sexta-feira, agosto 14, 2009

Cartas...

Hoje falaram-me do gosto de escrever cartas, e eu... lembrei-me de vós e do tempo em que as escrevíamos regularmente e que esse era o nosso único meio de comunicação. Lembrei-me da emoção que era ir à caixa do correio e ver uma carta com o meu nome. Lembrei-me da emoção de analisar cuidadosamente o selo e o carimbo... Depois, a letra com que escreviam o meu nome e morada, ainda antes de abrir... Quantas vezes já nem colocávamos o remetente? Mas eu reconhecia-vos ao primeiro olhar. E tudo aquilo tinha um valor incalculável!

Lembrei-me também das noites que passei a escrever-vos, dos rascunhos que fazia mas o original ficava bem diferente. Lembrei-me de algumas coisas que vos dizia... coisas próprias da idade, mas de quem partilha o que é mais relevante na altura. Depois colocava cuidadosamente no envelope, selava e colocava no correio imaginando se teriam a mesma emoção ao receber as cartas como eu tinha.

Entre nós houveram também cartas daquelas que entregavamos em mão. E porque não?! Não era caso de não o dizer em voz alta ou olhos nos olhos... Mas gostavamos de o deixar por escrito, e faziamo-lo. Muitas vezes era também a única forma de dirigirmos palavras apenas aquela pessoa sem que todos os outros nos ouvissem.

Hoje fizeram-me lembrar de vós e, depois de jantar abri a caixa onde tenho todas as vossas cartas. Reli algumas, outras apenas desfolhei, afinal sei-as quase de cor. Olhei novamente para a vossa letra, para os vossos e meu nome escritos nos envelopes, mais ou menos rasgados. Vi também aqueles papeis soltos, as tais cartas entregues em mão. Encontrei algumas reliquias que me fizeram sorrir só de ver a folha, e vieram algumas lágrimas os olhos também... Senti-lhes o cheiro, o cheiro de momentos mágicos. Que saudades... mais daqueles tempos que de vós, porque felizmente quase todos vós acompanham-me até hoje. Agora já não vos escrevo... tornou-se tudo mais rapido: são os telefonemas, as sms, os emails...

... Mas qualquer dia, ainda vos volto a escrever.

11 comentários:

  1. de salutar o valor da carta...
    aqui presente.

    deixo um bj grande e bom fds.

    ResponderEliminar
  2. Pois, cartas...e aquelas de amor? Ainda as guardo como relíquia! Hoje já não se usa, pede-se namoro por sms, e termina-se por sms( tipo Cristiano Ronaldo & Nereida,ahahaha) é tudo mais informal, não há aquela magia da escrita no papel, os cheiros...

    Saudades... muitas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tanta carta que escrevi e recebi. Na caixa do correio e em mão...adorei o teu post! Muitos beijos.

    ResponderEliminar
  4. Ai que delicia!

    Este é daqueles que eu gostava de ter escrito. Recebi e escrevi cartas, porque eu sou do tempo em que não havia internet nem telemóveis. Escrevi-as em folhas brancas, mas também em folhas decoradas iguais aos envelopes, algumas até perfumadas. Recebi-as, umas de amor, outras de amizade e existem pelos sótãos e pelas arrecadações caixas com essas cartas, caixas que de anos a anos me permito abrir... caixas cheias de lágrimas e sorrisos, tragédias e gargalhadas...

    Excelente post!

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  5. Guardo muitas cartas desde miúda. De amores, de amigos que estão longe... mas há muito tempo que não recebo uma...

    Beijinhooos!

    ResponderEliminar
  6. Nesta altura do ano eu sou mais cartas... de jogar com as netas eheheheh!

    Jokas

    ResponderEliminar
  7. Ui... as saudades de receber cartas com notícias de amigos! Agora pelo correio chegam as cartas com a factura da água... gás... tv cabo... enfim...

    Beijoca grande!

    ResponderEliminar
  8. Fontez, e tu tens cartas?
    Beijos


    Linda,

    Felizmente ainda sou do tempo em que haviam cartas... cartas de amigos, de amigas, de amor... o papel, a escrita, a caneta, o desenho da letra... Como digo, um dia volto a escrever com frequencia.

    Beijo enorme


    Paula,

    Que bom que é, não é? como diz a Linda, agora sao uma reliquia!

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Marta,

    Tal como tu tambem eu escrevi essas cartas, com papel bonito a condizer, perfumado, branco ou reciclado, postais... Algumas vezes, como no outro dia, dei-me o direito de as ler ou simplesmente de olhar para elas... e saiu o sorriso e a lagrima. Mas sempre bons.

    Um beijo enorme


    Ana,

    Isso é um convite, uma reclamação?! :D

    Beijocas


    Ti Té,

    Mas nada de batotas...! ai. Essas cartas tambem têm o seu valor... o da companhia e dos bons momentos.

    Beijinho


    Carracinha,

    Pois, agora essas são as mais frequentes... não é que eu me possa queixar... :)

    Qualquer dia ainda há uma surpresa!

    Beijinho grande
    CA

    ResponderEliminar
  10. as cartas, cátia!
    uma "perdição"! quantas escrevi e recebi, quantas tenho ainda guardadas (como tu), quantas releio e me fazem sorrir e outras tantas chorar.
    gostei muito de (re)recordar o bom que é escrever cartas!
    ainda não parei as minhas... a elas voltarei em breve.
    obrigada pela que me deixaste no pin. creio que entretanto já te respondi.
    muitos beijos
    luísa


    ps - afinal levo este link!

    ResponderEliminar
  11. Luísa,

    As cartas são belas quando são verdadeiras. O fazer chorar, o fazer sorrir são prova da sinceridade de coração. Volta a escreve-las sim, como me disseste la no teu canto, é tão bom poder escrever ou ler uma carta escrita em papel e caneta, vendo a letra, o sentimento, sentir o toque e (quase) o cheiro. Sentir a pessoa a cada letra, a cada palavra que se lê e que foi escrita. O tempo, a distância são entao quebradas pelo carinho em cada carta escrita.

    Um dia ainda te escrevo uma carta.
    Abraço
    CA

    ps - Nao vi o link que disseste que levavas contigo... Já o levaste?

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...