quarta-feira, setembro 30, 2009

O mundo do Fantástico

Vampiros, bruxas, gnomos, feiticeiros, comer, amigos, sangue, mal, brincadeira, caixão, sentidos, feitiços, panela, jardim, morte, maçã, poderes, anões, ficção, beleza, noite, maldade, assombração, branca-de-neve, dia, voar, comer, terror, bem, colher de pau, fantasmas, verruga, chapeu, lutar... Fantástico.

Pergunto-me porque não consigo ordenar as palavras para escrever uma estória sobre o Fantastico. Sei que tenho grande desconhecimento sobre o tema, mas não devia conseguir escrever na mesma? Tenho até domingo...

terça-feira, setembro 29, 2009

Lembrei-me...



Ontem lembrei-me de TI como tantas vezes... SaUdAdEs de te ter por perto, de me poder abrigar em ti, de me sentir protegida. Ontem falei do que tanto me ensinaste, do tanto que me mostraste, do tanto que lutaste... Homem coragem! És e serás o meu orgulho, és e serás o meu modelo...

... Como disse aqui há dois anos: ainda és tu que me fazes caminhar.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Política: peço-vos que votem...

A Politica é um dos assuntos que só discuto com algumas pessoas, no entanto é um assunto que me interessa bastante e sobre o qual gosto de estar actualizada. Para mim, ou melhor, em mim, a política pode quase comparar-se a um clube de futebol ou a uma religião: identificamo-nos através de valores e depois torcemos por ele, independentemente do seu responsável máximo, ou dirigente.

Este domingo há eleições legislativas. Alguns de vós até saberão qual a cor política em que irei voltar, mas ao contrário de muitos, não olho para a política apenas para dizer mal do "adversário político". Admito que o "outro senhor" teve algumas acções políticas que foram benéficas e que exigiram coragem para as tomar... Mas, sinceramente, tenho algum receio que ele volte a ganhar. Não por questões partidárias mas pensando na viabilidade do país para os meus filhos. O país está prestes a individar-se a ponto de comprometer a economia do tempo dos meus filhos e porque não dizer dos meus netos? (E não estou a exagerar...). E isso assusta-me. Assusta-me por isso e por eu considerar que não existem motivos justificaveis/essenciais neste momento para o fazer, menos ainda quando se vive a maior crise mundial e em que vivemos uma crise interna permanente.

Mas mais que expor aqui as minhas preocupações, ou ideologias políticas, venho pedir a todos que no próximo domingo votem, que não deixem que abstenção ganhe tal como aconteceu ainda este ano nas Europeias. Seja que de que cor sejam ou estejam inclinados, façam-no. O voto é um dever para depois podermos exigir os nossos direitos.

quinta-feira, setembro 17, 2009

Pin - Uma explicação de ternura



Pin
Uma explicação de ternura

"Ternura (muita), e as palavras que dela nasceram... momentos (muitos) que explica no bater do coração e no brilho do olhar. Ternura... este livro é apenas uma das suas muitas explicações.
Nasci de mão dada com a ternura, com ela cresci, me fiz gente.
Aprendi a acarinhá-la, a guardá-la entre os dedos. Semeio-a, com a ajuda do vento.
Sacio-lhe a sede, com lágrimas doces.
Vejo-a tornar-se maior sem sobejar.
Bebo de toda a que me oferecem e entrego-a, na mão de quem a queira de mim beber.
Este livro reflecte o que hoje sou.
Espero que possa transmitir-vos a serenidade e a ternura que sinto quando escrevo.",
Luísa Azevedo.





No proximo dia 20 de Setembro (domingo) pelas 16h00, decorrerá o lançamento do livro “Pin – Uma explicação de ternura”, de Luísa Azevedo, no Ateneu Comercial do Porto. Os textos e imagens são da sua autoria.

Apesar de eu não poder estar presente, é com a maior dos prazeres que vos convido a estarem a seu lado no próximo dia 20.



A data prevista do lançamento em Lisboa é dia 10 de Outubro - colocarei aqui mais novidades assim que souber. Encontramo-nos lá? Conto convosco!

sábado, setembro 12, 2009

Os meus 5 Sentidos

Ora aqui chega um desafio que me deixou a pensar, e por ter vindo de quem veio não podia deixar de o colocar por aqui.

Regras:

1. Exibir o selo.

Como sou bem mandada, cá está ele:



2. Indicar o nome e o link do blog de quem recebi.

Recebi o desafio da Marta do Confesso Aqui, neste post .

3. Indicar outros 5 blogs.

Ora bem, os blogs que eu ia nomear já foram quase todos nomeados, mas volto a repetir:

More Than Words; Carracinha Linda; Confesso Aqui (amor com amor se paga); e cá vão outros dois: Sound of Silence e Linda Carmo.

4. Dizer qual o sentido que melhor me descreve:

Nunca fui muito boa nesta questão. Sempre que tinha que falar sobre mim, perdia-me das palavras. No entanto, acho que tenho aprendido umas coisas. Sou amiga do meu amigo, sou extremamente disponível (se calhar demais) para os outros, gosto de estar próximo sempre que precisam, mesmo quando não o dizem, mas quando o sinto. Sou muito observadora dos pormenores e com feeling apurado. Sou também um pouco ingénua, muito teimosa, e com alguma dificuldade de dar o braço a torcer quando eu acho que sei de determinado assunto. Não gosto de perder nem a feijões. Sou uma pessoa bastante ambiciosa mas não invejosa - continuo e quero continuar a olhar para o lado, para o outro e ajudar. Solidária. Auto-estima em construção - até alguns meses diria simplesmente "baixa-estima e insegura". Reconhecida por tudo o que me dão: um gesto, uma palavra. Uma ultima palavra que me descreve: Independente!

5. Para cada sentido, escrever a resposta para as perguntas:

Audição: Qual o som que gostas mais de ouvir?
O som da chuva quando posso ficar na cama até mais tarde, sem horas para levantar.

Visão: Qual a tua imagem favorita?
Um belo pôr-do-sol, seja no mar ou encoberto pela serra.

Tacto: O que mais gostas de sentir na pele?
O carinho de um abraço apertado a percorrer-me nas veias.

Paladar: Qual o teu sabor preferido?
Adoro o sabor a café (que se destaca!), chocolate negro, morangos. Mas gosto também de contrastes: gosto de gelado de limão com gelado de chocolate, fruta e gelado, doce e salgado.

Olfacto: Qual o cheiro que te faz bem?
Novamente o café. Depois o cheiro da terra molhada depois de chover, cheiro do mar, hortelã.

Posso oferecer-vos uma mistura de sentidos?

terça-feira, setembro 08, 2009

A Joana

A Joana é uma amiga, uma companheira de luta. É uma mulher como tantas que existem entre nós. Uma mulher que sofreu muito, que teve uma vida dura ainda antes de nascer... Sofreu e teve que crescer, aprender a sobreviver. A Joana é uma jovem adulta que está preparada para desabafar tudo o que viveu e o que não viveu.


A Joana vive comigo há um ano e meio, e agora está de volta...

... A Joana é ficção, mas poderia muito bem não ser.

segunda-feira, setembro 07, 2009

Era uma vez... um conto numa gaveta!




ERA UMA VEZ... UM CONTO NUMA GAVETA... Que de repente pode passar do anonimato para o expositor de uma livraria.

O Armazém de Ideias Ilimitada está a promover [post de dia 1 de Setembro de 2009] a recepção de textos para a compilação de um livro de contos, sob a coordenação da escritora Ana Brilha (escritora galardoada com o Prémio literário da Ordem dos Advogados em 2007, com a publicação da obra Memórias de um Corvo).

A recepção dos contos dar-se-á até dia 28 de Fevereiro de 2010, e por isso muito tempo (demasiado tempo?!) para escrever bem, bons contos ou simplesmente para retirá-los da gaveta e fazer uma ultima revisão. Sei que alguns de vós escreve e escreve bem. Fica a informação e fica o desafio.

Quanto a mim... veremos!


Obrigada Amiga por me teres enviado a informação.

sexta-feira, setembro 04, 2009

Paro e olho...

Sentei-me por breves instantes sobre a cama, a instantes de me deitar. Olho para o vazio... Paro, olho e penso nos dias que passaram... No domingo estava inconsolavel, na segunda eufórica, na quarta irritada, e hoje a tender para o nostalgica. Irritamo-nos e maravilhamo-nos tão rapidamente, como vento em mudanças que nos faz girar sobre nós mesmos... Os anos vão passando, vamos crescendo e aprendendo. Vêm as alegrias, as tristezas, os altos e os baixos... Mas no fundo são ondas do mesmo mar que é a nossa vida...

Amanhã irá casar uma das minhas melhores amigas de sempre... Alguém que passou comigo a adolescencia, a juventude e o principio desta fase em que nos chamam adultos. Uma amiga que longe, esteve sempre perto... Uma amiga, uma irmã, que nos olhamos olhos nos olhos e que nos vemos de coração. Um olhar é um sorriso.

A vida passa, crescemos, mudamos... Mas existem coisas que nunca mudam. Olho o futuro com esperança, uma esperança que me diz que no meio de tanto turbilhão, é possivel ser feliz.

quarta-feira, setembro 02, 2009

Lições que se aprendem...

Existem pessoas que pensam que somos pedras do seu xadrez, que jogam ou deixam em espera mediante o seu gosto ou o seu interesse. Mas a vida não é bem assim, não quando se tem alternativas, não quando se tem potencial, não quando se sabe e se dá valor... Todos nós temos vida própria, cabeça para pensar... Porque não ser frontal e dizer que agora esta jogada seria o xeque-mate do jogo e que seria melhor esperar para jogar?! Seria preferivel... Vi o seu jogo, entendi a sua jogada e é agora que eu digo: No, nO, No...