sexta-feira, junho 20, 2008

Inspiração ou transpiração?


Uma amiga fez a seguinte pergunta: "a criatividade é inspiração ou transpiração?". Fiquei a pensar na resposta, acho que é complexa com uma resposta complexa... Na verdade acho que depende muito de pessoa para pessoa, depende de quem cria. Mas acho que terá parte de inspiração e parte de transpiração...

Algumas vezes escrevo impulsionada pela inspiração, e aí chego a escrever 2 ou 3 páginas em menos de 10 minutos; outras vezes, escrevo por prazer, e aí tenho a inspiração de uma ideia, de um desfecho, e depois vou escrevendo suavemente. Mas outras vezes a coisa não me sai e, se quero mesmo escrever, a coisa tem que ser muito transpirada.

Mas atenção que eu acho que a transpiração vem sempre associada ao criar. Para escrever, é preciso experiência e esta só se consegue quando se escreve muito. Só assim se começa a tomar atenção à forma como queremos (ou não) envolver o leitor. E não me venham falar só em talento, porque talento não é tudo. Existem pessoas que são muito esforçadas e que acabam por escrever muito bem e outras que de alguma forma desperdiçam o que têm de especial...

Que acham?

9 comentários:

  1. Inspiração ou transpiração... pois, tem que ser um pouco das duas, concordo contigo.
    O talento, por si só não chega, mas por outro lado, só transpiração é pior ainda.
    Por exemplo, se eu quisesse ser escultora, podia transpirar o que fosse a acartar com os calhaus que eles continuariam sempre a ser isso, calhaus! :D

    Espero que te inspires e que transpires! :P ... e depois expira já agora. ;)

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que um bom desodorizante resolve o problema lol
    =P

    Na verdade tudo depende. Depende do dia, depende das imagens guardadas no olhar, do que se vive... da disponibilidade. Considero esses os factores decisivos para se escrever.
    Mas para se escrever, não basta uma óptima imaginação e um bom punhado de sonhos. Há quem escreva por desabafo, há quem escreva ficção - ou nem tanto assim. Há quem escreva para exalar o seu melhor perfume e encontra nas palavras um desabrochar perfeito. No meu caso nenhuma das opções é válida, eu escrevo para me salvar de algo quem sei o que é. Há anos que travo esta luta comigo mesma, mas inspirada ou não, escrevo e esse é mesmo o melhor remédio.

    Inspiração ou transpiração?
    O fundamental é gostar mesmo do que se faz.

    ResponderEliminar
  3. Transpiraçao que inspira ...
    A criatividade, para mim, tera de ser natural ...nao acredito em criatividade na base do esforço, do trabalho arduo, quando ha esforço é pq a vertente da nossa creatividade nao é a correcta.
    A criatividade para mim é criar com prazer...
    seja escrever , cozinhar, cantar

    Escrever, para mim, é ordenar ideas

    tenha um optimo fds

    ResponderEliminar
  4. Bom, confesso, acho que tem que ser um pouco das duas. Uns com mais ou menos percentagem de transpiração/inspiração. O que interessa mesmo é escrever, não é Cátia? Estamos à espera de mais criações. :P

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Maninha querida,

    HUMMMM.... HUMMMMM... Criatividade?? Inspiração ou transpiração?!

    Bem, eu cá acho que criatividade implica inspiração e, consequentemente, para a "obra" atingir a meta que se pretende é necessário um pouco de transpiração, porque sem esforço não se consegue.
    Mas, basicamente, acho que a criatividade exige sempre muita inspiração!

    Beijinho escritora favorita :P

    ResponderEliminar
  7. é uma mista loool faz parte das duas eheheh

    beijinhs

    bom fim semana

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto de escrever, mas só quando me sinto inspirada :)
    Sabes alguma coisa do Bono?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Minha querida,
    Acho que para escrever, para além se se ter um certo talento, é preciso praticar muito. Tem de ter muito de transpiração para além da inspiração que é necessária. Quando a inspiração não surge é preciso buscá-la, muitas das vezes à custa da transpiração.
    É como qualquer artista plástico... que tem que praticar, não basta um dom natural.
    Será que me fiz entender?
    Olha foi só o que consegui transpirar :P

    Obrigada pelo nosso dia liiiiiiiiiiiindo!!!

    Beijokas grandes

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...