quarta-feira, julho 23, 2008

Acordo Ortográfico...

Para mim esta é uma semana triste... O exmo Senhor Presidente da República, Professor Cavaco Silva, por quem eu tinha alguma consideração, promulgou o Acordo Ortográfico, ratificado no Parlamento a 16 de Maio deste ano.

O Segundo Protocolo do Acordo Ortográfico, cuja ratificação era essencial para a entrada em vigor do acordo, foi aprovado no Parlamento a 16 de Maio com os votos favoráveis do PS, PSD, Bloco de Esquerda e sete deputados do CDS.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional que tem por objectivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa que o venham a aprovar. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de Dezembro de 1990, ao fim duma negociação entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras iniciada em 1980. Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004 depois de obter a sua independência. O acordo teve ainda a presença de uma delegação de observadores da Galiza.

O Acordo Ortográfico de 1990 pretende instituir uma ortografia oficial única da língua portuguesa e com isso aumentar o seu prestígio internacional, dando fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes: uma no Brasil e outra nos restantes países de língua portuguesa.

Para além de Portugal, já ratificaram o Acordo Ortográfico Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. De salientar que Moçambique e Angola não irão ratificar, o que fará com que, daqui a seis anos, seja nesses dois países que se falará Português correcto.

É oficial: eu sou contra o acordo ortográfico!! Aqui continuar-se-á a falar sempre Português!

6 comentários:

  1. Olhando de perto o teu olhar
    Vejo raios voando na procura
    Anseios depositados no vento
    Uma secreta maré de ternura


    Vem comigo visitar o vale dos milhafres


    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Ora muito bem!
    Agora a minha menina faz campanha política?! eheh

    Bem... eu acho que não serei capaz de modificar a minha ortografia que também acho correcta!

    Beijão graaaaaaande!

    ResponderEliminar
  3. Minha Querida Fa,

    Campanha politica sempre! Sempre tive a tendencia de levar em frente algumas campanhas. Tenho os meus ideais e gosto de lutar por eles. O acordo ortográfico é um absurdo de todo o tamanho que vai afectar o que somos e quem somos. E isso é sem duvida um motivo para campanha... politica ou nao! ;)

    Beijinhos grandes para ti

    ResponderEliminar
  4. Daqui a uns tempos vou orgulhosamente dar erros ortográficos.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Oi, minha amiga. Eu vou discordar contigo. A língua é algo vivo, que não deve ficar estanque ao longo do tempo. Há novas vivências, há sempre mudanças no mundo, porque é que a língua não pode acompanhar também essas mudanças? Além disso, quem é Portugal para, neste momento, dizer que fala Português correcto? E o que é esse correcto? A língua portuguesa deixou de pertencer só a Portugal, a partir do momento em que foi levada para outros horizontes. E não esquecer que esta língua tem o seu tronco numa outra que deu origem a várias línguas europeias, ou seja, uma prova que a evolução é algo que é natural.

    ResponderEliminar
  6. n sou especialista nesse assunto..., mas a adaptação às novas regras ortográficas vai ser algo chato, mas se for para elevar a lingua, força!

    um lingua com dezenas de "sub-linguas" é mau para a unificação, mas a tradição e história de cada uma dessas sub-linguas é algo preservar.

    ...

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...