domingo, maio 06, 2007

Carta para ti...

Mãe,

Escrevo-te esta carta hoje, neste dia que dizem ser teu... Esta é a primeira carta que te escrevo... Sim, bem sabes que o é, nunca o fiz antes e hoje faço-o aqui, de forma cobarde e sabendo que não a lerás.

Tu és aquela que me carregou durante 9 meses, que me sentias e que mais me conhecias. Mas sabes que desde logo Deus quis que eu partissse, que te abandonasse... Mas Ele também quis que eu regressasse para junto de ti, mas vim diferente... já não me conhecias como antes, eu tinha crescido, tinha mudado... Depois, com os meus 3 anos surpreendi-te com a minha independência, eu sei que sim porque ainda hoje falas disso... Nessa altura coloquei os pés ao caminho e nem olhei para trás. Sei que julgavas que iria chorar, que iria chamar por ti, que quereria voltar contigo, mas não o fiz... Se o caminho era em frente, então era em frente que caminharia! Nesse dia começou a nossa separação, era a segunda em apenas três anos de vida, mas desta vez eu não voltei... eu segui sempre. Fingi que te levava comigo, que ias ao meu lado, mas não... tu sabes que não, tu sentes que não!

Por me sentires tão independente, achavas que sabia por onde caminhava então deixaste-te de preocupar com o caminho... Pensavas que o barco iria sempre dar a bom porto. Mas será que era mesmo assim?! Eu queria-te comigo, queria que me tivesses ajudado a ver os mapas, a definir a rota... Mas tu deixaste-me ir, deixaste que fosse eu a fazer tudo. Pior ainda, exigias que assim fosse, mas exigias principalmente que não me enganasse na rota, que fosse sempre a rota perfeita.

No auge da minha adolescência ainda tentaste uma aproximação... Seduziste-me e eu caí no teu jogo (tinha tanta necessidade de acreditar que poderia ser verdade...). Mas assim que te entreguei o coração colocaste uma faca no meu peito e mataste, com esse gesto, toda a minha confiança por ti.

Agora que sou adulta, reclamas o tempo que não te dou, a atenção que não tenho, as palavras que não te digo. Não te respondo... ou melhor, respondo-te com um olhar de admiração: Que amor queres que eu te dê?!! O amor daquele abraço que tu nunca me deste?!! Aquele amor que surgiu das conversas que nunca tivemos?!! Não mo deste a conhecer, por isso não sei do que falas...

Sei que me respeitas e te preocupas comigo. Sei que nunca me faltou nada de material, acredito que me ames até, (afinal és minha mãe e não é essa uma das condiçoes de se ser mãe?? Amar sempre os seus filhos??), assim como acredito que aches que eu não te amo... Tu nunca mo disseste e nunca to disse... Sei que ainda não é hoje que o ouvirás de minha voz... Mas fica a esperança que um dia, na alegria de um momento feliz, ou com a chegada do tal abraço que espero desde que nasci, eu te consiga dizer de forma sincera: "Amo-te mãe!".


Desejo um optimo Dia da Mãe da todas as mãe maravilhosas que por aqui passam, e a todos os filhos que sabem e dizem o quanto amam as suas mães!

CA.

28 comentários:

  1. Maninha querida do meu coração,

    Gosto muito da forma como escreves... Escreveste com o coração, por isso não custou nada, se calhar até custou... Mais uma vez, tocaste-me! Eu sou tu, lembras-te? Sinto tudo o que sentes...
    Tenho a certeza que a tua mãe te ama muito, porque é impossível não gostar de ti! E sei que tu a amas muito muito, e que se calhar até gostavas de lhe dizer isso, mas falta-te confiança... Sabes maninha, fazia muito gosto que os vossos corações se encontrassem, sei que serias mais feliz... Nunca é tarde linda, a vida são dois dias e não os podemos desperdiçar..! Temos que dar muito valor àquilo que vivemos, eu também não dei anteriormente, depois ficam recordações! Força querida...!

    adoro-te

    Beijinhos e aquele abraço apertado

    ResponderEliminar
  2. Linda!!
    Bem sabes como as tuas palavras me tocaram...
    Ao le-las lembrei-me de um poema que fiz h+a algum tempo e que dediquei a uma menina...hoje dedico-o a ti, também:

    Para ti Menina
    ==============

    Do frio pode brotar o calor,
    No teu sorriso de menina,
    Eu vi esse calor,
    que mais não é que Amor!
    Esse Amor sem medida,
    que às vezes nos é recusado,
    mas quanto mais recusado
    mais ele brota em nós,
    como uma fonte,
    onde todos podem beber!!
    È lindo o teu Amor...Menina!
    Encanta e encantas!
    Como a brisa que nos beija no rosto,
    e depois parte!
    Como o vento que sussurra,
    que nos traz notícias longínquas,
    e depois parte!
    Como o pássaro que nos canta,
    e parte!
    Porque a vida é um constante embarque
    e desembarque,
    de chegadas e partidas...
    Mas, o mais importante da vida,
    são as marcas que vão ficando
    no nosso coração!
    E as marcas da Amizade,
    perduram no tempo,m tornam-se eternas!
    È por isso que os Amigos estão sempre connosco,
    por mais longe que estejam,
    pois estão no nosso coração!
    È aí que também já tens o teu lugar, Menina!


    Beijinhos no teu coração lindo!

    ResponderEliminar
  3. Querida patricia, a minha maninha do coração...
    Tu sabes o que sinto, tu sabes... escrevi este post com o coração sim, e por isso custou... custou muito... mas a dor é o que torna verdadeiro, lembraste? Quanto ao resto, não sei... o futuro o dirá.
    Adoro-te mt querida, tem um bom dia com a tua mama.


    Elsa, minha querida e doce madrinha...
    Adorei as tuas palavras, o poema tocou-me muito.. tu sabias.. As minhas palavras são aquelas que não se tem coragem de dizer, aquelas que prendemos no coração.. Tu és uma mae maravilhosa, tens um filho fantastico que te ama... que este dia seja vosso, muito vosso...! Adoro-te querida!!


    Beijinhos mt grandes e cheios de amor para vós.

    ResponderEliminar
  4. Há coisas que nos deixam sem palavras. Hoje fiquei assim, ao ler as tuas...
    Espero que um dia possas realizar o desejo com que terminas esta carta.
    Beijocas doces

    ResponderEliminar
  5. Cátia li e reli o teu post, rolou uma lágrima e sabes porquê? pois como mãe "galinha" segundo a Cat... Fiquei sem palavaras...
    Agradeço pela parte que me toca...
    "E tu, sozinha e pensativa na tua dor, / procurarás a tua mãe, e nestes braços / esconderás o teu rosto; / no seio que nunca muda terás repouso."
    Giuseppe Giusti
    Aqui um poema que que gosto muito

    Por que Deus permite
    que as mães vão-se embora?
    Mãe não tem limite,
    é tempo sem hora,
    luz que não apaga
    quando sopra o vento
    e chuva desaba,
    veludo escondido
    na pele enrugada,
    água pura, ar puro,
    puro pensamento.
    ....
    Morrer acontece
    com o que é breve e passa
    sem deixar vestígio.
    Mãe, na sua graça,
    é eternidade.
    Por que Deus se lembra
    - mistério profundo -
    de tirá-la um dia?
    Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca,
    mãe ficará sempre
    junto de seu filho
    e ele, velho embora,
    será pequenino
    feito grão de milho.

    Carlos Drummond de Andrade

    Beijos Cátia e desculpa as minhas ausências

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela visita ao meu blog e pela mensagem deixada. Adorei a Carta que publicaste.
    Um feliz Dia da Mãe e um beijo do tamanho de mundo.

    ResponderEliminar
  7. Olá minha linda e doce menina, passei para te vir deixar beijinhos e agradecer as palavras tão carinhosas deixadas no meu cantinho.
    Fiquei muito emocionada ao ler a tua carta. Como tu sabes, eu já te disse trabalho famílias e sei o que custa a um filho ou aos pais nunca terem ouvido da boca do outro tudo aquilo que têm vontade de dizer. O que custa nunca terem ouvido dum lado ou do outro, AMO-TE, ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM, ÉS ESPECIAL, e os anos vão passando, as oportunidades vão surgindo mas não as aproveitamos, e cada vez é mais difícil dessas palavras sairem, mas não há impossíveis para Deus, Tudo é possível para Ele. Ele opera maravilhas. E há um tempo para todo o propósito, Deus assim o diz. Minha linda não percas a oportunidade de vir a dizer aos teus pais quanto eles são importantes para ti. Não há pessoas perfeitas, só Deus. Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei, assim diz o Senhor.
    Linda quem sou eu para te dizer o que quer que seja, apenas já ouvi e vi tantas amarguras em pais e filhos, que apenas só precisavam de ouvir e de dizer AMO-TE.
    Um resto de Domingo muito abençoado e sabes que estás no meu coração.
    Muitos beijinhos com muito amor,
    Anita (amor fraternal)

    P.S. lindinha qual é o teu mail pessoal para eu te mandar uma foto minha assim ficas a saber quem está deste lado da "telinha"

    ResponderEliminar
  8. Catequista, as palavras sairam-me do coração... Se ficaste sem palavras, espero que tenha sido de emoção e nao de surpresa. Fica o silencio. Qt ao resto, talves um dia...

    Luita, adorei ter-te aqui neste dia especial. Adorei as tuas palavras... qt à lagrima, nao a tenhas porque as minhas já não caem. A cat tem mesmo muita sorte. Acredita...

    Toze, obrigada. Até sempre!


    Ofelia, Obrigada pela passagem. Fico feliz por ter descoberto o caminho até aqui. Espero que possa ser a 1ª de muitas passagens. Continuaçao de um bom dia.


    Anita, adorei as tuas palavras, faz-me mt bem ouvi-las. Mas fiquei sem palavras para te explicar o que vai no coração, mas com a tua experiencia acredito que saibas... fica o silencio...
    Qt ao mail, eu envio-te um mail para o que me deste para te adicionar no Amor de Deus.



    Beijnhos com muito amor para todos vós, e continuaçao de um bom dia

    ResponderEliminar
  9. bonita carta...
    directa, realista, sofredora, relata o caminho da menina cátia a partir dos 3 anos...
    soberbo...
    ama a mãe mesmo sem abraços, conversas, palavras, declarações...!
    bravo..

    ResponderEliminar
  10. Linduxa vim deixar-te beijinhos fofos e desejar-te uma semana esplenderosa. Que o Senhor te abençoe e guarde.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  11. Oi, Cátia!
    Nem sei o que te dizer! A minha emoção é tão grande que estou aqui a chorar como uma Madalena.
    Sinto que não sejas muito diferente de mim, que apesar de ter sido uma criança muito mimada, nunca o fui pela minha mãe. E hoje, que tenho filhos da tua idade, a quem eu amo mais do que tudo, ainda não sou capaz de ter para com a minha mãe todo carinho que ela, com 90 anos, me reclama. Eu tento, vou tentando, mas continuo a achar que tudo podia ter sido tão diferente se ela não tivesse sido tão fria e desprendida. E hoje quer o mimo e a confiança que nunca me mostrou, e eu ainda não lhe sei dar.

    Coragem, Cátia linda! E marca a tua diferença.
    Vais conseguir com toda a certeza o que eu ainda não consegui até hoje: mostrar-lhe todo o amor que se tem pela nossa mãe.

    Muitos beijinhos e que a vida te sorria sempre.

    ResponderEliminar
  12. Fontez, meu amigo...
    A carta foi-me saida do coração. Bonita? Não sei... não era suposto. A minha separação com a minha mãe começou quando eu tinha apenas algumas horas de vida...

    Anita,
    Muitos beijinhos para ti, e sempre com aquele carinho que sabes que tenho por ti.


    Querida Fa-,
    O teu comentario comoveu-me imenso também. Quando eu estava para fazer o post do dia mãe pensei: "Que vou escrever? O costume "feliz à mãe que amo mt", que me pareceu falso por nunca o ter dito, ou algo sincero e verdadeiro mas pudesse parecer mal aos que me leem?" Arrisquei, e preferi ser sincera, dizer tudo aquilo que nunca lhe disse...

    Vejo que te marcou... As tuas lagrimas dizem-no, são testemunhas disso mesmo. Eu tentarei mostrá-lo, espero conseguir um dia dizer "Amo-te mae!", mas de forma sincera. Lanço-te o desafio a fazeres o mesmo mas com o pensamento que a tua mamã não terá, infelizmente, muitos mais anos de vida. Tenta fazê-lo... pensa que te poderás arrepender depois quando partir.
    Sei que parece ironia dizer-te isto, afinal quem me disse a mim que a minha terá muitos mais anos? Mas custa-me pensar e acreditar que não... Sei que me arrependerei se nunca o chegar a dizer, sei que sim...
    Acho que ela pensa que não a amo, as minhas atitudes não dizem nada em contrario, mas tenho esperança que ela no fundo sinta que sim, que a amo, apesar de tudo...


    Beijinhos grandes desta que vos ama.

    ResponderEliminar
  13. Num dia de sol que me estava a fazer sentir animada, fiquei de repende tocada pelas palavras que acabei de ler. Estou comovida...

    Desejo sinceramente que chegue o dia em que se possam abraçar e dizer o quanto gostam uma da outra. Gostava de esse dia chegasse também para ouvir da minha mãe o mesmo...

    ResponderEliminar
  14. Carracinha,

    Obrigada pelas tuas palavras e emoção. Sei que sabes o que eu sinto...
    Espero que esse dia chegue sim, tanto o meu como o teu.

    Deixa que o sol brilhe em ti.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Quanta mágoa há nesse teu coraçãozinho, minha querida! :D

    Deixa o dom do perdão, "invadir" o teu doce e amargurado coração.. Deus pede-nos que saibamos perdoar quem de uma forma ou de outra nos magoou,para que também Ele, perdoe os nossos pecados. :D

    Que a Paz e o Amor de Cristo "inundem" o teu doce e triste coração.

    Uma semana muito ABENÇOADA por Deus e que possas ter, não só um sorriso nesse teu lindo rosto, mas sobretudo um SORRISO NO TEU CORAÇÃO!

    Com carinho da Flor :D

    ResponderEliminar
  16. CÁTIA, estou simplesmente comovida com as tuas palavras que te Vem do coração enorme que tu tens, apesar da idade és uma grande Mulher.
    A forma que o fizeste não é cobarde, muito pelo contrário, abriste o teu coração e falaste do Amor pela tua Mãe. E do dela por ti. Mãe é Mãe e nem sempre se sabe amar da melhor forma.
    Um beijo direitinho ao teu coração.

    ResponderEliminar
  17. e quando se le algo de que temos a certeza de que e sentido conseguimos entender muito melhor o seu sentido :)

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Obrigada,
    feliz dia para ti também,
    parabéns pela tua explanação.

    Beijinhos de luz serena.

    ResponderEliminar
  19. Flor,
    O meu coração não tem magoa nem está amargurado. Também não estou zangada com a minha mãe. Esta é a forma como vivemos desde que nasci... Fico triste por nunca ter ouvido: Amo-te minha filha, nem por eu conseguir dize-lo. Mas não é magoa... Es minhas lagrimas não caem, ja secaram há mt.


    Bia, minha querida, obrigada pelas tuas palavras e emoção. Era algo que eu tinha que dizer, não podia mentir e colocar aqui um post falso.. tinha que o fazer... Ainda bem que gostaste. Estou certa que através dele conhecem-me mais um bocadinho.


    Silvia, que bom é ter-te aqui de novo... Estou certa que me perceberás muito melhor depois dele, sim...


    Serenidade espero que tenhas passado um bom dia. Obrigada pelo teu carinho.



    Beijinhos para todos vós desta que vos tem muito carinho

    ResponderEliminar
  20. Minina o que escreves é lindo e profundo.. um bom desabafo... faz bem á alma...

    Não te esqueço ok miga... sabes disso... estou aqui se precisares... sempre!

    Um beijinho grande para ti!

    =^.^=

    ResponderEliminar
  21. Minha querida Catia,
    Passei agora por aqui,e fiquei com o coracao despedacado......Se estivesse por perto apertava-te nos meus bracos e nao te largava mais......Adoro-te!!!!!!!
    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  22. Linda bom diaaaaa. Vim deixar-te os meus beijinhos de bons dias e desejar-te um dia felicissímo. Que Deus te acompanhe nesta jornada.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  23. Primota,

    Esta tua cara é sofrida, marcada pela mágoa... mas ainda assim percebe-se a tua doçura, que como já te disse, é uma das coisas que me atrai em ti! ;)

    Beijinhos querida! Força nessa caminhada pelo "amo-te"!

    ResponderEliminar
  24. Tarina, eu grande desabafo sim... bem direitinho do coração. Eu sei que tas..

    Teresinha, obrigada pelas palavras, pelo gesto, pelo carinho... Eu estou sempre por perto. Recebi o teu abraço e gostei mt....


    Anita, bom diaaaa!! Que tenhas um grande dia também, sempre com Ele. ;)


    Martinha, a carta é sofrida sim, custou-me bastante a escreve-la... Magoa??! Nãaaaa... as lagrimas não caem, ja secaram há muito...
    Quanto à minha doçura... pois, eu sei, que te atrai... :D
    Obrigada pela força querida...


    Beijinho muito grande para todos vós desta que vos ama muito

    ResponderEliminar
  25. Vejo que existe muito amor entre mãe, filha e irmã. Muito bonito o sentimento entre vocês. Sou recém chegada ao mundo da blogosfera. Vim partilhar experiências, conversar, conviver... enfim, viver! http://www.vidamarga.blogspot.com/.
    Agradeço do fundo do coração a sua visita ao meu espaço. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  26. Estórias de uma vida que brotam em mimentos tão especiais como um simples Dia da Mãe!
    Não tenho mais palavras...tenho sim uma lágrima no canto do olho, teimosa que não quer ir para dentro.
    Beijo enorme no teu coração

    ResponderEliminar
  27. minha fofa e doce amiga....
    the very special one....
    se a amarga vida..nao me tivesse dado uma mae tao generosa e linda...nao sei ...mas olho e penso que a amas mesmo nas tuas desilusoes...enraiveces...porque nao a ouves dizer o que precisas...soa-te a traicao...sempre que te mima...se e que mima...mas mae ...e td isso....eu digo-te.....es especial...a special one for you...my friend..

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...