segunda-feira, setembro 24, 2007

Aninha...


Cheguei a casa depois de uns dias fora. Estava cansada e com um pouco de sono... Quando entrei veio ao pensamento uma carta.. "será que chegou?" Mas depois de entrar em casa vi que não havia nada de novo... Mas quando cheguei ao quarto os olhos viraram-se logo para a cama, havia algo de diferente. Olhei e sorri... Um envelope, tamanho A4 aguardava-me. Olhei para remetente apenas para confirmar, apesar de ter a certeza... Deixo-o ali durante mais alguns minutos. Após aquelas conversas tipicas de quem chega de viagem: "Como correu?", "Que fizeste?", "Como foi?", etc., voltei ao quarto com a certeza que agora seria o momento. Fechei a porta, sentei-me na cama e comecei a minha viagem. Sabia qual o conteudo... Abri o envelope e vi uma revista e outro envelope. Abri e vi folhas e outro envelope. Começou a minha procura incessante... "Quem será? Como será?". A procura era frenética, mas não encontrava nada para além de folhas e mais folhas... A desilusão já estava a apoderar-se dos meus pensamentos, quando finalmente vi a foto... "A minha afilhada!! É uma menina...." Fiquei ali, a contemplar a foto, e a ler toda a informação... Li tão rapido que nem consegui captar. Voltei a ler... E apaixonei-me imediatamente.

Já por diversas vezes, falei aqui sobre a necessidade de ajudar. Mas torna-se mais facil falar teoricamente do que ajudar realmente. Pois bem, decidi passar a prática. Já escrevi aqui por diversas vezes sobre o Apadrinhamento à distância, levado a cabo pelo CCS Portugal - Centro para a Cooperação e Desenvolvimento (associação sem fins lucrativos para o desenvolvimento). Esta é uma forma de poder apadrinhar uma criança de Moçambique, Zâmbia, Angola ou Nepal, ajudando-os financeiramente, contribuindo para que tenha uma vida melhor. Após alguma reflexão e pesquisa sobre todo o processo, candidatei-me a madrinha de uma criança... E chegou agora a informação!

Foi assim que conheci a Ana, ou Aninha como é carinhosamente chamada pelos familiares. É uma menina linda de 11 anos, timida e serena... Tem 3 irmãos e 1 irmã, e vive com a mãe (porque o pai faleceu com malária) numa casa feita de materiais locais, na Ilha de Moçambique, que se situa a norte, a cerca de 180 Km de Nampula. A Aninha, encontra-se de boa saúde, anda no 3º ano da escola primária, e fala português. E a partir de agora é minha afilhada!! Pagar-lhe-ei o sustento completo: condições de saúde, alimentação e o ensino.

Senti de imediato uma felicidade imensa, e as lágrimas subiram-me aos olhos... A felicidade permanece e sei que ficará. Estou feliz pela minha atitude, mas ainda mais feliz por ter a Aninha na familia.

33 comentários:

  1. Deixo aqui uma palavra especial de carinho para a Tarina por me ter apresentado a associação à já varios meses; à Marta, por ter embarcado na viagem comigo, e por ter sido, de alguma forma quem fez que passasse da teoria à pratica - "se tu fazes eu tambem farei"; ao cd e ao fontez por terem embarcado connosco também. Quando publiquei o post em Julho, não podia imaginar que a repercussão fosse tão grande... Obrigada.

    Deixo também uma palavra a Patrícia e a outras pessoas que, na impossibilidade de ajudarem financeiramente, divulgam o projecto.

    Um grande abraço para todos.

    ResponderEliminar
  2. Eu estou muito feliz por ti!!! E pela Aninha!!! A sério! Tens um coração muito grande e muito bonito. Já tinha dito o mesmo á Marta. Vocês devem sentir-se muito orgulhosas pela vossa acção. Nem todos são capazes do mesmo acto. Também estou interessada em fazer o mesmo, mas para já tenho que esperar um pouco até organizar melhor a minha vida (isto de morar sozinha, com todas as despesas a suportar, ás vezes é mais complicado).

    Um beijinho para ti e boa semana!!!

    PS - Eu estou assim-assim. Avizinham-se mais mudanças na minha vida e não sei para onde me virar. Talvez estar completamente sozinha não seja assim tão mau. Bjs

    ResponderEliminar
  3. A felicidade quando sentida é única.
    Sentiste a felicidade activa pela ligação afectiva de que foste alvo e eu senti(e os que te adoram) a felicidade passiva por tal.
    Mais um ser humano no mundo a ser ajudado, acarinhado...A Aninha encontrou uma boa madrinha e esta encontrou uma boa afilhada...!
    Vai correr bem com as duas.
    A vida vai sorrir às duas.
    Deus e nós (nós são quem te merece linda) estará convosco!
    bjsss.

    P.S. De salutar a divulgação deste projecto fabulosamente bem feito.

    ResponderEliminar
  4. Graças a Deus!

    Agradeço-LHE pela tua vida, amiga. Agradeço-LHE pelo teu coração generoso.
    Agradeço-LHE pela vida da Aninha.
    Agradeço-LHE por tudo o que tu és.

    Fico tão feliz por ti, minha querida. Sei que a imensa felicidade e alegria que sentes neste momento, por teres esta criança, a Aninha, na tua vida é um amor genuíno e verdadeiramente sentido, do fundo do teu coração... eu sei! Sniff!! Siniff!! estou emocionada... partilho contigo essa tua felicidade... essa emoção...

    Quem sabe, só Deus sabe, se um dia, a Aninha te poderá vir visitar, estar contigo, abraçar-te... ou tu ires a Moçambique visitá-la a ela!!!

    São iniciativas como esta, do apadrinhamento à distância que valem a pena a nossa solidariedade.

    Sabes, quando enviares uma foto tua à Aninha, de certeza absoluta, que também ela se irá apaixonar por ti, tal como tu te apaixonaste por ela! Os vossos corações agora estão "ligados" pelos laços do amor... do maravilhoso amor de Deus.... :) Sniff! estou mesmo emocionada e feliz por ti, querida.

    Estou a ver que esta tão esperada notícia alegrou bastante o teu doce coraçãozinho, ainda bem!

    Amor, hoje fica sem efeito o cinema, talvez possamos ir antes na quarta-feira, que tal? dá-te jeito? Tem que ser entre segunda e quinta-feira, para aproveitar o bilhete que a Tmn oferece aquando do carregamento!
    Estou a pensar trazer carro na quarta e assim, estariamos no Oeiras Parque pelas 19 horas, depois diz alguma coisa, tá? :D
    O teu mano Pedrocas está desejoso de te dar um abraçinho e eu também! :D

    Uma semana cheia de alegrias e de muita tranquilidade nesse teu coraçãozinho, minha filhota de coração enorme e lindo! :D

    Tua mamã Flor com admiração e amizade sincera

    ResponderEliminar
  5. A felicidade e o amor estarao sempre nos vossos coracoes,teu e da Aninhas.....
    Que este gesto de Amor se propague ao Mundo inteiro,para melhorar a vida de tantos seres humanos a procura de uma oportunidade....ou mesmo so de um carinho!!!!!
    Beijinho doce para ti minha querida,

    ResponderEliminar
  6. :D :D :D
    Fico mesmo muito feliz por ti! Entendo tão bem o teu post. A certeza do que estava no envelope, o "desespero" de nunca mais ver o que queria... o disparar do coração ao ver a foto. A paixão imediata!
    Sei que estás feliz, eu tb fico, por ti e pela Aninha.
    Agora uma curiosidade, os nossos afilhados são os dois da Ilha de Moçambique. Podem até ser vizinhos ou amigos... quem sabe ainda os visiamos na mesma altura? seria mais uma viagem conjunta! ;)

    Beijinhos grandes e Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. olha nem mais...!
    As madrinhas Marta-Catia a irem visitar seus afilhados! (é possivel ora!!)
    Seria fantástico.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Cátia
    é de facto uma surpresa...fiquei hoje a saber que tens um coração do tamanho do mundo. Parabéns pela tua nova afilhada, a Aninha é uma menina com sorte.é preciso coragem para apadrinhar alguém que nunca viste mas que se sabe que precisa e te agradece do fundo do coração. Boa sorte para as duas e que um dia possas abraçar a tua afilhada, para que ela te diga o quanto te quer bem, pelo bem recebido.
    Parabéns e beijos.

    ResponderEliminar
  9. Ai!
    Querida,
    fizeste-me arrepiar toda!
    Tens um coração enorme! Estou tão feliz por ti e contigo!

    É em gestos como este que sinto que Deus intervém!

    Beijinho mt grande

    Fa-

    ResponderEliminar
  10. Linda!!!
    Junto-me á tua felicidade e á da Aninhas!!!!
    Parabéns para as duas!!!
    Que madrinha linda que ela arranjou!!!!

    Beijinhos para as duas!!!!

    ResponderEliminar
  11. Eh Eh que bom... percebo a tua felicidade.. Sério que sim.. e agradeço a quem divulga, a quem embarca nesta viagem onde a solidariedade é palavra de ordem!!!
    Amiga.. e depois se fores como eu... eheh até tenho a foto dela junto dos meus outros dois afilhados.. afinal de contas ela é também é da família!!!!
    Beijinho amiga!
    Adoro-te!

    =^.^=

    ResponderEliminar
  12. Maninha linda,

    Parabéns! Fico muito feliz por ti :)

    Tens um coração lindo que eu adoro, do tamanho do mundo... (eu já sabia há muito tempo)...

    És um orgulho para mim.

    Beijinhos grandes e aquele abraço apertadinho...

    da mana que te adora

    ResponderEliminar
  13. Linda só agora deu para passar por aqui mas fiquei tão contente por ti, por esta linda menina Aninha, pelo teu gesto, pelo amor que irás dar a esta criança. Bem hjas linda por aquilo que és e porque tens muito amor para dar aos outros. Este é o verdadeiro mandamento que Deus nos deixou. Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.
    Linda que muitos mais possam seguir o teu exemplo. Sim porque tu foste um exemplo para todos nós. Que o Senhor te continue a abençoar como tem feito até aqui.
    Beijinhos de boa noite.
    Sonha com os anjos e o Jesus.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  14. A felicidade que inunda o teu coração transbordou até nós neste teu post, mas mais ainda na generosidade da tua entrega a este projecto e da sua publicitação...

    Beijinhos no teu coração lindo.

    ResponderEliminar
  15. Que gesto lindo.

    Fiquei comovida.

    Haja no mundos muitos como tu.

    ResponderEliminar
  16. "Primota enviei-te um email… :( "

    ResponderEliminar
  17. Oi filhota! :D

    Estou na hora de almoço e aproveito para visitar cantinhos amigos e... parei aqui, para... TE SENTIR! Gosto tanto de te "sentir"... de "sentir" a tua amizade... o teu carinho... foi tão bom ter-te conhecido linda! :))

    Quanto ao cinema, fica talvez, para sexta-feira. Penso ir ao final da tarde a casa da minha mãe (perto de Santa Apolónia) e depois combinavamos e iamos então ao cinema. Mas terá que ser a uma sessão mais tarde, pois logo às 19 horas não dá.

    Amor, se tiveres compromissos tudo bem na mesma, fica para uma outra oportunidade, primeiro está o teu trabalho. Mas eu e o mano Pedro, pensaremos em ti com muito carinho, tá? :D

    Deixo-te um arco-íris de mil cores para que todos os teus desejos se possam tornar realidade.

    Xi-coração para ti e para a tua afilhada. Ela agora faz parte de ti :D

    Tua Flor com amizade sincera

    ResponderEliminar
  18. A tua visita ao meu canto, veio dar-me a honra de ter ficado a conhecer alguém tão nobre e com um coração tão grande como tu.
    Bem hajas, pelo acto de amor que praticas-te e que deveria ser seguído como exemplo por todos nós.
    Infelizmente, a vida não está de forma a poder-mos completar a felicidade de muitos que nada têm.
    No que eu puder ajudar direi presente.
    Fica bem e na Paz de Deus.
    José Gonçalves

    ResponderEliminar
  19. Finalmente tornei a coisa realidade, dei hoje o ultimo passo, em frente ao multibanco. Senti-me bem.
    Comecei pela ajuda mais modesta, pelo que vou em parceria com outras pessoas ajudar uma turma/escola, mas já recebi a fotografia, são cerca de 40, dos mais pequenitos aos mais adultos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. parabens e felicidades bom a big-amigo!
    desfruta o bom momento de alegria interior!
    abraço.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia amiga, ontem fiquei sem net e por isso não vim aqui deixar beijinhos.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Beijocas.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  22. Bom diaaaaa!!!

    Vamos a acordar... a mim tb me custou, e muito, mas teve que ser!
    Numa palavra, GOSTEI primota! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DIA ALEGRIA!

    Lembro-te, que Deus te ama... e que eu também!:D


    Que te corra muito bem este dia, minha filhota linda! :)

    Abraços bué de apertadinhos em TUUU

    Flor e Pedro deixam também o sorriso dos seus corações para a Cátia

    ResponderEliminar
  24. Voltei para pedir a Deus que abençõe a Aninha lá por terras de Moçambique. Que Jesus a proteja.

    Tua mamã Flor :)))

    ResponderEliminar
  25. Tinha que ter o meu nome, pois claro! =P

    Parabéns pela Aninha.

    Já agora mais discreta em relação ao que?!

    ResponderEliminar
  26. Um dia cheio de sorrisos e conquistas.

    Abraço em tu e na Aninha

    Flor

    ResponderEliminar
  27. Bom dia amiga tenho andado a 1oo à hora por causa da minha filhota, só para a semana é que as coisas parece que vão acalmar.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    P.S. ontem não ouvi o telemóvel tocar porque estava dentro da mala além disso temo-nos deitado cedo porque temo-nos levantado cedo para eu organizar uma série de coisas, por isso não ouvi, mas obrigado amiga querida.

    ResponderEliminar
  28. Olá Catiazinha!

    MUITOS PARABÉNS!!!:D

    Grande atitude!!! sem dúvida...
    Não é qualquer um que tem a coragem de ajudar alguém que não conhece de lado nenhum... só mesmo um ser com um coração maravilhoso, como tu!!!
    E mais uma vez aqui está a prova de que não és um desses "qualquer um"... És uma menina linda, que marca a diferença, que sorri quando vê os outros felizes e está sempre pronta a ajudar quando estão menos bem...
    E acredita... Hoje em dia é bem difícil de encontar pessoas assim... SO WONDERFUL!!!

    Beijinho mt gandeeeeeeeeeee!
    Abraço bem apertadinho!

    ResponderEliminar
  29. Cátia querida bom dia, hoje deixei um doce lá no meu cantinho para quem por lá passar.
    Beijos e um óptimo fim de semana.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  30. Hoje, pedi a Deus um lindo e brilhante ARCO-ÍRIS para ti..... para que tenhas um belo dia... cheio de sorrisos e coisas gostosas...


    O meu coração "voa" até ti e abraça-te com força... :)

    Tua Flor com carinho enorme

    ResponderEliminar
  31. Minha linda,
    estou a passar para te dar um beijinho e um premiozito...

    Fa-

    ResponderEliminar
  32. É dificil voltar á luta. Aliás continuar a luta. Sim, porque há 1 ano atrás mandaram-me embora da empresa onde tinha trabaklhado por mais de 9 anos. Motivo: queriam alguém com um perfil diferente. Acabaram por lá pôr um tipo mais novo que eu que não sabe fazer as coisas e não faz o que eu fazia. Desde aí que tenho andado á procura de emprego. Este onde estou agora nunca me satisfez por completo, daí ter sempre continuado á procura. só que como é que hei-de pensar positivo se no espaço de 1 ano apenas fui chamada para 1 entrevista? De que me vale uma licenciatura e 10 anos de experiência?

    Desculpa...não consigo mais. Obrigada pelas tuas palavras. Beijinho grande

    ResponderEliminar
  33. Linda boa tarde " a pedido de várias famílias" coloquei lá mais umas coisinhas. Passa lá e vê se te interessa alguma coisa.
    Beijos e bom fim de semana.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...