sexta-feira, outubro 19, 2007

Ir mais além...

(Foto de Teresa Calcao)

“Fernão Capelo Gaivota treinava. A trinta metros de altura, baixou as suas patas com membranas, ergueu o bico e tentou a todo o custo, com a força das asas aguentar uma contorção difícil e dolorosa. Isso queria dizer que deveria voar devagar, e então abrandou até sentir o vento passar pelo seu corpo como um sussurro, até sentir o oceano por debaixo de si. Franziu os olhos, em intensa concentração, susteve a respiração, e forçou um… só mais… um... centímetros… de… curva. Então as penas ruflaram, ele desequilibrou-se e caiu.

Como sabem, as gaivotas nunca hesitam, nunca se desequilibram. Desequilibrar-se no ar é para elas uma desgraça, e uma desonra. Mas Fernão Capelo Gaivota não era um pássaro vulgar. Sem se atrapalhar, abriu de novo as asas naquela difícil curva, abrandou e desequilibrou-se de novo. A maior parte das gaivotas não se querem incomodar a aprender mais que os rudimentos de voo, como ir da costa à comida e voltar. Para a maior parte das gaivotas, o que importa não é saber voar, mas comer. Para esta gaivota, no entanto, o importante não era comer, mas voar. Mais que tudo, Fernão Capelo Gaivota, adorava voar. (...)

Passados três meses, Fernão já tinha seis estudantes, todos banidos, mas, no entanto, curiosos em relação àquela nova ideia de voar pelo prazer de voar. Contudo, era-lhes mais fácil executar difíceis posições do que compreender a razão que havia por detrás.

- Cada um de nós é na realidade uma ideia da Grande Gaivota, uma ideia ilimitada da liberdade – costumava dizer-lhes Fernão, à noite, na praia – E o voo de precisão é um passo em direcção à nossa verdadeira natureza. Daí a razão de todo este treino da alta velocidade, baixa velocidade e acrobacias aéreas…

E os seus alunos adormeciam exaustos. Gostavam dos treinos porque eram rápidos e excitantes e porque lhes saciavam a fome de aprender que aumentava em cada lição. Mas nenhum deles conseguia acreditar que o voo de ideias pudesse ser tão real como o voo de vento e penas.

- Todo o vosso corpo, desde a ponta de uma asa, até a ponta de outra asa – costumava dizer Fernão - não é mais do que o vosso próprio pensamento, numa forma que podem ver. Quebrem as correntes do pensamento e conseguirão quebrar as correntes do corpo… Mas, por muito que falasse, soava como uma agradável ficção e eles precisavam dormir."

(In Fernão Capelo Gaivota – Richard Bach )

14 comentários:

  1. :)
    Ás vezes é assim, trabalhamos, corremos, fazemos e acontecemos, para matar a fome do corpo... e quando chega a hora de voar, temos as asas cansadas!
    Esquecemos o sonho... porque realmente não se vive só de sonhos. Mas será que é vida quando esquecemos o que é sonhar?

    Gostei muito do post!

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  2. Lindinha, adorei o texto!

    Voa, querida, voa... enquanto ainda tens asas! Porque mais tarde, quando olhares para trás, pode ser tarde de mais...

    Um beijinho muito grande de quem gosta muito de ti

    Fa-

    ResponderEliminar
  3. Este livro é simplesmente genial.. já o li à muitos anos, assim como grande parte das suas obras...
    Por este tenho um grande carinho.. assim como por "Não há longe nem distância" é maravilhoso e acolhedor!

    Eu adoro voar...
    E sei que até para o mais simples dos voos é necessário técnica...
    Eu continuo a tentar!

    =^.^= beijo em ti amiga

    ResponderEliminar
  4. Linda!
    Já li este livro, a passagem é linda! Nunca podemos deixar de voar, nunca podemos permitir que isso aconteça...ainda que ás vezes tenhamos que voar mais baixinho!

    Beijinhos e muita força pa ti!

    ResponderEliminar
  5. o desejo de uma boa semana linda te deixo embrulhado num carinho.
    desculpa "o mergulho de cabeça"! sim entendeste. foram as picadelas, sorry.
    até+

    ResponderEliminar
  6. Olá Cátia,

    Venho desejar-te uma boa semana, com muita calma e tranquilidade.

    Um grande beijo com muito carinho para ti!!!

    ResponderEliminar
  7. comé? Não se escreve?
    Aiii... vamos lá a actualizar isto!

    Beijo grande e aquele abraço!

    ResponderEliminar
  8. só agora ouvi a musica que tens no blog com atenção e até ao fim...!
    está soberbamente relaxa/penetrante.
    bonita.
    bj

    ResponderEliminar
  9. Amor, voltarei com mais tempo para ler este post, agora não dá! :)

    O meu coração manda um alô ao teu e lembra-o de que te ama, mesmo quando na ausência fisica....

    Tua amiga Flor com carinho imenso

    ResponderEliminar
  10. Olá Cátia!
    Visito muitas vezes este cantinho, embora também nunca tenha deixado um comentário!
    Adorei o texto.
    A vida ensinou-me a viver um dia de cada vez.
    Voa, voa... enquanto ainda tens asas!
    Obrigada pelos momentos que passas com a Sofia, és muito querida.
    Fica Bem!
    Beijo grande!
    Emília

    ResponderEliminar
  11. oi amiga...special one...ainda bem que aqui vim...senti o bater de asas bem perto da janela...corri ja nao te vi...em tempos escrevi...
    sentado ...assim no mundo...questiono a mim...este inospito deserto...tem flores...passaros...cores...mar nao muito perto...criancas...que podiam ser como muitas outras...tem sol..estrelas..e uma lua grande laranja...bela...silenciosa...
    inaudivel...mm so a paz..essa so aqui chega ctg...quando o som das tuas asas...me acorda...levito e ai...sim ja lhe chamo a terra da magia...acordo e adormeco...com alegria...amor...arte...sim...fantasia...isto ja posso responder...aqui amei...na terra em que o amor fugia...quis pegar nas asas que trago bem negras e levantei voo para tao alto...que o cantar de um passaro azul..trouxe a boa nova...ja podes voltar--..da mesma forma que eu p+assaro ja sei falar...voces tb ja sabem voar...volta volta...vem special friend...parece que podemos voltar...voltar para voar...a special one e ate ja...

    ResponderEliminar
  12. Special friend,

    Esta foi a terra dos sonhos, aquela em muitos brincamos... estrelas, flores, sorrisos... e uma liberdade, sim uma liberdade para voar por voar... Não ha proposito, apenas a vontade. Foi nessa terra de sonhos que mts de nós fomos felizes, e onde mts de nós ainda tentamos estar... voltar? Nunca cheguei a sair, escondi-me por traz de uma arvore enquanto admirava o silêncio...

    Gosto porque gosto deste jogo de palavras...

    A special one para um spcial friend

    ResponderEliminar
  13. Querida =^.^= ,

    Fico feliz por saber-te em voos proximos de mim.. Fico feliz por adorares e quereres voar... Sei que o fazes mt bem já, e tambem já o fazes apenas porque gostas... A técnica, aquela que é maior é a que se vai aprendendo com a vida... Viver é aprender, é crescer...

    Voa para seres feliz
    Beijinhos grande

    ResponderEliminar
  14. Minha querida,
    E na verdade um pensamento lindo este capitulo do livro....e como jovem que es,nunca tenhas medo de sonhar e voar cada vez mais alto!!!
    Beijinho muito docinho

    ResponderEliminar

Recebo as vossas palavras de coração...