quinta-feira, setembro 24, 2009

Política: peço-vos que votem...

A Politica é um dos assuntos que só discuto com algumas pessoas, no entanto é um assunto que me interessa bastante e sobre o qual gosto de estar actualizada. Para mim, ou melhor, em mim, a política pode quase comparar-se a um clube de futebol ou a uma religião: identificamo-nos através de valores e depois torcemos por ele, independentemente do seu responsável máximo, ou dirigente.

Este domingo há eleições legislativas. Alguns de vós até saberão qual a cor política em que irei voltar, mas ao contrário de muitos, não olho para a política apenas para dizer mal do "adversário político". Admito que o "outro senhor" teve algumas acções políticas que foram benéficas e que exigiram coragem para as tomar... Mas, sinceramente, tenho algum receio que ele volte a ganhar. Não por questões partidárias mas pensando na viabilidade do país para os meus filhos. O país está prestes a individar-se a ponto de comprometer a economia do tempo dos meus filhos e porque não dizer dos meus netos? (E não estou a exagerar...). E isso assusta-me. Assusta-me por isso e por eu considerar que não existem motivos justificaveis/essenciais neste momento para o fazer, menos ainda quando se vive a maior crise mundial e em que vivemos uma crise interna permanente.

Mas mais que expor aqui as minhas preocupações, ou ideologias políticas, venho pedir a todos que no próximo domingo votem, que não deixem que abstenção ganhe tal como aconteceu ainda este ano nas Europeias. Seja que de que cor sejam ou estejam inclinados, façam-no. O voto é um dever para depois podermos exigir os nossos direitos.

12 comentários:

  1. infelizmente estou inclinado a votar em branco.
    nenhum partido me seduz, rostos de sempre, utopias e sorrisos cinicos.

    como diria Medina Carreira, "estou cada vez mais pessimista com crise portuguesa [com estes politicos de sempre]"

    ResponderEliminar
  2. Faço meu o teu apelo.
    Como tu e a maioria dos outros saberá, a minha cor é o rosa e ao contrário do que tu afirmas, para mim contam e muito as pessoas que podem defender ou não o que considero importante. De nada me servem os valores se quem os profere os deixa cair boca fora sem fazer ideia do que significam. Mas tudo isso tu também já sabes e aqui trata-se outra coisa. Abstenção. Não compreendo o desinteresse, não compreendo a crítica quando vem de quem simplesmente afirma que não se importa com isso.
    Como dizes e bem no teu parágrafo final, que votem, para podermos exigir os nossos direitos.

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  3. Mesmo com uma directa em cima e meio embriagada (já o prevejo) podes ter a certeza que terão o meu voto!


    beijoca

    ResponderEliminar
  4. Querida Cátia,

    Eu vou votar. Não onde gostaria mas vou finalmente fazer um voto útil.
    Tu és cor de laranja. Eu sou Vermelha.
    No entanto, após o quase assassinato político que o PSD tentou fazer ao José, não tenho outra alternativa senão votar nele.

    Odeio ser manipulada e durante estes últimos 4 anos só fui manipulada até por quem menos esperaria - O Presidente da República.

    Assim... NÃO!

    Decido por mim contra quem tanto manipulou. Não esperava tal de quem se diz impoluto mas apoia cegamente o défice democrático existente na Madeira.

    Acredita que eu... vou votar.

    ResponderEliminar
  5. Também vou votar e pela primeira vez num partido de esquerda...sim vou votar num partido para tentar retirar a maioria ao PS.
    Se em vez de MFL estivesse o candidato Pedro Passos Coelho...talvez me convecesse, assim lá vou votar no Lousã.

    ResponderEliminar
  6. A mim têm que me explicar como é que eu votando posso exigir os meus direitos. Parece-me um pouco ingénua essa lógica. É que, da forma como o sistema está montado, eu não posso responsabilizar ninguém pelas boas ou más políticas. Aliás, aqui a responsabilidade também morre solteira. Continuo a não saber se vale a pena votar. Não quero nenhum dos partidos com mais votos nem os que lhes seguem a governar o nosso país. Gostaria que, como sugeriu a Maria Filomena Mónica há uns tempos atrás, a Assembleia fosse constituída por apenas um representante de cada partido, e seriam menos parasitas a roubarem os nossos impostos e, tenho a certeza, que o trabalho seria feito na mesma e quiçá, com mais qualidade. Gostaria de verdadeiras mudanças, que trariam alguns amargos de boca a muitos que fazem desta política que vigora um modo de vida, em que sabem que vão ganhar, juntar o seu pé de meia, fazer todas as trafulhices necessárias para atingir esse fim e, até, gabarem-se delas. Eu tenho vergonha destes políticos, desta política podre e deste sistema que gangrena.

    ResponderEliminar
  7. infelizmente (conteudo) fizeste um bom comentário!

    bj pra todas. :)

    nao confio em ninguém, logo para as legislativas ou votarei em branco ou no ps, já para as autárquicas conheço o fulano e o trabalho feito. (ninguem é perfeito)

    ResponderEliminar
  8. Eu também ire votar
    E votar muito bem, no lugar certo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Nao vou poder quase de certeza,mas se fizesse campanha seria pelo bloco de esquerda ,sem duvida¬¬!

    ResponderEliminar
  10. Nem mais, todos devemos votar é um dever cívico e se nos deram essa liberdade então.... bora lá!

    Beijinhos e ponham a cruzinha no lugar certo ;)

    ResponderEliminar
  11. LINDA.... :D

    E as eleições já foram, agora são mais 4 anos de descontentamento... portanto... 8 anos de contenção e descontentamento... HU HU... enfim!!!

    Olha, Ovar já foi :) e infelizmente como eu já te tinha dito não pude ir.
    Mas a tua maltinha foi???
    E que tal?
    Espero que tenham gostado e essencialmente que tenham saído de lá com um coração cheio :)

    Beijos grandes
    IC

    ResponderEliminar
  12. Amigos queridos,

    Espero que tenham votado, que nao tenham contribuido para a muita abstençao que voltou a verificar-se... Nao se esqueçam que dia 11 há nova ida às urnas!

    Deixo-vos um abraço,
    CA


    ps - Ines, uma amiga foi a Ovar sim, e acho que o coraçao veio mais que cheio... ;)

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...