juram amar...
    Usas um tom doce, calmo, um que eu não tenho... eu optei pelo grito surdo duma dessas mulheres!

    A forma como acabas, é excelente!

    Gostei do teu post, que é teu, com palavras tuas, bem escrito, mas desculpa-me a sinceridade, sinto-o tb um pouco meu, no sentimento que transmite, como se tivesses completado o meu...

    Por isso, mais uma vez, obrigada!

    Beijinho grande e aquele abraço!!!

    ResponderEliminar
  3. Ola bono, my friend.
    Acredito que as pessoas que trabalham com estas pessoas todos dias sentem uma revolta grande. O sorriso será sempre a custo, sim... é um rir sem rir... Espero que ela volte sim... e que ele nao. Beijinhos grandes.


    Marta, minha querida.
    Bem sabes que o tema deste post foi escolhido por ti, que o fiz como continuação do teu... O post é meu, mas sabes que teu também. As palavras são minhas mas ideias são nossas, foram trocadas na nossa outra casinha.

    Quis ter uma abordagem diferente, quis falar da necessidade de ajudar, de fazer algo... de VER!! Não pensemos nas tragedias apenas depois delas acontecerem...

    Não me agradeças querida... é um mal que afecta tanta gente... Sabes, acabei de ir tomar cafe, e tava a dar as noticias da manha. Sabes o que vi? Estava a dar uma noticia que morreram 36 mulheres vitimas de maus-tratos. Coincidencia dar esta noticia hoje?? Não creio...

    Obrigada por me chamares a falar deste assunto. São assuntos importantes e que ficam no esquecimento.

    Beijinhos grandes e aquele abraço!

    ResponderEliminar
  4. NO SEGUIMENTO DO COMENTARIO DA MARTA, E COMO "INTRODUÇÃO" AO MEU POST GOSTARIA DE DEIXAR A SUGESTÃO DE LEITURA DO POST "FUJO" NO BLOG: CONFESSO AQUI:
    http://confessoaqui.blogspot.com/2007/05/fujo.html

    ESTE É UM ASSUNTO DEMASIADO IMPORTANTE PARA QUE NÃO LEIAM... NÃO SE INTERESSEM... POR FAVOR, NÃO FINJAM QUE NAO VEEM...

    OBRIGADA!!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da forma como expuseste o problema da violência doméstica. Infelizmente ainda há muitas mulheres que são vítimas de maus tratos e homens que escapam sem castigo. Muita coisa deveria mudar...mas neste país presta-se mais atenção a outros assuntos que afinal ao pé deste são insignificantes.

    Também espero que ela volte e ele não.

    ResponderEliminar
  6. Cátia,

    É confortável não ver, muitos são os que tentam justificar as situações que surgem. Eu ouço quase sempre que a culpa é da mulher... ou pelo menos o despenalizar da culpa do homem... tenho uma vergonha enorme por ouvir semelhante coisa... quando se fala no abstracto, são monstros, quando se fala numa situação concreta sempre se arranjam desculpas.
    Ele tem as razões dele, dizem, tlv ela o tenha traído, tlv ela não seja boa dona de casa, tlv ela não lhe dê a atenção que ele merece, tlv ela gaste muito dinheiro, tlv ela não seja boa mãe, tlv ele estivesse descontrolado porque tem problemas... podia continuar... mas enoja-me...
    Que tal dizermos apenas que o agressor é uma besta, que não há motivos que o justifiquem? Que tal denunciarmos casos concretos que sejam do nosso conhecimento? É esse o nosso dever! Pois, fazer isto é mais complicado, até porque ele é agressivo... não queremos problemas!
    ...
    Em pleno séc. XXI, há muita gente a morrer vitima de maus tratos, há muita gente que mata em nome de um "amor" que eu não entendo...

    Como diz o Bono, espero que um dia ele não volte...

    Como dizes tu, espero nunca ver no jornal, um olhar conhecido, dos que fingi não ver!

    Beijos linda!

    ResponderEliminar
  7. Carracinha,

    Deveremos pensar que somos todos nós que poderemos mudar este assunto, que podemos estar atentos. Podemos ligar, falar, denunciar... Somos todos nós que podemos pôr este assunto na "ribalta"! Conto contigo. Beijinhos



    Marta,
    Como tu disseste no confesso há várias formas de expressar a nossa opinião, e por vezes apetece a que mais apetece é chama-los todos os nomes e dizer todas as asneiras que conhecemos. Mas por si só nao chega, pois n?

    Não poderão existir razões que o justifiquem.. nem a traição, nem o não ser boa dona de casa, nem o dinheiro, nada... é a integridade que está em causa.

    Ele voltará.. acredito que sempre aconteça ate que ela fuja.. fuja dele, fuja dela... ou fuja da vida! É uma pena, mas acho que ele voltará sempre... e igual a todos os dias... a todos aqueles dias imensos que passaram e que trouxeram o roxo.

    Tal como te disse no confesso, ando a pensar muito no assunto... quero que este post (e o teu post) seja apenas o principio de uma luta... Talvez amanha já me tenha esquecido, ou talvez nao... Não gostava de ser mais um como tantos... como todos!

    Mais uma vez obrigada.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Uma flor pra ti....

    ____________888888
    ____8888___88888888___8888
    ___888888_8888888888_888888
    ___888888888888888888888888
    ___888888888888888888888888
    ____8888888888888888888888
    _____88888888888888888888
    _______8888888888888888
    _________888888888888
    ______________**
    ____####______**______####
    ___#######____**____#######
    ____#######___**___#######
    ______######__**__######
    ________#####_**_#####
    Que tenhas um dia lindo!
    Beijos espalhados pelo campo de miosótis

    ResponderEliminar
  9. violencia domestica na onda do dia?
    ora marta ou ticho?
    :)

    ResponderEliminar
  10. hoje nao tenho muito tempo....alias tem sido assim desde a algum tempo para ca...e um assunto que podem sem duvida ajudar quem realmente o quer.....mas tb podem encontrar outras solucoes..que passa por um cafe...sim um cafe.,...uma conversa...sim uma conversa...um puxar de alternativas ao mundo delas...ganhar confianca ...controlar espacos de intimidade profunda...o facto de escrever sobre o assunto...ajuda...veem ideias...surgem lanos de accao....garantias sociais efectivas...voces falam de um assunto que me diz muito....acreditem...sei o que e vender a alma ao diabo....e elas acabam por faze-lo...inconscientemente...na pureza primeiro...e na necessidade....a seguir...e na pressao apos...e mesmo muito dificil acredita...amiga...veem historias sempre recambolescas e que nos fere a alma so de as ouvir...mas deixa-me que te diga ha muito que nao lia nada tao ....sei la...importante de ler e opinar...dar sugestoes....se e que as elevas ao fundo...de um ser que falas sem conheceres...e rovavelmente ate te afastas quando te cruzas....mudas de passeio?...sabes existem varias equipas de rua...odes acompanhar....e teeem td o tio de horarios...se o quiseres fazer...estou por aqui ainda....a special one for you...e para a marta tambem....

    ResponderEliminar
  11. Cátia, desculpa invadir o teu espaço, mas como o Bono me referiu no comentário dele não resisti. deixo pra ele uma pequena mensagem.

    Bono, concordo ctg, este post da Cátia é dos melhores e mais importantes para ser comentado. O assunto é grave, complicado e deve ser feito o que podermos para o minimizar. Por isso mesmo, da minha parte eu aceito e agradeço sugestões, que posso eu efectivamente fazer para ajudar?
    Gostei mt do que escreveste... mesmo!

    Beijo grande para os 2 e aquele abraço!

    ResponderEliminar
  12. Linda boa tarde. Só agora deu para passar por aqui pois estive o dia todo sem net, mas agora finalmente ela voltou. Graças a Deus.
    Adorei este post. Tema muito complicado, muito difícil de digerir, brutal, sem palavras, enfim desumano. Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança logo como pode o homem ser tão cruel? tão vil? tão desumano? Se Deus é AMOR, nós como Seus filhos só temos que transmitir e dar aos outros aquilo que eles mais precisam: Amor.
    Amemo-nos uns aos outros como Deus nos amou.
    Beijinhos suaves.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    Quando eu não aparecer logo ou durante o dia é porque algo aconteceu.
    BEIJOCAS

    ResponderEliminar
  13. E infelizmente finge-se tanto que não se ve... :(

    Beijoca

    ResponderEliminar
  14. Isto do Festival Jota tem a ver com a Banda Jota da Guarda?! Eles sao fantasticos.

    Conheci-os cá em Braga e partilhei muitas vivencias com eles nas Jornadas Mundiais da Juventude na Alemanha :)

    "Braços no ar para gritar...braços abrir para acolher...braços em cruz para dizer... aqui, aqui está Jesus"lalala.


    Peço desculpa pelo comentário não se relacionar com o post :/

    Bj

    ResponderEliminar
  15. Querida Cátia, seria bom se pudessemos dizer que "Eu hoje (não) vi", mas a realidade é bem mais ao contrário, naturalmente que o nosso papel principal é contribuir para que essas situações cada vez aconteçam menos no entanto quando acontecem e nós as conhecemos temos o dever de as denunciar a quem de direito.
    Parabéns pela tua coragem para nos fazeres reflectir sobre este assunto.
    Beijinhos no coração.

    ResponderEliminar
  16. Linda!

    Este é um assunto muito IMPORTANTE e cabe-nos a todos nós denuncia-lo!
    Parabéns pelo post!

    Beijinhos á menina da Dinha!!!

    ResponderEliminar
  17. Linda passei para te deixar beijinhos, antes que a net possa ir embora.
    Hoje é um dia muito especial para mim.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Muitos beijinhos,
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  18. Eu ontem li este teu post, como sabes, e contei-te algo muito pessoal, e com uma amiga minha, nós podemos ajudar sim, mas por vezes não querem a nossa ajuda, graças a Deus que esta minha amiga, a pouco e pouco está a ultrapassar o problema e que agora está mais ou menos bem, mas apesar de tudo está no nosso direito ajudar sim, e não virar-mos o rosto e fazer de conta que não existe.


    Beijoquinhas doces

    ResponderEliminar
  19. Linda boa noite. Vim deixar-te beijinhos de boa noite e agradecer a tua visita tanto ao meu cantinho como ao do maridão. Obrigada amiga. Desculpa eu não te estar a dar tanta atenção mas hoje e amanhã vai ser um corre corre, pois estou a preparar as coisas para Sábado, deverão ser umas 50 pessoas, entre adultos e seus filhotes.
    Anita (amor fraternal)
    Linda uma noite descansada,
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  20. Permitam-me falar do que sei e vivi!!Nesta área eu sou a professora e vocês as alunas que faltam ás aulas,e nada sabem!!!!ou melhor,sabem,mas muito pouco.
    Desculpem - me por colocar as coisas desta forma, mas não tem limites a minha dor.
    Falar deste assunto é demasiado difícil, porque não há palavras que consigam descrever o sofrimento de uma vitima de maus tratos psicológicos(o meu caso).
    É completamente impossível fazer com que as pessoas,mesmo as que para isso estudaram,entendam a dimensão do problema.Lamechices!!!!Qualquer pessoa vulgar,só avalia o que é mensurável,ou seja aquilo que se vê (as marcas)O que não se vê,não existe e ponto final...Uma mulher agredida,infeliz e deprimida, é no mínimo para a sociedade,uma pessoa tonta,sem interesse e de mal com a vida.
    Claro que a mulher vitimizada não conta nada a ninguém,porque ela própria se questiona sistematicamente se os maus tratos diários não são o corolário da sua péssima actuacção,como dona de casa,profissional,mãe,filha,irmã,esposa,amante e o que mais inventarem para a mulher fazer,sempre e bem, e com cara alegre.
    A minha revolta é enorme,pois procurei ajuda e todas as portas se fecharam, porque ele era um tipo prestável,simpático, cheio de boas qualidades, aliás como quase todos os agressores o são.
    Nem lhes vou contar como foi a experiência com a APAVE!!apenas lhes chamo com todas as letras«HIPÓCRITAS»MULHER NÃO AJUDA MULHER.
    Se hoje estou viva e livre,foi obra minha e das minhas filhas, que agora são adultas e a viver as suas próprias vidas.Fomos as únicas a viver este pesadelo, e teríamos que ser apenas nós a afastá-lo, e conseguimos!! embora carregadas de cicatrizes.
    Contudo quero dizer-vos que o agressor é agressor,mas não se apercebe do mal que está a inflingir aos que mais ama,porque durante a socialização em casa dos progenitores, foi esse o ambiente que vivenciou e interiorizou,não sabe ser de outra forma.
    Acreditem que também sofre e chora!!!!
    Este assunto é para mim demasiado penoso,mas se quiserem colocar questões que de alguma forma possa ajudar alguém a sair, antes de pensar no fatídico suicídio, disponham
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. ANONIMO,

    Agradeço imenso o teu comentário aqui. Sei, sinto que é um assunto muito penoso para ti. Vejo marcas que ficaram e que provavelmente ficarão para sempre. Mas sei também que este teu comentario poderá tocar no coração de alguem que por aqui irá passar e que esteja nessa situação. Poderá ganhar coragem e falar... ou poderá saber de algum caso e denunciar...

    Este post veio na consequência de um outro no blog da Marta (http://confessoaqui.blogspot.com/2007/05/fujo.html)... Em conversa decidimos fazê-los, decidimos fazer algo... falar e se possivel ajudar alguém. Não sabemos como fazê-lo, não sabemos como começar... mas sabemos que não conseguimos passar indiferentes a esta realidade.

    Gostava muito de falar contigo sim, mas não sei como o fazer, como chegar até ti, por isso deixo-te o meu contacto: catiaazenha@gmail.com. Peço-te, com o coração apertado, que me envies um email, gostava de colocar algumas questões até, como dizes...

    Agradeço novamente o teu comentario, a tua sinceridade e a tua partilha. Acredita que foi para ti que eu escrevi este post.

    Fico a aguardar noticias tuas.
    Beijinhos de coração aberto.

    ResponderEliminar
  22. Cara anónima,

    Começo por lhe agradecer o seu testemunho, não estou em casa, mas sinto-me em casa, por isso lhe agradeço!
    É verdade que nós somos alunas, numa escola em que parece ser a directora, mas infelizmente devo dizer-lhe que assisti a algumas aulas... não muitas... preferi chumbar!
    Chamo-me Marta (por aqui apenas). Comecei o meu blog para falar de uma história minha antiga, apenas para finalmente a contar e esquecer!
    Quando era ainda uma miúda amei um miúdo, que me amou, tenho a certeza de que ele me amou... foi em tempos a criatura mais doce que conheci... mas não lho dizia, não sei se por medo, se por vergonha, se porque o achei seguro...
    Descobri um dia que ele consumia cocaína. Nesse dia a minha vida mudou, temi por ele, confessei que o amava... mas ele já não era o mesmo. Culpou-me pelo vicio dele e eu aceitei a culpa... mas ele não saía, mesmo tendo-me com ele... por isso eu resolvi seguir a minha vida. Aconteceu nessa altura, que ele achou que a minha vida só valia alguma coisa se fosse com ele. Começaram os telefonemas anónimos, as ameaças... de morte...
    Ele nunca me agrediu fisicamente, mas juro que preferia ter apanhado um ou dois estalos... provavelmente teria tido menos “sonhos” nos últimos 10 anos...
    A minha história é um pequeno nada, mas eu também tive medo, também tive vergonha, também me calei...
    Contacte-nos... ajude-nos a ajudar... ajude a que alguém possa ter a ajuda que não teve...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Cátia, gostei imenso do apelo que fizeste...
    É preciso mesmo estarmos atentos... e, sem hesitação, procurar ajuda para estes mundos tão difíceis...
    penso sempre que todos buscamos Deus, por caminhos, às vezes, tão estranhos, tão perdidos... nos nossos desejos mais profundos é sempre a Ele que procuramos.
    Procuramos, vivemos, e porque tantas vezes não O sabemos procurar...sofremos imensamente, quando não acertamos com o caminho.
    Por isso é que, quando andamos serenamente felizes, em paz, temos a certeza de que estamos no caminho certo, seja ele qual for.
    Temos um coração que foi "construido" para amar... e vamos fazendo-o, imperfeitamente...
    o modo é imperfeito, mas o acto - amar - só poderá ser sempre sublime. Porque amar é isso, amar...
    E amar é olhar nos olhos, é escutar, é acolher, mas mais que tudo é respeitar e ver o outro como um totalmente outro que vive e respira e ama também, sem o possuir, porque o outro é sempre e só de Deus.
    É urgente denunciar a violência
    É urgente dizer: Não, chega, está mal
    É urgente dizer: Paz
    É urgente... AMAR

    deixo-te um abraço, Cátia, muito grande neste Deus-Todo-Amor

    ResponderEliminar
  24. Linda voltei antes de me recolher só para te dizer que coloquei no meu cantinho a tal mensagem que te falei que o senhor a meio da mensagem começou a chorar.
    Agora vou, sem primeiro te dizer que é muito bom as pessoas darem o 1º. passo, que é falarem dos seus problemas, é mesmo muito bom. E tu estás a conseguir isso, linda. Ainda bem que colocas-te este tema.
    Fica bem. Fica com Deus
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  25. Boa noite
    Eu sou a anónima que lhe deixou o testemunho na 1ªpessoa, ácerca de violência doméstica.
    Como contactar-me?
    Já o fez para o meu e-mail-margadivo
    O meu espaço recém criado é
    vidamarga.blogspot
    Também fui eu, na qualidade de anónima que lhe dei os parabéns no Sábado passado. Uma das minhas filhas tem o seu nome, e talvez por isso tenha criado uma certa empatia.
    Apareça
    Beijinhos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Passei para te deixar um beijo bem escondidinho entre as pétalas de uma miosotis.
    Até amanhã

    ResponderEliminar
  27. Venho desejar-te um raio de sol, neste dia tão embrulhado.


    Beijocas

    ResponderEliminar
  28. Linda bom dia ou melhor boa tarde. Ainda não tinha dado para passar por aqui hoje. Estou super, mega, hiper atrapalhada com coisas para amanhã. Deus está no controle de tudo. Só peço que o tempo melhor para que a criançada posso aproveitar bem o espaço lá fora.
    Linda um dia maravilhoso e um óptimo fim de semana.
    Beijocas.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  29. Quando leres isso no jornal não tremas por essa que se soube, treme sim por aquelas que escondem esse sofrimento com medo das criticas da sociedade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. Querida Catia,
    Vai ao meu cantinho,tenho la uma surpresa para ti.....
    Bom fim de semana
    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  31. Linda boa noite. Calculo que já estejas a descansar, mas acontece que só agora me sentei, sim sentei pois tenho andado de um lado para o outro, num corre corre sem parar.
    O dia hoje foi maravilhoso, em todos os sentidos. Deus nos deu um dia lindo, sem chuva, depois de ontem ter chuvido a cântaros aqui por esta zona, foi cheio de surpresas e muita emoção. Lágrimas de muita alegria e de termos noção de quanto somos importantes para os nossos amigos / irmãos. Deus faz tudo bem feito. Tudo é puro o que vem Dele.
    Como eu tinha comentado ontem estava a fazer um super, mega bolo surprise para o meu maridão e assim foi. Conseguimos que ele saísse por uns tempos da sala onde comemos e quando voltou cantámos os parabéns a você em coro ensordecedor. Ele ficou bastante contente e emocionado, mas a surpresa maior foi quando eu ia começar a cortar o bolo dele, aparecem os meus filhos e os meus cunhados com outro bolo a cantar os parabéns pensando eu que seria outra vez para o Ricardo, quando não é o meu espanto e começam a rodear-me e a cantarem os parabéns a mim. Fiquei sem reacção, porque realmente eu este ano não fiz bolo de anos para mim e os meus filhso ficaram um pouco tristes. Como tinhamos passado o dia fora achei que não havia necessidade disso, mas eles não esqueceram. Foi realmente uma boa surpresa, mas mais ainda foi que antes de começar a reunião própriamente dita e da Dra. Bertina falar também (uma benção), a minha filha Marta resolveu presentear-nos com uma demonstração em powerpoint desde o casamento dos meus sogros, passando pelo nascimento do Ricardo e o mesmo comigo, até nós começarmos a namorar, casar e nascerem os "pimpolhos Marta e Paulo". Foi de ficarmos KO. Deus nos tem dado bençãos muito grandes mas os filhos têm-nos dado muitas provas de amor por nós. O amor que passamos a eles diáriamente e que vem de Deus eles têm guardado isso no seu coração e agora o demonstraram perante todos os nossos amigos o quanto amam os seus pais. Foi a melhor benção que hoje podiamos ter recebido.
    Linda já te macei muito aqui no teu espaço mas como eu sabia que estavas em "pulgas" para saber novidades vim logo correndo para te contar.
    Obrigado pelas tuas orações linda. Sei que sabias da minha preocupação para que tudo corresse bem.
    Beijinhos suaves embrulhados em muitos abraços,
    Fica bem. fica com Deus.
    Agora já posso voltar ao blog com mais tempo.
    Anita (amor fratenal)

    ResponderEliminar
  32. NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA!

    Mas existem muitas outras formas de violência doméstica, que não só a física!

    Parabéns por abordares este tema. Eu "conheci" mulheres vítimas de violência e também, alguns, muito menos, claro, homens na Apav... cresci muito com esses contactos...


    Beijocas


    Flor

    ResponderEliminar
  33. Ao não se denunciar a situação... estamos, de um certo modo, a ser cumplíces!

    Linda, tentei "descobrir" o teu e-mail neste teu cantinho e... nada!! :D

    Gostaria de te dar um número de telefone especial...

    Quanto ao poderes ajudar, SERIA ÓPTIMO, a APAV, precisa tanto de voluntários! Conheci, tantos jovens, que depois de terminarem os seus cursos, "deram um pouco de si e do seu tempo", para ajudar o seu próximo... como seria bom, que também tu, minha doce amiga, pudesses dar a "tua mão" a este projecto de ajuda concreta, ajuda real... ajuda que realmente existe no nosso País! :D

    Tenho a certeza que seria para ti, uma experiência enriquecedora, uma experiência que te faria "estar próxima" de pessoas que .... PRECISAM DE TODOS NÓS! :D

    O e-mail do meu emprego é: florbela.alves@forpescas.pt (este, tenho-o aberto todo o dia, podes escrever quando quiseres :D, a dar-me o teu e-mail, tá? )
    Amiga, vais ver, que ao tomar contacto "real" com esta realidade, atravês do voluntariado, olharás a vida e agradecerás a Deus, tudo o que tens, com outros "olhos", com outras certezas...

    Que a VIDA TE SORRIA SEMPRE!


    Abraçinho colorido e perfumado da Flor :D

    ResponderEliminar
  34. É doloroso ler isto sabes amiga.. fico sem reacção... sem palavras.. sem... sei lá... suspiro e como este é um mundo que ainda não fez parte do meu custa-me conseguir sentir o que pse passa com estas pessoas... Gostava de poder ajudar... sim claro que sim... temos esse dever... o número é sempre bom registar...

    Foi bom teres tocado neste tema..

    =^.^=

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...