sábado, outubro 06, 2007

Uma carta...

(foto de Teresa Calcao)

"Sinto a tua falta, meu amor, como sempre, mas hoje é particularmente difícil porque o oceano tem estado a cantar para mim, e a canção é a da nossa vida juntos. Quase consigo sentir-te ao meu lado enquanto escrevo esta carta, e consigo cheirar o aroma de flores silvestres que me faz sempre lembrar de ti. Mas neste momento, essas coisas não me dão qualquer prazer (...)
À noite quando estou sozinho, chamo por ti, e sempre que a minha dor parece ser maior, encontras constantemente maneira de voltar para mim. Ontem à noite, nos meus sonhos, vi-te no pontão (...). O vento soprava através do teu cabelo e os teus olhos retinham a luz pálida do Sol que se desvanecia. Fico espantado quando te vejo encostada ao parapeito. Tu és bela, penso, enquanto te vejo, uma visão que nunca consigo encontrar em mais ninguém. Começo a andar lentamente na tua direcção e quando, finalmente, te voltas para mim, reparo que os outros têm estado a observar-te também. "Conhece-la?" perguntavam-me em sussurros invejosos, e enquanto sorris para mim, respondo simplesmente com a verdade. "Melhor do que o meu próprio coração."
Paro quando chego perto de ti e envolvo-te nos meus braços. Anseio por esse momento mais do que qualquer outro. É a razão da minha vida, e quando tu retribuis o meu abraço, eu entrego-me a esse momento em paz mais uma vez.
Levanto a mão e toco suavemente na tua face e tu inclinas a cabeça e fechas os olhos. (...) Interrogo-me durante um momento se vais afastar-te, mas claro que não o fazes. Nunca o fizeste, e é em alturas como esta que eu sei qual é o meu objectivo na vida.
Estou aqui para te amar, para te segurar nos meus braços, para te proteger. Estou aqui para aprender contigo e para receber o teu amor em troca. Estou aqui porque não existe outro sítio onde possa estar.
Mas depois, como sempre, a neblina começa a formar-se enquanto permanecemos juntos um do outro. É um nevoeiro distante que nasce do horizonte, e descubro que começo a ficar com medo à medida que ele se aproxima. Ele insinua-se lentamente, envolvendo o mundo à nossa volta, cercando-nos como que para evitar que fujamos. Como uma nuvem rolante, cobre tudo, fechando, até mais nada restar senão nós os dois.
Sinto a minha garganta a começar a fechar e os meus olhos a encherem-se de lágrimas porque sei que são horas de partires. O olhar que me lanças naquele momento persegue-me. Sinto a tua tristeza e a minha própria solidão, e a dor no meu coração, que permanecera silenciosa só por um pequeno intervalo de tempo, torna-se mais forte quando tu me soltas. E quando estendes os braços e dás uns passos para trás, desaparecendo no nevoeiro porque ele é o teu lugar e não o meu. Anseio por ir contigo, mas a tua única resposta é abanares a cabeça porque ambos sabemos que é impossível.
E eu assisto com o coração a partir-se enquanto desapareces lentamente. Dou comigo a esforçar-me por lembrar tudo acerca daquele momento, tudo acerca de ti. Mas depressa, sempre demasiado depressa, a tua imagem desaparece e o nevoeiro recua para o seu lugar longínquo e eu fico sozinho no pontão e não me importo com o que os outros pensam quando baixo a cabeça e choro e choro e choro."


(As Palavras que nunca te direi)

17 comentários:

  1. Como diria um escritor:
    "eu adoro quem não me adora, mas não me canso de adorar!"

    bonita declaração fizeste à querida Teresa...!
    (mas eu diria como se fosse 'as palavras que sempre direi')!
    bjss c.d.m.c.

    ResponderEliminar
  2. Linda essa carta, lindo e comovente esse livro!
    A Teresinha merece!
    Mas não chores sempre, ainda que ás vezes chores, ainda que ás vezes a saudade doa, doa muito...lembra-te sempre os amigos estão sempre num sítio onde os podemos encontrar sempre, sempre...no NOSSO CORAÇÃO! É aí que estás...no meu coração! Num coração imperfeito, que ri e chora, que se comove que se magoa...mas olha é o único que tenho e lá tens o teu cantinho!

    Convido-te a celebrares comigo o 1º aniversário do - Eu estou Aki -

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Minha princesinha linda,
    Por vezes na nossa vida levanta-se nevoeiro que nos deixa desorientados...como um barco perdido na neblina cerrada mas que encontra na luz do farol a orientacao que o levara a bom porto.
    Assim sou eu,tal como o farol,o teu ponto de referencia sempre que te sentires perdida....
    Adoro-te!!!!

    ResponderEliminar
  4. "estou contigo nos bons e maus momentos, na alegria e na tristeza, no choro e no sorriso...é pois esta a função de um verdadeiro amigo" - do P.S.!

    bjss c.d.m.c.!

    ResponderEliminar
  5. Queridos amigos,

    Bem sabem o que quanto vos adoro. Sabem que sinto a falta de todos, à sua maneira... São todos importantes na minha à sua maneira. A Teresinha teve a amabilidade de me deixar usar uma foto dela para acompanhar este post, e tambem ela faz parte das pessoas que me são muito queridas e especiais (Adoro-te, bem sabes). No entanto este post nao lhe foi dedicado... Foi dedicado a um sentimento que sinto, a um momento... e mais nada que isso.

    Obrigada a todos pelos comentarios.
    Beijnhos grandes de amizade

    ResponderEliminar
  6. estive num pontao assim ontem...beijo special one...

    ResponderEliminar
  7. Humm amiga...
    Li também esse livro e cairam algumas lágrimas...
    E este excerto é maravilhoso.
    O sentir que se amou e que se teve e que se continua a amar mas já não se tem...

    Espero que este seja representativo de um amor grande que estás a viver e não de uma perda dolorosa para a tua alma...

    Um beijo =^.^=

    ResponderEliminar
  8. Como anonima Catarina?! ;) lolol
    Descobri-te? hehe

    De acordo com a anonima dear:
    "Espero que este seja representativo de um amor grande que estás a viver e não de uma perda dolorosa para a tua alma...!"

    bjss linda! (o silencio ta-me a estrangular...)

    ResponderEliminar
  9. Bom dia minha linda. Como sabes tenho andado um pouco afastada aqui do teu e de todos os cantinhos amigos. 1º. fiquei sem computador e depois foi o fim de semana maiorzinho para poder curtir a filhota que veio a casa. A semana passada ela veio 1 vez a casa mas a partir de hoje ficará a semana inteira. Ontem foi muito doloroso para todos nós a despedida.
    Todos nos estávamos a fazer de fortes mas eu fui a que "arrebentou" não aguentando. Custou-me muito que ela me visse a chorar pois sei o quanto também é difícil para ela. Sei que está bem e que Deus vela pelos seus passos dia e noite, mas é sempre difícil para nós mães e pais também. Não é a mesma coisa do que estar em casa e eu sei o quanto ela sente isso mas temos que ser todos fortes e ultrapassar isso. Como eu digo lá no meu cantinho temos que olhar para as bençãos que Deus nos tem dado e deixar as tristezas de lado.
    Linda espero que tudo esteja bem contigo.
    Tem um lindo e abençoado dia.
    Muitos beijinhos de coração.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  10. A saudade e o que não dissemos depois de passado o momento, ou a possibilidade...

    As palavras que não foram ditas... tens dessas palavras? Então diz... diz agora, porque tal como ela fez, nada nos pode impedir de dizermos o que nos engasga e que nunca dissemos!

    beijo grande!

    ResponderEliminar
  11. Nunca cheguei a ler o livro, mas vi o filme e adorei! :)

    Escolheste um bonito trecho do livro.

    Desejo-te uma semana cheia de paz, amor, harmonia e muita alegria.

    "Se chegou o Inverno, pode a Primavera estar distante?"

    (Percy Bysshe Shelley)


    O meu abraço verdadeiro e o meu sorriso sincero, para ti, minha filhota linda! :D

    O teu mano Pedro, também beija a tua bochecha com carinho imenso


    Flor

    ResponderEliminar
  12. Não li o livro, mas adorei o filme (terá direito a destaque um dia destes lá no meu cantinho).

    Tenho aprendido que a vida é muito curta e pode acabar abruptamente sem que possamos fazer nada. Por isso, o melhor mesmo é não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Quem sabe se o que deixamos para fazer mais tarde não será depois tarde demais?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. que linda carta, muito fiquei emocionada...

    beijinhu

    ResponderEliminar
  14. Querida maninha,

    Amei de coração o post.
    Parabéns por tão bela escolha.

    É difícil ver a neblina chegar perto de nós, mas temos que continuar a acreditar que a dor de uma despedida é o que traz sabor ao reencontro... ;)
    Não podemos deixar que o que nos alimenta nos destrua.

    Um beijo.

    Adoro-te

    ResponderEliminar
  15. BOM DIA FILHOTA QUERIDA! :))

    Este teu post termina com a palavra "choro", repetida por três vezes!

    Todos nós já choramos. Chorar, lava a alma. Até ELE chorou (João 11:35 - Jesus chorou).

    Hoje, venho deixar à minha filhota Cátia, além do meu amor e carinho sincero, a minha oração a Deus para que Ele a proteja e abençõe ricamente.

    Não esqueças amiga, "AS VERDADEIRAS AMIZADES, RESISTEM AO TEMPO E À DISTÂNCIA."

    Amo TU linda! :))

    Xi do Pedro para ti

    Flor

    ResponderEliminar
  16. Desejo que tenhas uma optima semana cheia de paz e alegria!
    Sempre no banco, sempre na ponte, linda,...forever!
    bjss c.d.m.c.! (ainda sabes da sigla? claro q sim ora...)
    :)

    ResponderEliminar
  17. Senti-me picada a ler o livro... e tenho-o em casa, mas ainda não tive tempo...
    Adorei o excerto!
    Beijinhos grandes, querida!

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...