domingo, março 01, 2009

Desafio: os três anões (14)

O Bicas, o Becas e o Bocas

"Era uma vez um anão que teve três filhos: O Becas, o Bicas e o Bocas. Este último era tão pequeno, tão pequeno que casou e foi viver dentro de um sapato nº 32."

Ao fim de umas boas duas horas, reunidos em casa deste, com fim a saber sobre o que nos contar sobre as suas vidas, acordaram finalmente, que seria o Becas o responsável pela composição do texto, já que de entre todos, reunia mais condições pelo seu reconhecido conhecimento.

Um pouco orgulhoso por este facto, despede-se alegremente e disposto a iniciar desde já tal projecto.

Estava uma noite linda, de lua cheia, cálida e brilhante que o convidava a aproximar-se do mar. Nunca o tinha feito. Não tinha nunca experimentado sentir a delicadeza de uma pétala nas suas mãos, nem o aroma de uma flor. Não tinha nunca sentido o calor de um raio se sol sobre a sua pele. Tinha o seu cérebro tão repleto de fórmulas matemáticas, que agora temia que o seu coração tivesse mirrado um pouco dentro do seu peito.

Já tinha lido que muitos se sentiam pequeninos perante a vastidão do mar. Imaginem agora eu – anotara no seu bloco de notas – fez-me tamanha impressão, que me afasto e sento-me a vê-lo, tornando-me num ser minúsculo como não conheço outro. Tremo e suo receoso, até que uma brisa fresca passou por mim e me acalmou. Foi aí que o Mar me falou, dizendo-me que tem milhões de histórias para me contar:

– Mas olha que são tão profundas e longas, que precisarias de permanecer aqui por uns dias, para poder contar-te apenas uma. Gostas de bonitas como as sereias? Tenho-as de fantasia, das que não acreditas, pura magia e outras tão feias, de piratas e de tempestades tão fortes e loucas que nem o teu irmão Bocas inventa e tu até gritas!

O Becas, fascinado com tais ideias, não proferia palavra e o Mar sabia no que ele estava a pensar:

– Precisas é de viver uma comigo. E dito isto, estendeu-se até à areia e beijou-lhe os pés.

– Ai que frio! – Queixou-se o Becas, sentindo um arrepio que o fez encolher-se mais ainda. A seguir estremeceu comovido, e, uma lágrima que lhe bailava no olhar, subitamente desprendeu-se e correu em fio até ao Mar, ao qual se uniu. Ele Sorriu. Ajoelhou e afagou carinhosamente a espuma branca que o envolvia e demorava ainda na sua mão, a desfazer-se em pequeninas gotas, lindas, como ele nunca tinha visto. Levou-a à boca e provou-a:

– Sabem ao mesmo sal … e ela agora pertence-te; tens um pedaço de mim.
– Sim, concordou o Mar – assim como tu não esquecerás mais o meu sabor.

Amanhecia, e, o Becas já refeito, anotava no seu bloco: “o Mar é um senhor”. E aí a Brisa de novo surgiu e disse-lhe:

– É como dizes. É um gigante de amor.

O Becas sentiu-se interpelado no seu conhecimento científico e esteve prestes a replicar, incitado por uma réstia de orgulho, mas, a Brisa adivinhando-lhe o pensamento, adiantou-se-lhe:

– Meu amigo, este mundo maravilhoso em que vives e que sabes ser conduzido por uma extraordinária precisão matemática, não o explicas com outra fórmula como esta que te ofereceu o Mar e por muito mais absurda que te pareça em relação a todas as outras que conheces e que igualmente não resolvem a vasta soma dos conhecimentos que já alcançaste sobre o universo das galáxias, dos astros, dos sonhos e da vida.

Até teres dado este salto acrobático em que te vi sair para fora de ti, do teu coração e através de uma simples lágrima incontida, jamais compreenderias isto e poderias salvar todos os teus irmãos, seres, humanos, criaturas, miniaturas ou anões – como lhes queiras chamar – que se sentem viver em sapatos nº 32!

O Becas entendeu. Entendeu a mensagem do Mar que lera nas entrelinhas e viveu muito feliz até ao fim da sua vida naquela praia, com a família e muitos amigos que se foram reunindo a eles.

E o mar continua a ir bater noutras rochas, lá longe, longe… a chamar ainda mais gente e a quem depois, lhes vem beijar os pés.

Malu dA capela

10 comentários:

  1. Querida Malu,

    Com uma frase tão louca com a dos três anões e do sapato 32 [de quem foi mesmo a ideia?! hum...] conseguiste transmitir uma mensagem tão ponderosa! Esta é daquelas estórias para ler com calma e reflectir, é para pensar e deixar-se envolver pelo Mar. Aqui mostrou-se a Malu, aquela que tantas vezes se esconde nas brincadeiras...

    A estória tocou-me. Obrigada pela participação, pela presença e pala amizade que fala mt mais alto.

    Aquele nosso abraço, querida

    ResponderEliminar
  2. Malu,

    está fantástico e o Mar, ai o Mar, que tanto me faz sentir e amar... Lindo lindo lindo, a mensagem implicita é fabulosa. Obrigada.

    Serenos sorrisos

    ResponderEliminar
  3. Malu,

    Parabéns pelo conto, pela sensibilidade!

    Muito bonita :)

    Bjinhooo*

    ResponderEliminar
  4. Cátia,

    Pois aí está o desafio e eu estou pasmada com a volta que cada um tem dado a estes contos tão surpreendentes, na positiva, claro. Quem diria?

    Tenho gostado de todos e de estar aqui uma vez mais. Sou eu que agradeço! [sais-te com cada uma... ainda me pergunto por que raio foste apanhar o tal do sapato.. eh eh eh eh mas ainda bem ] :|

    Esse abraço e parabens a ti!

    Obrigada Serenidade pela simpatia. Também gosto muito do mar ;)

    Sorrisos daqui também e um bj, obrigada.

    Olá Patrícia,

    Cá te reencontro e sempre a apoiar. Obrigada e um grande bjinhooo para ti também.

    ResponderEliminar
  5. Tão doce este texto...Gostei muito. Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Maluzinhaaaa!!
    Gostei muito!!!
    O mar!! Adorei!

    Bjtsss

    ResponderEliminar
  7. Esmeraste-te Maluzinha!

    O doce poder do mar... Quantos entenderão a sua linguagem? a sua imensidão? e tudo o que por detrás encerra...
    "era noite de lua cheia"... em noites assim pode-se meditar e extrair sempre alguma grande mensagem.
    É bom poder reflectir.
    E esta noite já vai longa... vou dormir!

    (ando atarefada... se eu tardar por aqui não leves a mal nem te preocupes, Cátia linda. É só mta ocupação)

    beijos mt grandes meninas lindas do meu coração

    ResponderEliminar
  8. Obrigadíssima Paula Raposo, que simpatia!

    Bjs.


    Nã, nã Elsa, tu não gostas de mar eh eh ;)

    Obrigada e bjs!

    E obrigada Fá! E tu no teu comentário. Bem que podias ter deixado "rolar" um bocadinho mais essa inspiração ;)

    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Querida Malu,

    A história está óptima e muito engraçada ao mesmo tempo que profunda! Parabéns,

    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Olá.


    O mar tem muito para nos ensinar, assim tenhamos ouvidos e nos deixemos embalar.

    Parabéns.

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...