sexta-feira, dezembro 28, 2007

A primeira carta...



Após um dia um pouco cansativo e uma noite mal dormida, decidi descansar um pouco antes de jantar. De repente, comecei a ouvi a voz da minha mãe a aproximar-se pelo corredor. Acordei, meio atordoada do sono leve... Entrou no quarto e esticou-me um envelope, que trazia. Estava de tal forma que não percebi logo do que se tratava. Mas assim que vi o logotipo, aquele que tão bem conheço, o coração deu um salto, sentei-me na cama a sorrir... "Será que é?! Só pode ser...", pensava. Parecia uma criança em frente de um presente... e que presente!

Abri o envelope, desviei as 2 outras folhas dactilografas, e procurei aquela que me pareceu que poderia conter o que eu queria ler... Vi logo o nome familiar e sorri... Sorri muito. Olho para a folha, admiro-a antes de a ler, quero absorver ao máximo cada sensação, cada traço... Vejo o desenho que vem no final, e começo a ler as breves linhas manuscritas... O coração salta de alegria, e no fim já nem me lembrava do sono nem tão pouco do cansaço... Olhei novamente para aquela folha, aquele pequeno pedaço de papel, e para além do sorriso aberto e do coração apertado, não consegui dizer mais nada sem ser: "Vale a pena...!!"

Ontem recebi a primeira carta escrita pela minha afilhada, a pequena Aninha. Uma carta, com 9 ou 10 linhas, escritas num português correcto em que dizia pouco mas tanto ao mesmo tempo... A sensação de receber a carta é algo que não conseguirei transmitir... Existe felicidade, momentos, situações que só se consegue ter noção quando se vive, mas não podia deixar de o partilhar convosco, que acompanharam o apadrinhamento desde o início... Existe uma frase que costumo dizer: "Posso não mudar o mundo, mas posso mudar o mundo de alguém", parece que a Aninha veio sublinhar essa minha ideia.

A associação renascerá em 2008 como uma organização 100% portuguesa, com um novo nome, nova cara, um novo percurso, mas com a mesma vontade. Chamar-se-á Helpo e terá novo endereço em http://www.helpo.pt/. Conto com a vossa ajuda na divulgação, acredito que juntos poderemos construir um mundo um pouco melhor...

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Oi minha linda!
    Não consigo abrir o link :(

    Nem pelo google lá vai!

    É uma nova associação de apadrinhamento?

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Ola querida

    É verdade que o link não da, julgo que só estará operacional em 2008. Mas não é uma nova associação, mas uma "transformação" do ccs, deixará de ser uma associação filial da italiana e passará a ser a portuguesa helpo. Tentarão desta forma corresponder mais às necessidades dos palop e do que desejam os padrinhos portugueses. Não te informaram? Deverão divulga-lo depois talvez.
    Beijinho grande para ti amiga

    ResponderEliminar
  4. minha linda afilhada...Muaziza...tb ja "falou" cmg...:)
    Sim, mudança de nome, logo da CSS Portugal...
    Linda, linda, adorei...
    fiquei feliz...
    Fizeste muito bem em falar nas novidades do CSS ...
    Boa.
    Abraço com carinho Catia e um bjss à Cataina (cat'inha lol)
    bjss

    ResponderEliminar
  5. Linda!
    Fico muito contente por ti e pela Aninhas!!!!
    Não podemos mudar mudar o mundo, mas podemos ir mudando o mundo...


    Muita Força pa ti!
    Beijinhos da Dinha!

    ResponderEliminar
  6. São pequenos gestos como este teu.. que ajudam a mudar o mundo de alguém...

    Cátia, linda, não podia deixar de passar por aqui para te desejar um ano de 2008, repleto da LUZ DE JESUS. Que tudo de BOM, te possa acontecer no novo ano que se aproxima. Que sejas muito feliz junto dos que amas.

    Em 2007, foi muito bom ter-te conhecido. Estás sempre, mas sempre no meu coração, acredita...apesar da "ausência"... lembro-te com carinho e imensa ternura Amiga.

    Que 2008, seja também para a Aninha, um ano feliz. :D

    BOAS ENTRADAS, BOM ANO, FELIZ 2008.

    Flor com imensa admiração e muito carinho

    ResponderEliminar
  7. Um feliz ano novo para ti e para os teus, e que 2008 vos traga tudo o que desejam...

    beijinhus

    ResponderEliminar
  8. :) A primeira carta...

    Também já recebi! :D
    Foi a primeira de muitas, queremos acompanhá-los não é?
    No meu caso, como o meu afilhado é pequenito, não foi ele que escreveu, mas desenhou um menino a brincar e pelo que descreve a carta, o menino é ele. :)
    Vale mesmo a pena sim! E esta sensação devo-a a ti, que me deu a conhecer a associação. Obrigada!
    Nós não mudamos o mundo, mas podemos e devemos fazer do nosso e dos que amamos um mundo um pouco melhor, seja os que amamos e que estão próximos, ou aqueles que nunca vimos, mas que entraram nos nossos corações, apesar da distância.

    Obrigada por fazeres do meu ano 2007 um ano melhor!
    Para 2008... tudo de bom para ti!

    Beijo grande e um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga venho desejar-te um final de ano de 2007 maravilhoso, e pedir a Deus que o Ano Novo de 2008 vos possa trazer muita paz, amor, saúde, compreensão, realizações profissionais e não só mas sobretudo muitas, mas mesmo muitas bençãos de Deus. Que Ele te abençoe muito ao longo de 2008, são os meus votos para ti.
    Milhões de beijinhos e brindemos todas juntas ao novo ano.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    Estou sem mail e por isso tive que deixar assim um comentário um pouco mais longo.

    ResponderEliminar
  10. desejos de um mundo inteiro, em cada pedaço de minuto.
    que não seja o ano que ostente o Novo mas sim a nossa vontade!

    ResponderEliminar
  11. HAPPY NEW YEAR,DARLING!!!!!!!
    XO

    ResponderEliminar
  12. Que este Novo Ano seja repleto de Paz e de Bençãos de Deus nas vossas vidas!

    Beijinhos

    P.S.: Comoveu-me tanto este teu post!
    Não podemos mudar o mundo, mas podemos sempre mudar o mundo de alguém!

    Fa-

    ResponderEliminar
  13. Olá, também sou madrinha do CCS-Portugal. Não consigo abrir o link para a pág. da nova organização e preciso de entender melhor esta mudança e percerber o impacto - se é que o vai haver - junto das crianças e de quem elas costumam associar a este projecto.
    Obrigada. Helena.

    ResponderEliminar
  14. Olá Helena,

    Obrigada pela visita, e obrigada pelo comentario por aqui.

    De facto nenhuma das paginas agora está activa. Já pensei em telefonar ou mandar email para a associação.

    De facto tambem tenho receio que haja algumas implicações para a vivencia nesses paises... Afinal deverão de deixar ter alguns apoios, afinal faziam parte de uma organizaçao bem maior. Mas pode ser que nao, afinal já têm alguma experiencia no terreno... Poderão é ter maior necessidade de voluntarios, talvez.

    Se tiver alguma novidade, gostaria que as deixasse aqui, assim como eu farei tambem.
    Obrigada.

    Espero poder encontra-la por aqui mais vezes.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá Cátia,
    Que bom ter noticias de alguém que me entenda. Não consigo encontrar nada na net que relacione a helpo ao CCS Portugal para além do seu blog (a minha salvação :-)Hoje trouxe a foto do Sudip (o meu afilhado nepalês) está aqui na minha secretária mesmo ao pé de mim :-) Fico tão emocionada com estas cartas e os desenhos. E com esta noticia da mudança da organização (depois das confusões em Itália na sede o ano passado :-( Estou apreensiva! Os rostos do CCS junto das crianças vão mudar? Os nossos meninos vão perceber alguma coisa destas mudanças? As cartas vão continuar a chegar? Desculpe estou a exagerar.... VAmos dando noticias. Bjinhos da Helena.raiodesol

    ResponderEliminar
  16. Ola Helena,

    Gostei de saber noticias suas e do seu querido Sudip. É muito bom ter contacto com outras pessoas que acreditam, como nós, que é possivel fazer um bocadinho por estas crianças.

    De facto vão surgindo duvidas, vão-se levantando perguntas nas nossas cabeças. Foi por isso, e muito motivada pelos seus comentarios aqui, que escrevi este fim de semana para o CCS, a pedir informações. Ficarei a aguardar uma resposta, espero que chegue logo. Deixo-lhe aqui o meu email, para onde poderá escrever-me para que fique com o seu email e depois poderei reenviar-lhe a resposta da associaçao: catiaazenha@gmail.com .

    Entretanto, este fim de semana, o site www.helpo.pt, aparece já com uma pagina de entrada. Pelo menos temos a indicação que o site existirá, e que estão mesmo a trabalhar nele.

    Ficarei a aguardar noticias, suas e do CCS.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...