quarta-feira, julho 09, 2008

Maus tratos...

Já aqui falei várias vezes de maus tratos a que as crianças são sujeitas. Já escrevi até (parte) de um conto, que coloquei aqui. Quer queiramos quer não, existe uma série de crianças que são maltratadas pelos pais, irmãos, avós, ou outros familiares, por amigos dos familiares, ou até mesmo por perfeitos desconhecidos.

Não vamos fechar os olhos, nem falar hipotéticamente!! Basta de dizer que "sim, admito que aconteça..."!! Olho à minha volta e vejo sem pensar muito, entre amigos e amigos de amigos cinco pessoas (5!!), todas já crescidas que foram maltratadas mais ou menos novas. Foram maltratadas, bateram-lhes ou foram, pura e simplesmente abusadas sexualmente (ou tentativa de). Andamos todos de olhos fechados?! Será que não queremos ver?! Onde andam os pais com a cabeça ou onde andam eles para não tentarem impedir o sofrimento dos filhos?

O sofrimento, a baixa auto-estima, o sentimento de culpa, a degradação psicológica, os momentos de oscilação de humor, o não conseguir ter ou manter uma relação amorosa por muito tempo, a necessidade de todos os carinhos que lhe possam dar, são algumas das consequências desses actos.

Peço a todos os que me leem que reflitam sobre isso, sobre os números, sobre o que andamos a tentar ignorar. Aos pais e mães que me leem pergunto-lhes se já falaram com os filhos sobre isso, sobre algum possível incidente, porque eles existem e afectam muito, mesmo quando não são concretizados.

Aos jovens e aos menos jovens que foram violentados, e amordaçados para a vida sugiro que contem a alguém se ainda não o fizeram, ou que procurem algum tipo de ajuda. Não digam que não precisam, que conseguirão resolver, mas a verdade é que em todos os dias terão atitudes, mais ou menos visiveis, consequência daqueles abusos. Mas há uma coisa que quero deixar-vos bem acente, a culpa NÃO é vossa, nada poderiam fazer enquanto crianças ou jovens perante essa situação, perante um abusador, por vários motivos, nomeadamente porque normalmente são fisicamente mais fracos e porque o choque, a surpresa da situação condiciona uma reacção.

Quanto aos amigos e aos familiares peço que não critiquem nem se afastem. Por vezes existe aquele primeiro olhar ou a primeira reacção de desconfiança. Nunca duvidem do que uma criança vos conta, porque já é demasiado doloroso admitir. E lembrem-se que a culpa não é das crianças, mas dos que lhe fizeram mal. Elas apenas precisam de apoio, de sentirem-se protegidas e amadas.

Peço a todos, suplico-vos mesmo, que pensem e reflitam sobre o assunto... Os numeros são assustadores e não podem ser, mais, ignorados!

12 comentários:

  1. é dor que nos acompanha para sempre e que só com amor socorre por dentro.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Vagas Soltas,

    Agradeço imenso o seu comentário por aqui. Vejo que sabe do que falo... Fico feliz por conseguir ultrapassar a dor com amor.

    Desejo-lhe toda a força do mundo e espero vê-la por aqui mais vezes, e por outros motivos ou assuntos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Dou um abraço sincero com muito carinho a todas as vítimas de maus tratos. Só quem está na situação sabe a dor, o desconcerto que se carrega. Muitas vezes as pessoas à volta não compreendem. Até os próprios não compreendem muitas vezes. Por isso quero agradecer-te este post, esta chamada de atenção. Que possa despertar algumas consciências. E obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Sou escuteira e trabalho com os miudos dos 7 aos 10 anos....muitas vezes em tom de jogo, transmito-lhes valores, mensagens do mundo adulto.....e já "falei" sobre a violência, vitimas de maus tratos...sei que ainda são pequeninos, no entanto e tal como BP (fundador do Escutismo)uma vez disse, temos que deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos.

    um beijinho
    :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo post primota. Gostei muito!
    É preciso mesmo que não se fechem os olhos. Que se denuncie. Casos destes por vezes encontram-se em quem menos esperamos...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. É verdade Cátia... os números falam por si... E imagina quantos casos não são declarados por medo ou vergonha das vítimas.

    É preciso alertar e é preciso estar alerta para os sinais vindos das pessoas que nos rodeiam... poderão não dizer nada, mas um acto, um gesto pode denunciar que algo se passou e aí é precisa a nossa intervenção.


    Querias-me ver no Colete Encarnado? Pois olha... vai ao blog e vês-me lá com a Netty!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. E este Sol impõe a claridade
    Pôs no celeste a Lua a bocejar
    Perdi a conta das estrelas no céu
    Ergui-me em bicos para as contar


    Voa comigo sobre as emoções

    Bom fim de semana


    Mágico beijo

    ResponderEliminar
  8. «Mas às crianças Senhor,
    porque lhes dais tanta dor,
    porque padecem assim...»
    Augosto Gil - "Balada da neve"

    Olá Cátia

    Infelizmente esta é uma realidade terrivel e que o mundo muitas vezes faz de conta que não existe.

    A resposta obviamente está no amor em que estas crianças devem ser envolvidas e na condenação sem hesitações daqueles que usam desta violência.

    Rezo a Deus por estas crianças e para que o mundo deixe de ser tão egoista, porque no fundo desta questão está um problema de egoismo por parte daqueles/as que querem viver vidas para que as crianças são "empecilhos".

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  9. Pois é, minha amiga, isto é muito sério. E só agora se começa a falar destas realidades sem tabus.
    Uma criança não é um adulto em miniatura. É um ser frágil que deve ser cuidado com muito carinho e protecção para que seja mais tarde um adulto feliz. Infelizmente há mentes depravadas que não enxergam um palmo à frente do nariz. A estes, não se deve ter medo de denunciar. Às crianças todo o nosso amor!

    Um grande beijinho e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. voltei...:)

    bem, falas de um tema deveras importante! um tema que pelo choque que transmite, mts vezes se evita...o que nao pode acontecer!!

    kiss

    ResponderEliminar
  11. Maninha querida,

    Gostei muito de te ler. Obrigada por teres tocado no assunto. Acho que foi importante escreveres directamente para as vítimas de maus-tratos. Há sempre pessoas que passam, lêem e levam a tua força, mesmo que não digam nada.

    Já tinha lido este teu post, mas ainda não tinha encontrado palavras para o comentar e, além disso, também o tempo não foi muito, como sabes.

    Muitos beijinhos e continua assim, gosto muito de te ler maninha querida.

    ResponderEliminar
  12. Os maus tratos refletem se sempre na nossa vida.

    Mas...

    Porque?

    Porque é que as pessoas se "passam" assim tanto ao ponto de maltratar as pessoas sejam crianças, sejam idosos...?

    Porque?


    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...